Nutrição Vegetais

Como consumir acelga? Confira dicas e receitas deliciosas

Apesar de não fazer tanto sucesso aqui no Brasil, a acelga é um vegetal com origem no Mediterrâneo que possui benefícios maravilhosos à saúde. Isso porque ela é rica em diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, como é o caso de carboidratos, fibrasproteínas, cálcio, manganês, fósforo, magnésio, potássio, ferro, cobre, vitamina A, zinco, vitamina B6, vitamina Cvitamina B7 e vitamina K, além da presença de antioxidantes, como flavonoides e carotenoides.

Sendo assim, ao inserir o vegetal na sua alimentação diária, você pode não só aproveitar o seu sabor exótico e delicioso, como também prevenir e tratar diversos tipos de doenças, entre elas, a diabetes. Além de tudo isso, a acelga ainda é um alimento bem baratinho, fácil de encontrar nos supermercados ou feiras perto da sua casa e com todas as suas partes aproveitáveis!

Confira, a seguir, alguns dos principais e poderosos benefícios da acelga para a saúde:

  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Fortalece os ossos;
  • Melhora a digestão;
  • Previne a diabetes;
  • Melhora a saúde mental;
  • Faz bem para a visão;
  • Melhora a saúde dos cabelos;
  • Oferece energia para atividades físicas;
  • Combate o estresse;
  • Melhora a circulação sanguínea.

No entanto, para obter todos os benefícios listados anteriormente, é preciso aprender como consumir acelga corretamente. A boa notícia é que preparar e comer o vegetal não é algo difícil demais, já que ele pode ser preparado de inúmeras formas e combinado com outros vegetais, podendo até mesmo compor receitas deliciosas.

Nos próximos parágrafos desse artigo, você vai poder conferir dicas e receitas fáceis para complementar o seu cardápio diário.

Passo a passo para preparar a acelga

Como você leu anteriormente, a acelga pode compor inúmeros pratos deliciosos na cozinha. Porém, um requisito essencial é saber como prepará-la para as receitas. Em geral, o vegetal é consumido em sua forma cozida, como você vai aprender a preparar no passo a passo a seguir:

Passo 1: Escolha um maço de acelga saudável

O primeiro passo para consumir a acelga adequadamente é acertar na sua compra. A dica é para que as folhas estejam espessas e brilhantes, e nunca murchas, danificadas ou escurecidas. O caule deve ser firme e também sem danos.

Passo 2: Escolha o tipo certo

Muitas pessoas não sabem, mas há vários tipos de acelga, que podem possuir caules de cores amarela, branca ou vermelha, além de sabores diferenciados. Neste caso, a dica é experimentar cada uma das variedades e escolher a que melhor te agrada.

Para quem não sabe, as acelgas avermelhadas tendem a ser um pouco mais adocicadas que as brancas, enquanto alguns tipos possuem caules mais grossos e outros finos. No entanto, apesar da diversidade, todos os tipos de acelgas podem ser preparados da mesma maneira, mas, é claro, terão sabores diferentes.

Passo 3: Lave bem o vegetal

Lavar bem a acelga é um requisito primordial para consumi-la de maneira adequada, segura e saudável. Para isso, basta você mergulhar o vegetal em água quente por alguns minutos e pronto. Lembre-se de fazer isso somente momentos antes de utilizá-la, para que não murche.

Passo 4: Separe as folhas ou prepare o maço inteiro

Para preparar a sua acelga, a dica é separar o maço em folhas menores ou grossas ou até mesmo cozinhar o maço inteiro. No entanto, caso esteja preparando acelgas com caules mais grossos, a dica é optar por separar as folhas, já que estes caules necessitarão de um pouco mais de cozimento, por serem mais espessos que as folhas.

Passo 5: Prepare a acelga no vapor

Para prepará-la no vapor, é bem fácil. Você só precisará acrescentar os caules e prolongamentos mais grossos alguns minutos antes das folhas. Deixe que as folhas cozinhem por um ou dois minutos. Para saber se estão prontas, basta verificar se elas estão macias e murchas.

Passo 6: Prepare a acelga no microondas

Outra forma de preparar a acelga é no microondas, no vapor, com a água que você utilizou para lavá-la. Para isso, basta deixar o vegetal esquentar por cerca de dois minutos.

Como cada aparelho desses possui uma potência diferente, o tempo pode variar bastante. Portanto, assim que passar o primeiro minuto, retire a acelga para dar uma olhada se ela não passou do ponto ideal, pois pode correr o risco de ficar encharcada caso isso aconteça.

Passo 7: Cozinhe a acelga na panela, em fogo brando

Coloque água em uma panela ao fogo brando em uma quantidade que possa cobrir toda a acelga. Em seguida, acrescente os caules mais grossos e deixe-os cozinhar por cerca de dois minutos. Passado esse tempo, adicione as folhas menores e deixe-as cozinhar mais um ou dois minutos.

Passo 8: Refogue acelga em fogo médio

Agora, comece a refogar o vegetal em uma panela ao fogo médio com uma ou três colheres (sopa) de azeite de oliva ou manteiga. Depois que estes últimos estiverem aquecidos, coloque os caules de acelga e deixe cozinhar por dois ou três minutos.

Feito isso, adicione as folhas menores. Outra opção é picar o caule da acelga em pedaços de 10 cm, para facilitar seu preparo. Após acrescentar as folhas, espere cozinhar por mais cinco minutos ou até que pareçam macias.

Receitas com acelga

Agora que você já sabe como preparar a acelga, chegou a hora de aprender algumas receitas para começar a incluir esse vegetal tão benéfico à saúde no seu cardápio diário. Confira, a seguir, as mais populares:

Acelga com parmesão

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 colher (sopa) de alho picado;
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • ½ cebola pequena cortada em cubinhos;
  • ½ xícara vinho branco seco;
  • 1 maço de acelga;
  • 1 colher (sopa) suco de limão fresco;
  • Sal a gosto;
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer a acelga com parmesão é retirar as folhas do vegetal, separando-as do seu caule central e prolongamentos. Em seguida, você deve picá-las e reservá-las em um recipiente.

Depois disso, pique também os caules em pedaços de tamanhos de cerca de 5 a 8 centímetros. Agora, em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva em fogo médio alto, até que a manteiga se derreta por completo.

Em seguida, acrescente 1 colher (sopa) de alho e meia colher de cebola picada. Deixe-os cozinhar juntos por, pelo menos, 20 segundos, até começar a exalar seu aroma. Depois, acrescente os caules junto com meia xícara de vinho branco seco, deixando-os cozinhar em fogo brando por aproximadamente 5 minutos ou até que fiquem moles.

Agora, adicione as folhas, deixando-as cozinhar até que murchem, o que deverá acontecer dentro de mais ou menos 3 minutos. Desligue o fogo e transfira a acelga para outro recipiente.

Feito isso, junte 1 colher (sopa) de suco de limão e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Misture bem a acelga até incorporar bem o limão e o queijo. Finalize temperando com sal a gosto.

Acelga temperada

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • 1 dente de alho esmagado;
  • 2 xícaras de queijo parmesão ralado;
  • 1 colher (chá) de pimenta vermelha moída;
  • 220 gramas de cogumelo Portobello;
  • 1 xícara de caldo de galinha;
  • 1 alho-poró picado;
  • 1 maço de acelga.

Como fazer:

Primeiro, corte os cogumelos em pedaços de 1,5 a 5 centímetros. Em seguida, corte e pique a acelga grosseiramente, sem precisar caprichar no corte, já que será apenas para colocá-la na panela. A dica é deixar as folhas em pedaços menores que 12 cm.

Em seguida, em uma panela grande, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de oliva em fogo alto.

Depois, acrescente 1 colher (chá) de pimenta vermelha e 1 dente de alho ao azeite. Depois, adicione os cogumelos à panela, mexendo bem até que eles amoleçam e comecem a soltar um líquido, o que deve acontecer dentro de 3 a 5 minutos.

Feito isso, o próximo passo é juntar o alho-poró picado à mistura. Espere até cozinhar por mais 5 minutos ou até que o alho fique bem mole. Acrescente também 1 xícara de caldo de galinha e acelga, tampando a panela em seguida e deixando a mistura cozinhar, em fogo brando, até que a acelga murche, o que deve levar cerca de 10 minutos.

Agora, retire a tampa e continue cozinhando a acelga até que ela fique macia e boa parte do líquido que ela solta já tenha evaporado. Cuide para não queimar o vegetal caso o líquido evapore muito rápido. Isso deve levar cerca de 5 minutos.

Finalize a receita cobrindo a acelga com 2 xícaras de queijo parmesão ralado. Deixe-a descansar até que o queijo derreta sobre ela.

/* ]]> */