Beleza Cabelos

Como cuidar de cabelos tipo 2: confira dicas para os seus fios ondulados

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Há vários tipos de cabelo, desde os mais lisos até os crespos, e cada um possui características e cuidados específicos durante a rotina de beleza. Por isso, foi criada uma tabela americana que define os tipos capilares de acordo com a textura de cada fio, o que ajuda em muito a identificar o nosso e, é claro, dá uma forcinha na hora de escolher os produtos certos para cuidar das madeixas nas prateleiras dos supermercados.

Cada categoria da tabela mostra espessuras classificadas em A, B e C, que definem quando o fio é fino, médio ou grosso, respectivamente, ou, para ficar mais fácil de entender, quando os cachos são menores ou maiores. Anteriormente aqui no blog, você aprendeu como cuidar de cabelos tipo 3, que engloba os cabelos cacheados.

No artigo de hoje, você vai aprender como cuidar de cabelos tipo 2, que são reservados aos cabelos ondulados. As ondas conferem ar sexy ao visual, além de darem um maior movimento e caimento natural aos fios.

Por isso, quem tem fios ondulados pode chegar facilmente a resultados fantásticos, contanto que aposte nas técnicas e produtos corretos, como você vai aprender a seguir. Quer saber como fazer isso? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Quais são as características de cabelos tipo 2?

Como falamos anteriormente, os tipos capilares são classificados em tipos 1, 2, 3 ou 4, sendo que estes são definidos em categorias (A, B ou C), de acordo com a espessura de cada fio e tamanho dos cachos. No caso dos cabelos tipo 2, se encaixam os ondulados, que formam curvas parecidas com ondas, em formato de “S”. Veja:

  • 2A (fino):Trata-se de um tipo de fio mais puxado para o liso, formando a letra “S” de maneira bem suave. Como são bem finos, o ideal é usar produtos leves para não deixar o cabelo com aspecto pesado e murcho.
  • 2B (médio):Neste tipo, o fio já forma um “S” perfeito por ser mais encorpado que o anterior. Para manter a sua característica principal, basta usar produtos à base de gel ou mousse para deixar as ondas bonitas.
  • 2C (grosso):As ondas também são uma característica deste tipo de cabelo, que possui mechas bem onduladas e menos espaçadas, chegando a forma cachos soltos. A dica é sempre usar bastante mousse e finalizadores anti-frizz, uma vez que os fios já começam a ficar mais distantes da cabeça.

Como cuidar corretamente?

Assim como no caso dos cabelos cacheados, os cabelos ondulados ou tipo 2 necessitam de uma maior hidratação da extensão às pontas, já que o formato do fio impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até o comprimento do cabelo. No entanto, as madeixas onduladas são mais finas que cabelos cacheados e, portanto, precisam de alguns truques e produtos adequados para não deixar os fios “pesados”. Veja:

Pré-lavagem

A pré-lavagem ou pré-shampoo, como também é conhecida, é uma técnica ideal para evitar o ressecamento excessivo do cabelo após lavá-lo com shampoo. Para isso, basta escolher um óleo vegetal de sua preferência, como o óleo de coco, por exemplo, e aplicar na extensão e pontas dos fios (evitando a raiz). Isso ajudará a preparar as madeixas para receber o shampoo, sem ressecá-las.

Condicionador antes do shampoo

Outro truque para proteger o cabelo tipo 2 das agressões do shampoo na hora da lavagem é aplicar o condicionador antes do shampoo. Fazendo isso, ao final da higienização, você sentirá os seus fios mais hidratados.

Low-poo

Uma técnica bastante famosa é a de aplicar pouco shampoo para lavar cabelos ondulados para evitar o ressecamento, chamada de Low-poo. Para fazê-la, basta colocar uma quantidade do produto equivalente a uma moeda de um real na palma da mão e passar apenas na raiz, massageando suavemente com as pontas dos dedos. Pronto!

Veja também: No Poo, Low Poo e Co-Wash: conheça técnicas para lavar os cabelos

Leave-in antes de pentear

Para deixar os seus cabelos ondulados ainda mais definidos, basta aplicar um pouco de leave-in no comprimento dos fios antes de pentear. Na hora de modelar, amasse o cabelo com as mãos para formar ondas bem definidas e bonitas.

Mas, e o creme para pentear? Na verdade, o creme para pentear possui consistência mais firme (grossa), o que significa que pode “pesar” nesse tipo capilar.

Difusor para secar

Assim como no caso dos cabelos cacheados, você pode usar um difusor para secar os fios ondulados após a lavagem. Esse acessório do secador é um amigo de cabelos tipo 2, porque não desfaz as ondas naturais e as deixam maleáveis ainda úmidas.

Finalizadores

Para finalizar os seus cabelos tipo 2, você pode investir em mousses ou pomadas que podem ser aplicadas nas pontas dos fios, para evitar que fiquem com aspecto “espigado”. Se for o caso, combine com um anti-frizz ao longo do comprimento para ajudar a domar fios rebeldes.

Veja também: Tipos de finalizadores de cabelo: saiba como escolher o seu

Cronograma capilar

Assim como qualquer outro tipo capilar, os cabelos com ondas também precisam seguir o cronograma capilar para deixar os fios sempre hidratados, nutridos e reconstruídos. Se você ainda não sabe como fazê-lo, é só clicar aqui para aprender!

Quais os melhores produtos?

Depois de conhecer como cuidar corretamente de cabelos tipo 2, chegou a hora de conhecer também quais são os melhores produtos para quem tem esse tipo capilar. Confira:

  • Shampoo com propriedades hidratantes;
  • Condicionador com propriedades hidratantes;
  • Leave-in ativador de cachos;
  • Mousse com suave fixação;
  • Reparador de pontas anti-frizz;
  • Máscara de hidratação.

Qual é o melhor corte?

Os cortes de cabelo mais recomendados para cabelos ondulados são aqueles em camadas ou repicados, que ajudam a valorizar as ondas e, ainda, evitam o temido efeito “abajur” e trazem mais leveza ao rosto.

Arranjos assiméticos sempre serão melhores que os retos em madeixas tipo 2, pois o corte reto pode deixar o cabelo muito “pesado”. Se você quiser saber mais sobre os melhores cortes para cabelos ondulados, é só clicar nesse link.

Gostou do artigo? Como você costuma cuidar dos seus cabelos ondulados? Deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente…

Até a próxima!

/* ]]> */