Beleza Cabelos

Como cuidar de cabelos brancos e grisalhos? Veja 5 dicas essenciais

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Pintar o cabelo é uma das opções mais buscadas por quem quer esconder os fios brancos que vão aparecendo com o passar do tempo. No entanto, tingir as madeixas na primeira aparição dos grisalhos não é mais uma regra, pode acreditar!

Uma nova onda vem surgindo no universo feminino, tendencializada por mulheres cheias de segurança e atitude, que estão assumindo os cabelos brancos e aproveitando para deixar o look todo charmoso e moderno. É isso mesmo! Agora, elas querem deixá-los em evidência e mostrar que já sabem quem são por dentro e, por isso, podem brincar com o que têm por fora. 😉

E, se você aí do outro lado da telinha já cansou dos retoques quinzenais para esconder a cabeça branca e quer fazer parte do time das grisalhas assumidas, aprendendo a adaptar-se ao visual, pode apostar nas 5 dicas de cuidados que nós vamos ensinar no nosso artigo de hoje para desfilar um cabelo branco moderno, bonito e saudável.

Quer saber como cuidar de cabelos brancos e grisalhos? Então, continue de olho nos próximos parágrafos…

1ª dica: Mantenha a cor viva

No decorrer do tempo, é normal os cabelos brancos ficarem com um aspecto amarelado, por conta da exposição ao sol, cloro e outros agentes externos que comprometem a saúde da fibra capilar.

Por isso, para manter a cor e neutralizar a presença de qualquer outro tom, a dica é aplicar, a cada 15 dias, um shampoo específico para cabelos brancos ou grisalhos, que possuem pigmentos violeta ou acinzentados. Além disso, também vale investir em máscaras e condicionadores com essa proposta.

2ª dica: Hidrate sempre os fios

O cabelo branco é caracterizado pela perda total de melanina, pigmento responsável por dar cor aos fios. No entanto, ela também está ligada à elasticidade e maciez do cabelo, o que significa que, quando ele fica grisalho, tende a ficar mais ressecado e quebradiço do que quando era colorido naturalmente.

Por isso, a dica é apostar em hidratações semanais, feitas com produtos para reconstrução capilar, como aqueles à base de queratina, aminoácidos e arginina, por exemplo, que ajudam a repor a massa e devolver a força dos fios.

3ª dica: Proteja o cabelo do sol

A exposição aos raios solares pode prejudicar não só a pele como a saúde do cabelo. No caso dos cabelos brancos, os fios tendem a ficar amarelados naturalmente no decorrer dos dias, especialmente quando passamos muito tempo fora de casa, expostas ao sol.

Portanto, proteja-os com um bom protetor solar para cabelo ou cremes com essa funcionalidade. Outro truque é apostar em chapéus ou bonés para cobrir o cabelo, que ainda proporcionarão a você um visual muito estiloso.

4ª dica: Aposte na umectação capilar

A umectação capilar tem a função principal de repor os lipídios dos fios, que vão sendo perdidos durante a rotina. Isso serve tanto para cabelos coloridos ou brancos, mas, nestes últimos, o tratamento é ainda mais essencial, uma vez que eles tendem a ser mais ressecados que o normal.

Por isso, faça uma umectação capilar em casa, de forma simples e fácil: escolha um óleo vegetal de sua preferência (como o óleo de coco, por exemplo), aqueça-o levemente e encape todo o cabelo, mecha por mecha, massageando-o bem.

Deixe o óleo agir por cerca de três horas e enxágue bem. Na hora do enxágue, capriche bastante para não deixar nenhum resíduo do óleo no fio, principalmente no couro cabeludo. Prontinho!

Veja também: Óleos para passar no cabelo: conheça os 15 melhores

5ª dica: Evite procedimentos químicos ou mecânicos

Como falamos anteriormente, cabelos brancos e grisalhos são naturalmente mais ressecados que cabelos coloridos, devido à falta de melanina nos fios. Por isso, recomenda-se evitar o uso de procedimentos mecânicos, como secador, chapinha ou babyliss, com muita frequência durante a rotina.

Se você não vive sem esses aparelhos na sua vida, pelo menos proteja os fios com um protetor térmico de qualidade ou cremes finalizadores com essa finalidade. Além disso, alisamentos e outros processos químicos também são prejudiciais, como escovas progressivas, por exemplo. Se você não tiver como evitá-los, siga o cronograma capilar à risca para deixar os seus grisalhos sempre hidratados, nutridos e reconstruídos.

Gostou do artigo? Como você costuma cuidar dos seus cabelos brancos ou grisalhos? Deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente a sua experiência…

Até a próxima!

/* ]]> */