Beleza Cabelos

Como descolorir o cabelo em casa? Confira passo a passo e dicas para não errar

Não há mulher no mundo que resista a uma mudança no visual. De tempos em tempos, conforme entram e saem as estações do ano e ditam as suas tendências, queremos dar um novo ar à nossa aparência na frente do espelho, seja através de um estilo de roupa, sapato ou até a cor do cabelo.

Principalmente em relação ao cabelo, uma das partes do corpo com a qual mais nos preocupamos, a cor dos fios diz muito sobre a nossa personalidade. Quando estamos em uma fase mais ousada, apostamos em um vermelho ou loiro para se destacar do ‘comum’ do dia a dia. Já quando o assunto é discrição, um preto, chocolate ou castanho escuro caem muito bem.

Mudar o cabelo é sinônimo de se renovar sempre, especialmente quando a aparência dos fios já não nos agrada tanto como antes. Não é à toa que vemos muitas famosas, entre atrizes, cantoras e blogueiras, colorindo ou descolorindo o cabelo para se sentirem mais bonitas e renovadas a cada ano.

E, é claro, você aí do outro lado da tela também pode fazer o mesmo por você. No entanto, alterar a pigmentação dos fios não é uma tarefa tão simples quanto se pensa. Especialmente se a sua intenção é descolorir o cabelo (despigmentar; tirar a cor), o processo químico pode ser perigoso e, se for feito de maneira errada, pode acabar com a saúde dos fios.

Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender como descolorir o cabelo de uma forma simples e segura, sem danificar a fibra capilar, com um passo a passo fácil e dicas importantes para fazer em casa.

Depois de aprender tudo que vamos ensinar a seguir, você finalmente poderá ficar loira, como sempre quis, ou facilitar a fixação de outra cor que deseja (rosa, azul, roxo, etc.) e conquistar um novo visual mais rapidamente. Vem comigo que te mostro como!

Dicas infalíveis para descolorir o cabelo com sucesso

Faça uma análise do seu cabelo

Antes de começar qualquer procedimento com produtos químicos no cabelo, como é o caso da descoloração, é imprescindível avaliar como anda a saúde dos fios. Como falamos anteriormente, o processo de descoloração das madeixas pode ser perigoso se feito de maneira errada e, portanto, se os seus fios estiverem “mal das pernas” e danificados, o efeito pode ser ainda pior.

Por isso, analise bem o estado do seu cabelo antes de descolori-lo. Esteja ciente de que a descoloração é incompatível com algumas químicas, como guanidina, sódio, tioglicolato, lítio, etc., geralmente utilizadas em alisamentos químicos. Sendo assim, se você usou qualquer uma delas recentemente nos fios, não é recomendado fazer a descoloração do cabelo.

Espere mais alguns meses e, enquanto isso, invista em hidratações, nutrições e reconstruções (etapas do cronograma capilar) para repor a massa dos fios até chegar o momento certo de descolori-los.

Saiba os produtos certos para usar

Depois de analisar com cuidado a saúde do cabelo, a próxima dica que você precisa saber é quais produtos usar para descolorir os fios com sucesso. Para quem não sabe, o processo de descoloração é feito com água oxigenada e pó descolorante.

Sendo assim, o que você precisa ter em mente é que o pó descolorante deve ser azul, que tem efeito desamarelador, ou seja, ideal tirar o amarelo do cabelo após a descoloração; e que a água oxigenada deve ter volume de acordo com a tonalidade que você quer ter no seu cabelo.

Leia também: Shampoo desamarelador: saiba como funciona

[yuzo_related]

Neste último caso, lembre-se que quanto maior é o volume da água oxigenada, maior será o seu poder de clareamento dos fios. Escolha entre os volumes 10, 20 ou 30. Se a sua intenção for descolorir o cabelo todo, evite usar a água oxigenada com volume 40, pois ela pode fragilizar e danificar os fios. Esta só deve ser utilizada na descoloração para fazer luzes ou mechas.

Não lave o cabelo

Para descolorir o cabelo, você não precisa estar com os fios limpos. Ao contrário disso, as madeixas sujas e secas são ideais para realizar o processo de descoloração, uma vez que formam uma espécie “capa” protetora no couro cabeludo e nos fios.

Além disso, estar com os cabelos sujos na hora de descolorir também pode ajudar a amenizar a ardência causada pelos produtos na cabeça.

Faça o teste de alergia

Se você for fazer uma descoloração pela primeira vez ou, se já fez, mas vai utilizar um produto de marca diferente, é de extrema importância fazer o teste de alergia antes de fazer o procedimento na cabeça inteira para evitar perigos à saúde.

Para isso, é preciso misturar uma pequena quantidade de água oxigenada com o pó descolorante, embeber um pedaço de algodão e aplicar sobre o cotovelo. Espere 48 horas e, caso a área comece a coçar, ficar vermelha ou criar manchas, muito provavelmente você tem alergia ao produto.

Enxágue em água abundante o mais rápido possível e suspenda o uso. Nada de aplicar o produto na cabeça toda.

Faça o teste da mecha

Esta é mais uma das etapas importantes para fazer o processo de descoloração. É mais um teste, só que, desta vez, no cabelo. A ideia é avaliar quanto tempo o produto usado no processo deverá permanecer no seu cabelo para que você consiga a tonalidade desejada.

Para isso, separe uma pequena mecha na parte de trás da cabeça, misture a água oxigenada com o pó descolorante e aplique apenas na mecha. Avalie pelo menos a cada cinco minutos como está ficando o seu cabelo, tanto em relação à cor quanto à textura.

O tempo mínimo desejado é de 30 minutos para fazer o teste. Jamais ultrapasse esse período se quiser cabelos claros saudáveis. Assim que conseguir a tonalidade de loiro desejado e observar se o cabelo recebeu bem a química, sem ficar quebradiço ou seco, enxágue a mecha e anote o tempo certo para repetir o processo em todo o cabelo.

Caso o teste dê resultados negativos, não clareando a mecha por igual ou deixando-a manchada, ou danificada, não faça a descoloração.

Proteja a sua pele

Antes de começar a descolorir o cabelo, também é muito importante proteger as áreas da sua pele que ficarão expostas aos produtos.

Por isso, use uma blusa velha na hora de começar o processo (tem que ser uma que não use mais, pois os produtos também tiram a cor das roupas) para proteger a pele, coloque uma toalha em volta dos ombros e, ainda, use luvas para não irritar as mãos.

Ao redor do rosto, a dica é aplicar um creme hidratante ou gel, bem próximo à parte onde começa o cabelo na testa e perto das orelhas. Assim, a sua pele ficará protegida das agressões químicas, como ressecamento e vermelhidão.

Passo a passo de como descolorir o cabelo em casa

Agora que você já sabe todas as dicas essenciais para descolorir o cabelo de forma saudável, sem danificar a fibra capilar, chegou o momento de colocar tudo em prática!

No passo a passo a seguir, você vai aprender a fazer todo o processo de descoloração em casa, com todo o cuidado e segurança, para não errar e mandar o sonho de ter cabelos claros para o ralo. Fique de olho:

Passo 1: Em um recipiente de plástico, misture uma parte de água oxigenada para duas partes de pó descolorante, até ficar em consistência média.

Passo 2: Em seguida, desembarace o cabelo (que deve estar sujo e seco), divida-o em mechas e comece a aplicar a mistura em cada uma delas, começando pela parte de trás da cabeça.

Passo 3: Aplique primeiro nas pontas e depois na raiz, já que a raiz costuma clarear muito mais rápido. Apenas quando as pontas já estiverem claras, aplique o produto na raiz.

Passo 4: A partir de agora, começa a contar o tempo que você já cronometrou no teste da mecha. Avalie a cada cinco minutos como está ficando a cor do seu cabelo e evite ultrapassar os 30 minutos mínimos recomendados para deixar os produtos nos fios.

Passo 5: Enquanto espera, prenda o cabelo e coloque uma touca plástica por cima. Isso deverá acelerar o processo de despigmentação dos fios.

Passo 6: Passado esse tempo e depois de atingir a tonalidade desejada, enxágue bem o cabelo em água abundante e fria e lave-o com shampoo e condicionador. Enxágue novamente.

Passo 8: Depois de lavar os cabelos, faça uma hidratação com uma boa máscara de tratamento, de preferência, específica para cabelos descoloridos. Finalize como preferir e pronto!

Dicas importantes:

  • Caso você esteja descolorindo o cabelo para colorir com outra cor, não aplique o condicionador durante esse passo a passo. Deixe para fazer isso apenas quando já tiver aplicado a tinta, depois de 24 horas após a descoloração.
  • Se o seu cabelo já for tingido, é possível que os fios fiquem amarelados ou de cor laranja na primeira aplicação. Para resolver o problema, você pode aplicar um shampoo desamarelador ou esperar mais alguns dias para fazer uma nova descoloração para clarear ainda mais as madeixas.
  • As luvas usadas nesse processo devem ser de látex para protegerem as mãos de verdade.
  • O recipiente usado para misturar o pó descolorante com a água oxigenada deve ser de plástico e nunca de metal.
  • Se você for descolorir apenas uma pequena parte do cabelo, fazer mechas ou luzes, a dica é usar pedaços de papel alumínio ou de saco plásticos para separar o cabelo que será descolorido.

Cuidados após a descoloração do cabelo

Como você já leu no decorrer desse artigo, o processo de descoloração costuma ser muito agressivo à fibra capilar e, se não for feito do modo certo, ele pode danificar em muito os nossos fios, tornando-os secos e quebradiços.

Por isso, além de seguir à risca todo o passo a passo e dicas que mostramos anteriormente, é necessário que você mantenha uma rotina de cuidados específicos com o cabelo depois de descolorir os fios. São eles:

  1. Faça hidratações semanais ou, pelo menos, a cada 15 dias, para evitar que os fios fiquem ressecados e sem vida.
  2. Lave e trate (hidratação, nutrição e reconstrução) o cabelo com produtos específicos para fios descoloridos, como shampoos, condicionadores, cremes para pentear, leave-ins, etc.
  3. Tome banhos apenas em água morna ou fria. Lavar o cabelo descolorido em água muito quente pode ressecar ainda mais os fios, causando frizz e o temido efeito “palha”.
  4. Invista em umectações (nutrições) semanais ou, pelo menos, a cada 15 dias, com óleos capilares extra hidratantes e nutritivos.
  5. Evite usar com muita frequência aparelhos em alta temperatura para finalizar o cabelo, como secador, chapinha ou babyliss, pois o calor excessivo pode danificar os seus fios descoloridos, tornando-os ressecados e quebradiços.
  6. Evite exposição solar excessiva. Se não houver outra saída, use um protetor solar para cabelo e um chapéu ou lenço para proteger os fios.
  7. Evite praias e piscinas com frequência, pois o cloro e a água salgada do mar podem ressecar ainda mais seus cabelos descoloridos.

Até a próxima!