Casa Looks Moda Organização

Como conservar roupa de couro por mais tempo? Veja dicas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O friozinho vai chegando… e nada melhor do que um bom casaco para aquecer o corpo – e o estilo! Porém, para garantir peças sempre impecáveis e prolongar sua vida útil, é preciso saber como conservar roupa de couro. Veja as dicas agora mesmo:

• Cuidados no acondicionamento – jamais guarde seus itens de couro em plástico, caixas fechadas ou no fundo do guarda-roupa. O ideal é deixá-los sempre que possível em local arejado.

Tente tirar as peças dos lugares fechados e pendurá-las em espaço arejado pelo menos a cada dois meses.

Para driblar a poeira, vale cobrir as roupas até com lençol ou outro tecido fino.

E ainda: manter roupas de couro sujas guardadas por muito tempo – e sem ventilação – favorece a proliferação de bactérias e o aparecimento do mofo.

É comum a dúvida sobre como manter as roupas que foram usadas apenas uma vez. Aparentemente limpas, elas escondem microrganismos capazes de provocar bolor.

Por isso, é importante conferir o guarda-roupa de inverno antes de a estação chegar para verificar o que pode estar precisando de mais cuidados especiais.

O ideal é sempre higienizar as roupas de couro depois de usá-las e antes de guardá-las durante os meses em que não forem necessárias.

• Evite luz intensa quando suas peças não estiverem em uso – os raios ultravioleta e infravermelho agem diretamente sobre o couro, prejudicando sua cor, brilho e demais características físicas.

Saiba que dentro do armário elas ainda podem estar expostas às frestas de luminosidade, correndo o risco de desbotamento. Uma dica é pendurar suas roupas de couro do lado avesso em cabides.

• Lavagem – muita gente fica insegura sobre a forma correta de lavar peças de couro. É natural, uma vez que as informações a respeito nem sempre são claras. Até os profissionais das lavanderias ficam confusos de vez em quando.

As fábricas de roupas costumam colocar etiquetas com recomendações contraditórias em relação à matéria-prima do produto.

Então, o que fazer? Pesquise bem uma empresa antes de enviar suas roupas de couro para serem lavadas. Cheque sua reputação, tempo de mercado e, de preferência, converse com outros clientes.

• Produtos antimofo devem ficar longe das roupas de couro dentro dos armários. É frequente a química deles interferir na umidade das peças, danificando-as.

• Temperatura – para conservar o couro por mais tempo, fique de olho na temperatura ambiente. A variação térmica ajuda a propagar bactérias e as temperaturas mais elevadas potencializam diversos problemas que, por sua vez, alteram o aspecto do material.

Para você ter uma noção, no verão, com o calor intenso e as chuvas, há consequências para o chamado balanço hídrico do couro, isto é, a relação entre calor e umidade. Com isso, surgem defeitos latentes, deslocamento de ceras e sais.

O excesso ou a falta de umidade no couro causa mudanças em sua elasticidade, densidade, superfície e flexibilidade.

• Faltou espaço para pendurar tudo no armário? Então, o jeito é dobrar as roupas pelo avesso para serem guardadas. Só evite prolongar demais o tempo em que permanecerão assim para impedir a formação de vincos e, portanto, de defeitos.

Não espere o inverno chegar para tomar precauções em relação a suas roupas, principalmente as de couro. Afinal, elas não são baratas, e jogar dinheiro fora nunca é uma boa, não é mesmo?

E mais: quanto ao couro sintético, ele é bem mais frágil do que o natural e pode ser deformado, cortado ou arranhado facilmente se não for acondicionado direitinho. Mantenha suas roupas deste material sempre esticadas e retas.

Procure ainda limpar e organizar seu armário por dentro regularmente, já que a poeira é capaz de prejudicar suas roupas de couro.

Basta utilizar uma escova com cerdas macias para remover a sujeira e finalizar com pano úmido. Em seguida, mantenha as portas do móvel abertas por algum tempo para ventilar.

Viu os diversos aspectos que fazem parte de como conservar roupa de couro? Fique atenta a eles, aproveite as dicas de hoje…

E até breve!

/* ]]> */