Casa Limpeza

Como desentupir vaso sanitário com técnicas simples

Desentupir vaso sanitário

Mau cheiro, higiene comprometida e banheiro inutilizável causam uma baita dor de cabeça. Mas nem sempre o horário ou a situação permite chamar – e esperar – o serviço especializado.

O jeito é tentar resolver o problema por conta própria. Claro que o resultado depende muito do motivo do entupimento. Porém, não custa tentar algumas saídas. Veja como desentupir vaso sanitário:

  • Água sanitária – jogue um pouco do produto no vaso, espere cerca de três horas e dê a descarga. Isso serve geralmente em caso de excremento obstruindo a passagem. Se a razão for um objeto em tecido, madeira ou plástico, a água sanitária não será eficaz.
  • Detergente e água – é outra maneira de como desentupir o vaso sanitário quando o motivo do problema é o excremento.

Você só precisa diluir um pouco do produto em água fervente e jogar a mistura no vaso. Aperte a descarga logo em seguida, observando o resultado e repetindo o procedimento até três vezes se for necessário.

Este método também não é eficaz quando plástico, madeira ou pano está prejudicando o funcionamento do vaso sanitário.

  • Bola de plástico – tente vedar o vaso com uma daquelas bolas grandes de plástico. Basta colocá-la em cima do acento, empurrá-la até que uma parte dela entre e dar a descarga. Tome cuidado para não estourar a peça.

Esta técnica permite criar uma pressão capaz de mandar embora o que está comprometendo a passagem.

  • Feche toda a entrada de ar e dê descarga – primeiro aplique plástico filme ou cubra o assento com saco de lixo. Tenha certeza de vedar todos os espaços. Feche a tampa, sente-se em cima dela e aperte a descarga durante uns 30 segundos.

Casos simples de entupimento de vaso são resolvidos assim graças à criação de vácuo e da pressão que força para baixo, desentupindo o local.

  • Desentupidor – é o básico, a forma talvez mais indicada de tentar solucionar o problema. Uma dica importante: é preciso boa quantidade de água dentro do vaso para o método funcionar bem.

Assim, ao usar o desentupidor e dar descarga simultaneamente, você forma um vácuo que pode mandar o objeto que entope a peça pelo cano.

  • Garrafa pet – caso não disponha de um desentupidor, pegue uma garrafa pet, corte-a ao meio e acrescente um cabo de vassoura no bico dela.

Em seguida, posicione o fundo cortado do recipiente no buraco do vaso e faça movimentos como os que faria com o desentupidor de borracha, para cima e para baixo.

  • Pano – pegue um pano de chão, coloque luvas e empurre o tecido no vaso com força, com cuidado para o objeto não descer; dê descarga e puxe o pano ao mesmo tempo. Não é uma alternativa muito agradável, mas vai que resolve, não é mesmo?
  • Vinagre e bicarbonato de sódio – despeje ½ copo de bicarbonato e ½ de vinagre em um recipiente. Misture e jogue a solução caseira diretamente no vaso sanitário. Ela costuma proporcionar bons resultados.
  • Soda cáustica – quando outras tentativas não funcionaram, é hora de entrar em cena o poder corrosivo da soda cáustica. Para sua segurança, use luvas e óculos de proteção, evitando contato direto com a substância.

Encha um balde com água, acrescente 2 colheres de sopa de soda cáustica e 2 colheres de sopa de sal. Jogue tudo no vaso.

Espero que as dicas sobre como desentupir vaso sanitário possam ajudar você. Se nada der jeito, é melhor não insistir mais, porque isso às vezes acaba piorando a situação. Em certos casos, somente uma empresa ou um profissional especializado conseguirá achar uma saída segura e rápida.

Boa sorte!

Até a próxima…

[yuzo_related]