Casa Infográficos

10 dicas de como economizar água no dia a dia [Infográfico]

A água é um bem natural e precioso essencial para a nossa saúde. Por isso, cuidar para que esse recurso (finito) esteja sempre disponível para consumo, precisamos economizar.

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!

Pode até parecer um papo “ecochato”, mas estamos vivendo em meio a uma crise hídrica, ocasionada, em grande parte, pelo desperdício e uso inconsciente. Apesar de a água ser encontrada em grande quantidade no planeta – cerca de 75% da Terra – não estamos podendo esbanjar.

Se colocarmos no papel a porção de água disponível, de fato, para consumo em todo o mundo (água doce), você verá que é bem pouco: 0,26% ou o equivalente a 13 gotas em um balde de 10 litros. Por isso, para que ela não falte no futuro, a dica é mudar alguns hábitos na rotina e fazer da economia uma aliada para evitar a escassez e, de quebra, ainda economizar na conta do fim do mês.

Confira a seguir 10 dicas para você começar a reduzir o consumo de água:

Economizar água

1. Reaproveite a água da máquina de lavar

Em vez de deixar toda a água que a máquina de lavar usa para fazer o enxágue das roupas ir para o ralo, que tal reutilizá-la para limpar o chão da casa? É bem simples! Basta tirar a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde. Dependendo da quantidade de enxágues, é possível juntar até três baldes cheios e reutilizar a água para outras tarefas diárias.

2. Reduza o tempo dos banhos

Já ouviu falar no famoso banho de gato? Pois bem! Ele pode ser o seu aliado na hora de otimizar o tempo e consumo de água enquanto estiver debaixo do chuveiro. Tente tomar banhos mais rápidos e lembre-se de desligar o chuveiro ao se ensaboar.

Se em cada cinco minutos de banho são gastos 60 litros de água, se você reduzir o tempo para um minuto, por exemplo, serão 12 litros economizados. Vale a pena tentar!

3. Lave o carro com balde

Na hora de lavar o seu veículo, troque a mangueira pelo balde e um pano para realizar a tarefa. Assim, você dar o trato que tanto gosta no possante sem desperdiçar tanta água. Além de economizar na conta do fim do mês, você ainda ajuda o planeta.

4. Use a torneira do banheiro de forma consciente

Não precisa deixar a torneira ligada enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Caso você ainda não saiba, uma torneira ligada gasta, em média, de 12 a 20 litros de água por minuto. Por isso, desligue-a sempre que não estiver usando e, ao desligar, verifique se está bem fechada. O pinga-pinga pode parecer besteira, mas pode gerar um desperdício de 6,5 mil litros por mês, o suficiente para 45 pessoas tomarem banhos com duração de 15 minutos cada.

5. Desligue a torneira para lavar as louças

Lembre-se de sempre deixar a torneira desligada enquanto estiver ensaboando as louças sujas na pia da cozinha e use a água corrente somente na hora de enxaguá-las. Uma dica bacana para economizar ainda mais nesta tarefa é deixar as peças de molho por alguns minutos antes de começar a lavagem para soltar um pouco mais a sujeira.

Ah! No caso da máquina de lavar louças, não a utilize com poucas peças, pois cada lavagem pode gastar cerca de 40 litros. Por isso, deixe a louça se acumular e aproveite bem o espaço no aparelho.

6. Fique de olho em vazamentos

Procure sempre por possíveis vazamentos na sua casa. Uma dica é fechar o registro de todas as torneiras e verificar o hidrômetro. Se o ponteiro continuar mexendo, é sinal de há um vazamento em algum lugar da casa. Neste caso, contrate um profissional para identificá-lo e consertá-lo o quanto antes.

Veja também

Para quem não sabe, uma torneira mal encaixada pode gerar um desperdício de 2.088 litros de água por dia ou 62.640 litros por mês. Até mesmo um buraquinho de 2 mm em um cano gasta 96 mil litros em um mês (praticamente dez carros-pipa de água limpa e tratada). Fique atenta!

7. Invista em acessórios

Existem alguns acessórios que podem te ajudar na economia de água no dia a dia. Vá até uma loja de utilidades domésticas ou ferragens e procure por arejadores ou redutores de vazão, que ajudam a reduzir o consumo mensal em até 20%.

8. Economize na descarga

Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos é capaz de gastar cerca de 15 litros de água. Ainda, quando a válvula está defeituoso, o desperdício pode chegar até 30 litros.

Por isso, a dica é adaptar a válvula convencional para uma de duplo acionamento, que permite o despejo de apenas três a seis litros de água, já que possui um botão para resíduos líquidos e outro para resíduos sólidos.

9. Prefira a vassoura ao pano úmido

Em vez de passar o pano úmido no chão de casa diariamente, a dica é substituí-lo por uma vassoura. Deixe para usar água apenas quando o chão já estiver bem sujo e estiver precisando de uma limpeza mais pesada.

10. Defina um dia para lavar roupas

Em vez de lavar as roupas todos os dias, deixe as peças se acumularem e defina um único dia da semana ou do mês para realizar a tarefa. A máquina de lavar deve ser ligada sempre em sua capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água, já que alguns modelos com abertura superior chegam a gastar 240 litros por lavagem.

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!