Frutas Nutrição

Como consumir ingá? Confira dicas e receitas super fáceis

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Talvez, você nunca tenha ouvido falar do ingá, mas, pode acreditar, ela é uma fruta originalmente brasileira e, como muitas outras que você já conheceu por aqui, bastante benéfica à saúde.

A fruta, que possui sementes e uma polpa branca e adocicada, é encontrada mais facilmente em regiões do país em que haja maior presença de lagos e rios, como é o caso da Amazônia, já que a sua árvore, chamada de ingazeira, nasce e cresce mais facilmente perto de água. Conhecido cientificamente pelo nome de Ínga edulis Mart, o ingá tem um sabor bastante exótico, o que torna a fruta única e deliciosa.

O nome da fruta vem do vocabulário indígena e significa “ensopada” ou “embebida”, fazendo referência à sua polpa meio aquosa. Outros nomes populares pelos quais você pode encontrá-la são ingá-do-mato e ingá-verdadeiro.  Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Origem à parte, o fato é que o ingá é um alimento extremamente benéfico ao bom funcionamento do corpo, uma vez que é rico em propriedades medicinais essenciais à nossa saúde, como adstringentes, antirreumáticas, antiartríticas e disentérica. Portanto, consumi-la pode ajudar a prevenir e tratar diversos males que atingem o nosso corpo.

Confira, a seguir, os principais benefícios do ingá para a saúde:

  • Trata dores de cabeça;
  • Combate problemas intestinais;
  • Trata o reumatismo;
  • Previne a artrite;
  • Combate dores no geral.

Porém, para obter todos os efeitos benéficos listados acima, é preciso saber como consumir o ingá corretamente, como vamos te ensinar nos próximos parágrafos desse artigo…

Como consumir ingá corretamente?

Apesar de pouco presente no cardápio diário aqui no Brasil, o ingá, mesmo que devagar, está chegando às mesas brasileiras, assim como as frutas mais populares. E essa é uma ótima notícia, já que a fruta é bastante nutritiva e benéfica à saúde.

Ela pode ser encontrada comumente em quintais das casas de roça, em mercados municipais, geralmente em forma de vagem para consumo pelos amantes da fruta. Normalmente, o ingá costuma ser consumido em sua forma in natura, especialmente em regiões onde ele é facilmente encontrado, e como ingrediente principal de receitas, como massa, picolés, sorvetes, mousses e doces.

Portanto, a seguir, você vai aprender algumas receitas deliciosas e fáceis de fazer para aproveitar todos os benefícios do ingá na sua casa. Vem comigo!

Receitas com ingá

1 – Sorvete de ingá

Ingredientes:

  • 20 tiras de ingá;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 litro de leite.

Como fazer:

Primeiro, bata bem o ingá no liquidificador, transfira para uma vasilha e reserve. Enquanto isso, coloque no liquidificador o leite condensado, o suco concentrado de ingá que você acabou de fazer e, por último, o creme de leite. Bata bem até obter uma bebida homogênea.

Feito isso, despeje a mistura em um pote e leve ao congelador por cerca de duas horas. Passado esse tempo, retire-a do congelador e bata novamente no liquidificador, aos poucos.

Depois, transfira de novo para o pote e leve outra vez ao congelador por mais duas horas. Após esse tempo, é só servir à vontade e degustar.

2 – Mousse de ingá

Ingredientes:

  • 2 unidades de ingá;
  • 2 colheres (sopa) cheias de leite em pó;
  • ½ xícara (chá) de água;
  • 3 colheres (sopa) rasas de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de gelatina em pó;
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado.

Como fazer:

A primeira coisa que você deve fazer é cozinhar o ingá na água por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e retire os caroços. Em seguida, bata-os no liquidificador com o leite em pó, com a água e com o açúcar. Por último, vá adicionando o leite aos poucos.

Agora, acrescente a gelatina sem sabor, preparando-a normalmente de acordo com as instruções da embalagem. Feito isso, despeje a mistura em um recipiente apropriado para servir e leve à geladeira. Quando atingir uma consistência de mousse, basta servir à vontade.

Gostou do artigo? Conhece alguma outra receita ou dica para consumir ingá? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando para a gente…

Até a próxima!

/* ]]> */