Saúde

Como dormir cedo? Confira 8 dicas infalíveis!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Dormir tarde é um mal contemporâneo, ligado principalmente à rotina estressante e agitada que temos durante o dia. Você chega em casa cansada, sabe que amanhã terá que acordar cedo, mas simplesmente não consegue “pegar no sono”.

Você sabe que necessita de mais horas de descanso, mas não sabe como dormir cedo… Com tantos estímulos externos ir para a cama e dormir as oito horas recomendadas por especialistas pode ser um verdadeiro desafio.

Para te ajudar, separamos neste post algumas dicas para que você consiga dormir cedo e, mais que isso, torne este feito um hábito, melhorando sua qualidade de vida. Confira!

1. Defina um horário fixo para ir para a cama

watch

Habituar-se a dormir cedo é como aprender uma nova atividade. Exige disciplina.

O primeiro passo é definir um horário para ir para a cama e, claro, respeitá-lo. Escolha um horário que seja cedo o suficiente para atingir as oito horas de sono recomendadas, levando em conta a hora que você precisa acordar.

Uma dica é colocar o despertador para tocar alguns minutos antes do horário de deitar até que você se habitue à nova rotina.

2. Evite a cafeína durante o dia

coffe

Para conseguir dormir cedo e ter uma noite de sono tranquila é necessário mudar alguns hábitos também durante o dia.

Se você é do tipo que adora um cafezinho, tome cuidado. A cafeína costuma ficar no corpo durante horas, então, se planeja dormir cedo, evite consumir a bebida após o meio-dia.

Portanto, café e outros produtos com cafeína (chás, refrigerantes, chocolates), nicotina e outras substâncias estimulantes devem ser evitados. Inclusive o álcool, que apesar de provocar uma certa sonolência no começo, prejudicam o sono mais tarde.

3. Faça refeições leves a noite

soup

Uma alimentação equilibrada está diretamente ligada a uma boa noite de sono.

No entanto, comidas muito gordurosas, condimentadas, pesadas e ricas em carboidratos, proteínas e açúcar devem ser evitados, pois são de difícil digestão e podem irritar o trato gastrointestinal, causando desconforto durante a noite, como azia e queimação.

Dê preferência a refeições leves ou pequenos lanches saudáveis e alimente-se entre duas e três horas antes de ir para a cama.

4. Evite se exercitar próximo ao horário de dormir

work-out-at-night

Está mais que comprovado que quem pratica atividades físicas regularmente tem uma qualidade de sono superior.

Porém, você não deve se exercitar em horários próximos ao que se pretende dormir. Atividades físicas possuem um efeito estimulante no corpo, principalmente pela liberação de adrenalina e endorfina.

Portanto, ao se exercitar a noite, você com certeza demorará mais para relaxar e “pegar no sono”.

Se você quer dormir cedo, prefira praticar exercícios físicos de manhã. Assim, ficará mais ativo e disposto durante o dia e poderá relaxar a noite.

5. Apague as luzes

turn-lights-off

Ao ir dormir, apague todas as luzes do quarto, inclusive possíveis luzes de aparelhos eletrônicos em stand by.

A luz influencia muito nos padrões do sono e o ideal é que haja uma diminuição de exposição no decorrer do dia.

Portanto, mantenha as luzes mais baixas durante a noite e evite a exposição à luz que vem de eletrônicos, como televisões, celulares e computadores, pois esses estímulos podem afetar negativamente o sono.

Quanto menos luz, mais fácil será alcançar a sonolência.

6. Mantenha distância dos eletrônicos

no-tv-480

Falando em aparelhos eletrônicos, adote uma regra: mantenha a tecnologia longe da sua cama.

A exposição à luz artificial que citamos acima deixa o ato de adormecer mais difícil, além de suprimir a liberação de melatonina, hormônio que promove o sono.

Além disso, toda a conectividade dos dias de hoje atrapalha os planos de dormir cedo, pois com todo o acesso às redes sociais e internet, podemos nos entreter e perder a hora de dormir.

7. Crie um ritual do sono

reading-a-book

Criar uma rotina a ser seguida antes de dormir é essencial para quem quer dormir cedo.

Cada pessoa deve montar sua rotina de acordo com seus gostos e necessidades. Jantar, tomar banho, cuidados cosméticos diários, ler um livro, deixar as luzes baixas são exemplos do que pode ser feito antes de dormir.

Algumas dicas que podem ser incorporadas à sua rotina é tomar uma bebida quente antes de deitar, como leite ou chá, e praticar exercícios de respiração ou meditação.

8. Torne dormir cedo um hábito

bed

Como dissemos no início deste artigo, dormir cedo é um hábito que exige disciplina e deve ser praticado continuamente, dia a dia.

Não espere mudanças milagrosas, no começo é difícil mesmo. Possivelmente você ficará girando na cama, sem encontrar uma posição, sem conseguir esvaziar a mente. Mas não se preocupe, isso passa com a prática.

Se concentrar na respiração, meditar, fechar os olhos, manter as luzes apagadas e contar com uma boa cama com colchão e travesseiros adequados e de qualidade são outros aspectos que podem te ajudar a dormir cedo e de forma mais profunda e reparadora.

Você costuma dormir cedo? Ou tem dificuldade de pegar no sono? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */