Beleza Cabelos

Como deixar o cabelo liso? Confira dicas e truques infalíveis

Ter um cabelo perfeitamente liso, reto e brilhoso é o sonho de consumo de muitas mulheres. Afinal, além de combinar com todos os tipos de rostos, ainda oferece uma praticidade única no dia a dia, principalmente para quem acorda muito cedo ou não tem muita disposição para passar horas na frente do espelho tentando “domar” os fios rebeldes.

No entanto, o objetivo de ostentar madeixas lisas não é tão fácil quanto parece, uma vez que nem todo mundo é privilegiado com fios naturalmente escorridos. Por isso, é preciso recorrer aos mais diversos métodos para conseguir cabelos lisos perfeitos, desde truques e receitas caseiras até os famosos alisamentos químicos, que já estão disponíveis em fórmulas cada vez mais inovadoras no mercado de cosméticos.

No artigo de hoje, você vai aprender as mais diferentes maneiras de como deixar o cabelo liso que tanto sonhou. Fique de olho nas dicas que vamos ensinar a seguir para ostentar fios escorridos e bonitos como nunca. Vem comigo!

Hábitos que podem deixar o cabelo liso naturalmente

Muitas mulheres não sabem, mas alguns hábitos simples na rotina podem deixar o cabelo liso sem precisar de produtos e procedimentos químicos, e tampouco de secador ou chapinha. Para isso, basta se atentar para os seguintes truques que vamos ensinar abaixo para ostentar madeixas escorridas e bem cuidadas naturalmente. Veja:

 Enrole o cabelo na cabeça

Você se lembra da famosa “toca da vovó”, na qual ela enrolava todo o cabelo em volta da cabeça com a ajuda de grampos? Pois bem. Esse é um truque antigo, mas que funciona muito bem quando o assunto é alisar os cabelos, além de deixar os fios no lugar depois de uma longa noite de sono.

Para isso, basta atualizar um pouco o truque. Penteie o cabelo após o banho, ainda molhado, e envolva-o em torno da cabeça, mas, desta vez, sem a ajuda de grampos. No lugar dos grampos, use uma meia-calça velha para firmá-lo até que seque por completo.

Deixe-o assim por cerca de duas horas. Passado esse tempo, desenrole o cabelo e enrole-o novamente para o outro lado, permanecendo assim por mais duas horas novamente. Depois, você soltará os fios e perceberá que eles lisinhos como nunca, sem precisar de qualquer química, secador ou chapinha.

Penteie os cabelos até secarem

Assim como o truque anterior, o hábito de pentear os cabelos até a secagem completa também é bem antigo, mas tão eficiente quanto os outros que vamos citar no decorrer desse artigo. E é bem simples! Depois do banho, basta escovar ou pentear os fios até que eles sequem, dando o efeito liso natural através da modelagem com o pente ou escova.

Use shampoo e condicionador específicos

Se você quer mesmo ter cabelos lisos, saiba que um shampoo e condicionador específicos para esse tipo de fio e de boa qualidade não podem faltar na sua prateleira. Usando os produtos certos para o seu objetivo, você poderá ter madeixas escorridas e bonitas em pouco tempo.

Utilize uma toalha absorvente

Retirar o excesso de umidade dos cabelos com uma toalha absorvente pode não só deixar os cabelos mais lisos como também evitar o temido efeito frizz. Isso porque esse tipo de toalha é feita com tecidos de microfibra, que não criam atritos com os fios, algo comum de acontecer com outros tipos de toalhas.

Além disso, é preciso evitar o hábito de esfregar a toalha nos fios, pois isso só causa a quebra e frizz. Neste caso, a dica é apenas pressionar o tecido contra o cabelo, apertando-o até retirar todo o excesso de água depois do banho.

Jogue um jato de ar frio no cabelo

Se você optar por alisar o cabelo naturalmente penteando os fios até a secagem completa, uma boa ajuda neste caso pode ser o ar de jato frio do secador.

Além de ajudar na secagem, o ar frio vai ajudar que os fios fiquem ressecados e com frizz, além de deixá-los mais modelados. Ao final do processo, use um pouco de óleo de coco para domar os fios mais rebeldes.

Faça um rabo de cavalo

Se você quer que seus cabelos fiquem lisos apenas na raiz, o rabo de cavalo – sim, esse penteado mesmo que você está pensando – pode ser uma ótima opção para conseguir esse objetivo de forma natural.

Para isso, basta pentear todo o cabelo para o topo da cabeça, prendendo-o com um elástico grande e com material de tecido, para evitar a quebra dos fios ou marcá-los demais. Deixe o cabelo preso por algumas horas e pronto! Aproveite o dia de trabalho para fazer o penteado e arrasar com um look mais despojado e, ao mesmo tempo, alisar os cabelos de forma natural.

Enxágue o cabelo corretamente

Com a correria do dia a dia, muitas vezes, acabamos fazendo a lavagem do cabelo com pressa e sem prestar muita atenção no devido enxágue. Mas, se você é das apressadinhas de plantão e sai do banho sem enxaguar os cabelos direito, saiba que enxaguar bem os seus fios pode aumentar as chances de mantê-los lisos.

Sendo assim, uma ótima dica é diluir o produto de lavagem em água antes de aplicar nos fios. É tiro e queda!

Hidrate sempre

A hidratação é um importante hábito que você deve ter na rotina de beleza, independente do tipo capilar. No entanto, para quem está querendo conquistar madeixas lisas e bonitas, esse processo pode tornar o sonho ainda mais próximo.

Não que hidratar os fios vá alisá-los, mas é possível fazer com que outros procedimentos, como escova ou chapinha, fiquem mais visíveis e mais fáceis de fazer nos seus fios, que estarão mais maleáveis e sem frizz.

Faça hidratações semanais, seja através de receitas caseiras ou cosméticos específicos para cabelos lisos.

Mantenha o corte em dia

Outra dica importante para quem quer ter cabelos lisos, bonitos, brilhosos e com movimento é apostar em uma rotina de corte – de, pelo menos, a cada 3 meses – para eliminar as pontas ressecadas e duplas, deixando-as mais retas e com aspecto saudável.

A melhor opção de corte para quem tem cabelos lisos é o reto, que é mais prático e versátil, a combinação ideal para quem adora fios escorridos.

Passo a passo de como deixar o cabelo liso com secador e chapinha

Anteriormente, você conheceu alguns hábitos simples na rotina que podem deixar os seus cabelos lisos de forma natural, sem precisar de químicas, secador ou chapinha.

No entanto, usando esses aparelhos em temperatura adequada, é possível ter um efeito liso perfeito, bastando investir nas dicas e truques certos para conseguir o resultado desejado:

Passo 1: Lave bem os cabelos e, com eles ainda úmidos, aplique um protetor termoativado.

Passo 2: Em seguida, divida os cabelos em mechas e prenda cada uma delas com presilhas para facilitar o trabalho.

Passo 3: Comece a escovar os cabelos com o secador a partir das mechas da parte de trás da cabeça, seguindo em direção às mechas frontais.

Passo 4: Vá deslizando a escova com o secador, respeitando o movimento da raiz às pontas e a distância de 15 cm dos fios.

Passo 5: Depois de terminar a escova com o secador, divida os cabelos em mechas finas novamente e comece a passar a chapinha, respeitando a distância de 3 cm do couro cabeludo.

Passo 6: Após passar chapinha em todo o cabelo, jogue um jato de ar frio em todos os fios para dar mais brilho, finalizando com a aplicação de um reparador de pontas.

Dicas importantes

Lave os cabelos corretamente

Para ter cabelos lisos e mais bonitos usando o secador e a chapinha, é preciso primeiramente lavar bem os fios, de preferência, com um shampoo antirresíduos para eliminar toda a sujeira e restos de cremes e finalizadores utilizados anteriormente.

Em seguida, use um shampoo específico para cabelos lisos, que terá a função de deixá-los mais leves e menos embaraçados durante a rotina. Na hora de passar o condicionador, evite o exagero para manter a leveza nos fios deixada pelo shampoo.

Use o secador de maneira adequada

O secador deve ser usado a uma distância de 15 cm dos cabelos e, de preferência, na posição de cima para baixo. Além disso, é preciso ficar ligada para não deixar o secador parado por mais de 3 segundos em uma única mecha, pois isso pode ressecar os fios e deixá-los opacos e quebradiços.

Escolha a escova certa para escovar

O tipo de escova para alisar os cabelos com secador pode dar o diferencial que os seus fios lisos precisam para ficar com um acabamento perfeito, escorrido e reto. Para isso, as mais indicadas são as escovas retas, conhecidas como raquetes, que dão o efeito reto que os lisos ostentam.

Em geral, o sonho do liso perfeito fica longe por conta desse pequeno detalhe, uma vez que a maioria das mulheres utiliza escovas redondas, que acabam dando uma leve ondulação nas pontas do cabelo, e não o aspecto retinho que nós gostamos.

Outra opção de escova ideal para secar o cabelo com o secador é a que possui cobertura de alumino, que tem o papel de absorver o cabelo do secador e facilitar o seu trabalho.

Use a chapinha corretamente

A chapinha também deve ser usada de maneira correta para oferecer um liso perfeito aos seus cabelos. Neste caso, a temperatura deve estar entre 200 °C a 230 °C e nunca se deve passar o aparelho várias vezes na mesma mecha, pois isso pode deixar os fios ressecados, quebradiços e danificados.

Além disso, não é recomendado usar chapinha no cabelo úmido. Outra dica importante é usar um pente para passar a chapinha no cabelo, pois isso evitará que a oleosidade das suas mãos passe para o cabelo.

Um truque interessante é, ao final de cada mecha, virar as pontas dos cabelos para dentro ou para fora, para não dar um efeito esticado e oferecer um aspecto artificial aos seus fios lisos.

 Use produtos finalizadores com silicone

E não se esqueça de usar produtos com silicone em sua fórmula para modelar as pontas dos cabelos, que têm a função de proteger os fios das agressões diárias, além de dar um acabamento mais liso e brilhante a eles.

Como deixar o cabelo liso com procedimentos químicos

No decorrer desse artigo, você já aprendeu como deixar o cabelo liso com hábitos simples na rotina, com secador e chapinha e, agora, você vai saber como manter as madeixas lisas com os mais diferentes procedimentos químicos disponíveis no mercado de beleza atualmente.

Com a variedade é enorme, você pode escolher entre as opções que nós vamos mostrar a seguir conforme o que lhe atrai mais a atenção em relação aos seus fios. Vamos lá?

Escova progressiva

A escova progressiva é o método de alisamento químico mais conhecido quando se trata de deixar os cabelos lisos. Ela é mais indicada para cabelos cacheados ou crespos, pois ajuda a reduzir o volume e domar de vez os cachos.

Como o nome já diz, a escova progressiva tem efeito progressivo, ou seja, você só ficará com os cabelos totalmente lisos após algumas sessões de aplicação do produto, que devem ser feitas a cada 3 meses.

Escova marroquina

A escova marroquina, como o nome já diz, tem esse nome por trazer em sua composição especiarias do Oriente, como aminoácidos e óleos marroquinos, promovendo não só um alisamento dos fios, como também uma maior hidratação e nutrição dos fios. A fórmula combina formol, queratina, argila e cacau e o efeito pode durar até 3 meses.

Escova definitiva

A escova definitiva é uma forma de alisar os cabelos de forma definitiva, de modo que os seus cabelos não perderão o efeito liso conforme vai sendo lavado, tal como acontece com os demais tipos de alisamento químico. Neste caso, o alisamento só será perdido com o crescimento natural dos fios.

O procedimento pode ser feito a cada 6 meses, mais tempo que a escova progressiva, uma vez que os produtos usados são capazes de alterar a estrutura interna dos fios.

Escova de chocolate

Se você tem cabelos ondulados, a escova de chocolate pode deixar os seus fios lisos com efeito bem escorrido e brilhoso. No entanto, se os seus fios são cacheados ou crespos, o efeito pode não ser o esperado, sendo capaz apenas de domar os cachos rebeldes.

Graças aos benefícios dessa especiaria, uma das mais consumidas no mundo todo,  a escova de chocolate pode hidratar e nutrir as madeixas também, deixando-as lisas e com aspecto natural. O procedimento dura até 3 meses.

Escova inteligente

A escova inteligente pode ser feita em todos os tipos de cabelo, deixando-os lisos facilmente através de uma fórmula baseada em um ativo chamado tioglicolato de amônia, com acabamento bem natural. O procedimento dura até 3 meses.

Alisamento fotônico

O alisamento fotônico é recomendado para alisar os cabelos de forma eficiente, mesmo os mais cacheados e crespos. O seu efeito é definitivo, ou seja, você terá os cabelos lisos de forma permanente, só precisando fazer os retoques na raiz a cada 4 meses.

Apesar de poucas mulheres terem ouvido falar do procedimento, ele usa uma luz fotônica de cor azul para potencializar a absorção do produto alisador dentro do processo de nanoqueratinização, que tem como função repor a queratina dos fios e reconstruir a fibra capilar.

Relaxamento

O relaxamento é o método de alisamento mais recomendado para cabelos cacheados e crespos, que costumam ser mais rebeldes e com frizz. A sua maior vantagem em relação aos demais procedimentos citados anteriormente é o tempo de duração, que é de 6 a 8 meses nos cabelos.

O procedimento usa amônia, hidróxido de guanidina o de sódio, substâncias comuns em outros tipos de alisamento químico, mas é considerado menos agressivo aos cabelos devido ao período de manutenção.

Confira, a seguir, outros tipos de procedimentos químicos que podem deixar o cabelo liso de forma gradativa ou imediata, dependendo da sua escolha:

Como deixar o cabelo liso com receitas caseiras

Além das opções mencionadas acima de como deixar o cabelo liso com alguns hábitos simples na rotina, com secador e chapinha ou com procedimentos químicos, também existem receitas caseiras, que usam ingredientes simples e baratos que você tem na cozinha, para deixar as madeixas lisas como nunca.

É claro que os resultados, neste caso, só devem ser vistos a longo prazo, uma vez que nenhuma das receitas caseiras a seguir possuem substâncias químicas em sua elaboração. Sendo assim, elas são mais recomendadas para mulheres que não tenham pressa para conseguir o objetivo e que estejam buscando maneiras naturais de alisar os fios sem danificá-los. Veja abaixo quais são as mais indicadas:

Maisena e leite

Coloque em um recipiente 200 ml de leite integral misturado com 2 colheres (sopa) de maisena e misture bem. Em seguida, acrescente 3 à 4 gotas de óleo de Argan, seguidas do açúcar. Mexa novamente.

Feito isso, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas. Coloque uma touca e espere cerca de 1 hora. Prontinho!

Leite

Coloque uma quantidade razoável de leite em um borrifador e borrife-o em todo o cabelo cerca de 20 minutos antes de lavá-lo. Em seguida, penteie os cabelos antes de entrar no chuveiro e depois lave-os normalmente com shampoo e condicionador durante o banho.

Leite e ovo

Coloque em um recipiente duas xícaras de leite e um ovo e misture bem. Divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, deixando-a agir por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, cubra o cabelo com uma touca e espere mais 30 minutos.

Em seguida, lave os cabelo normalmente com shampoo e condicionador. Se quiser, pode adicionar mel à mistura para deixá-la ainda mais forte.

Óleo de amêndoas

Misture uma ou duas colher (sopa) de óleo de amêndoas em seu condicionador e misture bem. Em seguida, depois de aplicar o shampoo, passe o condicionador e deixe o produto agir por duas horas nos fios.

Depois, enxágue bem e seque o cabelo com um secador. Você pode repetir esse processo uma vez por mês. Ainda, se você não se dá bem com o óleo de amêndoas, você pode usar o óleo de mamona ou óleo de soja em seu lugar, sem interferir no efeito liso que está buscando.

Suco de limão e leite de coco

Esprema o suco de limão em uma xícara de leite de coco e leve até a geladeira. Não precisa tampar. Você perceberá que uma camada cremosa se formará no topo da mistura.

Aplique-a no seu cabelo, removendo o excesso. Depois, envolva os seus cabelos com uma toalha umedecida e morna por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, lave as madeixas com shampoo e condicionador e seque-as em seguida. Prontinho!

Cerveja

Coloque um copo de cerveja em uma panela ao fogo médio até reduzir o seu volume à metade. Espere esfriar e, em seguida, acrescente ao seu shampoo normal. Lave os cabelos com o shampoo de cerveja na rotina normal.