Casamento

Como contratar um buffet de casamento? 8 dicas para não errar na escolha!

Contratar buffet de casamento
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Responsável por consumir uma boa parte do orçamento do evento, o buffet de casamento é um dos fornecedores mais importantes da festa, já que um serviço primoroso, com uma comida bem gostosa e de acordo com a proposta do casamento certamente ficará na memória dos seus convidados.

Além disso, na maioria dos casos, o buffet de casamento não fica encarregado apenas da preparação da comida. Geralmente, a empresa contratada também tem um papel de planejamento junto aos noivos, definindo questões como cronograma da recepção de casamento; fluxo do jantar, almoço, ou lanche; serviço de garçons e bar, aluguel de mobiliário de apoio, entre outros.

Já deu para perceber a importância deste fornecedor no seu casamento, não é? Então leia este post e veja 8 dicas que lhe ajudarão a contratar um buffet de casamento sem erro! Confira!

1. Verifique o se o buffet de casamento possui uma licença

Ao iniciar as buscas por um buffet de casamento é importante checar se a empresa em questão possui licença para operar.

A posse da licença indica que o fornecedor tem cumprido as normas de saúde e higiene definidas por órgãos reguladores como a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – entre outros.

Vale lembrar que caso vocês desejem servir bebidas alcoólicas no casamento, é necessário que o fornecedor também tenha uma licença de vendas de bebidas alcoólicas.

2. Verifique as referências de clientes anteriores

Não há melhor referência para um serviço do que ouvir clientes que já contrataram a empresa de interesse.

As referências podem lhe fornecer impressões importantes, por exemplo, como é trabalhar com esta empresa ou profissional, qualidade do serviço, possíveis problemas enfrentados no evento e outras informações que você nunca descobriria apenas conversando com o fornecedor.

A dica é pedir pelo menos duas referências de trabalhos anteriores que tiveram um número semelhante de convidados e um estilo de menu de recepção parecidos com o escolhido por vocês. Também peça para ver fotos de outros casamentos realizados pela empresa.

3. Peça um menu degustação

Ao contratar um buffet de casamento, dê preferência aos fornecedores que oferecem uma boa degustação do seu menu.

Afinal, ler bons comentários sobre um buffet é ótimo, mas vocês só saberão se o menu realmente os agrada se experimentar a comida.

Além disso, em casos de casamentos com almoços ou jantares, através da degustação é possível encontrar a combinação perfeita: entrada, saladas, carnes, massas, acompanhamento e coquetéis.

Alguns buffets costumam realizar a degustação aberta, ou seja, os noivos podem realizá-la antes do fechamento do contrato, e outros apenas realizam degustações fechadas, após a contratação e escolha de cardápios, de uma ou mais opções de menu, a serem definidas na própria degustação.

4. Veja como é a apresentação dos pratos

Apresentação é tudo!

Mesmo o mais saboroso prato pode se tornar pouco atraente se não for bem apresentado.

Por isso é muito importante se atentar a este detalhe. Peça para ver fotos de trabalhos anteriores para verificar como a comida é apresentada no prato ou no buffet.

5. Preços e o que está incluso

Obviamente o preço cobrado pelo buffet de casamento é relevante, afinal, a maioria dos casais tem um orçamento para o evento que não pode ser ultrapassado.

Alguns buffets trabalham com custos diferenciados de acordo com os pratos que você escolhe, outros possuem pacotes fechados ou fornecem a opção de taxas all-inclusive. Tudo deve ser bem mensurado para saber o que mais se adapta ao seu orçamento e ao número de convidados da sua lista.

No caso de pacotes, é preciso que tudo que está incluso esteja bem definido e discriminado em contrato, afinal, alguns buffets oferecem pacotes completos com diversos serviços para o seu casamento, como por exemplo:

  • Bolo e docinhos;
  • Serviço de garçons;
  • Serviço de barmans;
  • Fornecimento de bebidas alcoólicas;
  • Aluguel de mobiliário de apoio, como mesas e cadeiras, por exemplo;

6. Disponibilidade para cardápio especial

Se na sua lista de convidados houver pessoas que possuem alguma restrição alimentar, como veganos, pessoas com intolerância à lactose ou gluten, é importante averiguar se o buffet em questão oferece a possibilidade de preparar refeições especiais e se há algun custo adicional para tal.

Dependendo das preferências do casal, também pode se optar por um buffet que trabalha com um tipo específico de culinária regional, ou apenas com alimentos orgânicos, entre outras opções que o mercado oferece.

7. Combine a logística para o dia do casamento

Antes de contratar um buffet de casamento, é importante entender como funciona a logística de trabalho, para evitar contratempos no dia da festa.

É importante entender questões como:

  • Qual o prazo para que vocês definam o cardápio da festa?
  • Quanto tempo antes da festa o fornecedor precisará acessar o local do casamento para os preparativos?
  • Onde a comida será preparada?
  • Há as instalações necessárias para o trabalho no local da festa?

Saber estes e outros detalhes sobre a logística do trabalho do buffet de casamento são essenciais para que tudo corra bem no dia da festa.

8. Feche o contrato com antecedência

A contratação do buffet de casamento deve ser feita com 6 a 12 meses de antecedência.

Pode parecer muito, mas quanto antes você fechar o buffet, mais fácil será assegurar a disponibilidade da data desejada e mais tempo você terá para acertar os detalhes.

Por fim, é muito importante ter atenção ao assinar o contrato com o buffet de casamento. Cuide para que tudo que foi acordado esteja minuciosamente descrito no contrato, inclusive as opções, quantidades, valores e serviços inclusos. E o mais importante: nunca faça acordos verbais e que não poderão ser cobrados caso sejam violados no dia da festa. Afinal, é o seu casamento e tudo deve estar perfeito!

Você tem mais alguma dica para ajudar nossas leitoras com a contratação do buffet de casamento? Compartilhe nos comentários!

/* ]]> */