Beleza Cabelos

Como cuidar de cabelos (cachos) tipo 3: veja dicas e passo a passo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você já deve ter parado para perceber por aí que cabelos cacheados não são todos iguais, certo? Alguns caracóis são mais fechados, outros mais abertos; têm aqueles que começam a enrolar na raiz, enquanto outros começam do meio do cabelo até as pontas, enfim… Por isso mesmo, cada tipo de cacho merece um cuidado especial, de acordo com as suas características.

Para quem não entendeu nadinha do que estamos falando aí em cima, o fato é que existe uma tabela criada nos Estados Unidos que ajuda a identificar os tipos capilares de acordo com a textura de cada fio, o que dá uma força e tanto na hora de comprar os produtos certos e cuidar do cabelo.

Cada categoria da tabela mostra espessuras classificadas em A, B e C, que definem quando o fio é fino, médio ou grosso, respectivamente, ou, para ficar mais fácil de entender, quando os cachos são menores ou maiores.

Sabendo disso, no artigo de hoje, você vai aprender como cuidar de cabelos (cachos) tipo 3, conhecendo primeiro as suas principais características desses fios e, em seguida, conferindo dicas de produtos e tratamentos próprios para eles… Vem comigo!

Quais são as características de cabelos (cachos) tipo 3?

Como falamos anteriormente, dentro dos tipos capilares, existem categorias que os classificam em A, B e C, de acordo com a espessura do fio, que pode ser fino, médio, ou grosso, nesta mesma ordem. A seguir, você vai conhecer as principais características dos tipos de cachos 3A, 3B e 3C:

  • 3A (fino):Este tipo de cacho forma uma mola bem definida, larga e regular. A aparência é semelhante a um cacho feito com babyliss. A dica para mantê-lo bonito é investir em gel, leave-in e ativadores, além de shampoo sem sulfato, para não deixar o cabelo pesado.
  • 3B (médio):Possui cachos estreitos, regulares e bem definidos, com formato semelhante a de um espiral. No entanto, os cuidados são os mesmos do tipo 3ª, atentando-se para usar sempre produtos controladores de frizz, que já aparecem mais nesse tipo de cabelo.
  • 3C (grosso):Trata-se de um tipo de cabelo com cachos bem estreitos e fechados, com aparência semelhante à de um saca-rolhas. Ficam bem próximos uns aos outros, apesar de manter a sua forma bem definida. Como são mais frágeis, pedem maior hidratação, que pode ser feita com cremes, manteigas e óleos.

Como cuidar? Veja passo a passo

Cabelos cacheados, independente se forem 3A, 3B ou 3C, necessitam de uma única coisa em comum: combate ao ressecamento e controle da oleosidade na raiz.

Isso porque, diferente dos cabelos lisos, o sebo (oleosidade natural) do couro cabeludo é mais difícil de chegar até o comprimento e pontas, devido ao formato dos fios, de “mola”. Sendo assim, a oleosidade se acumula toda na raiz e, como não desce até a extensão do cabelo, deixa os cachos mais ressecados. Para resolver o problema, é preciso investir em algumas dicas importantes, como:

Passo 1: O primeiro truque é investir na pré-lavagem (ou pré-shampoo, como também é conhecida), que ajuda a evitar que o shampoo resseque ainda mais os fios, que já são naturalmente ressecados. Para isso, escolha um óleo essencial de sua preferência (como o óleo de coco, por exemplo) e aplique apenas no comprimento do cabelo (porque a raiz já é oleosa).

Passo 2: Depois, na hora de lavar, aplique um pouco de shampoo no couro cabeludo e massageie levemente com as pontas dos dedos. Evite usar as unhas para não estimular exageradamente as glândulas sebáceas e causar uma oleosidade excessiva.

Passo 3: Em seguida, basta aplicar o condicionador e, depois de terminar o banho, desembaraçar os fios com a ajuda de um creme para pentear. Aproveite esse momento para fazer uma fitagem capilar para definir ainda mais os cachos.

Passo 4: Agora, você pode esperar o cabelo secar naturalmente ou, se preferir, usar um secador com difusor.

Passo 5: Feito isso, depois que os cachos estiverem secos, faça uma selagem com uma pomada ou mousse. Quem quiser cabelos com menos volume, deve secar menos mechas por vez. Já quem quiser um efeito bem cheio deve dividir os cachos, com o cabelo quase seco, depois de terminar de secar.

Gostou das dicas de hoje? Como você cuida do seu cabelo (cacho) tipo 3? Deixe o seu comentário aqui embaixo contando para a gente…

Até a próxima!

/* ]]> */