Casa Limpeza

Carunchos: o que são e como eliminá-los de sua casa

Carunchos: como eliminar

Talvez você já tenha visto estes insetos por aí ou conheça seus outros nomes. Carcoma ou gorgulho, por exemplo. Cientificamente, são chamados de Araecerus fasciculatus (caruncho-do-café) e Acanthoscelides obtectus (caruncho-do-feijão).

Estas pestinhas aparecem nos armários da cozinha…e pior: nos alimentos! Saiba hoje o que são e como eliminar carunchos.

Eles furam as embalagens de produtos como cereais e feijões, deixando-os praticamente reduzidos a pó.

Macarrão, grãos, farelos, rações, farinhas, arroz…eles traçam tudo. Por isso, recebem o título de insetos fitófagos. Se deixar, tomam conta da despensa, fazem a festa.

Na verdade, são bichinhos que traçam tudo que contenha celulose, inclusive madeira.

Sim, existe gorgulho que come madeira. Mas este tipo é menos comum no Brasil. É uma espécie surge principalmente em climas temperados, em países europeus.

Confira algumas dicas para evitar os carunchos nos alimentos:

Limpeza frequente

Para deixar os carunchos longe da sua despensa, é preciso limpá-la com frequência, no mínimo uma vez por mês. O ideal é repetir o procedimento toda vez que fizer compras.

Uma dica é usar flanela seca ou papel toalha. Ao aplicar produtos de limpeza, não esqueça de deixar o local arejado por um tempo antes de guardar os alimentos outra vez.

Detergente, vinagre de álcool branco e sabão de coco podem ser usados na limpeza.

Evite molhar demais a área. Pano muito úmido não é aconselhado, pois o excesso de umidade atrai diversos problemas, incluindo os carunchos.

A conservação da higiene também depende de não deixar restos de alimentos derramados nas prateleiras e demais compartimentos.

[yuzo_related]

Repelente natural

A borra de café funciona como repelente, sendo muito eficaz contra os carunchos. Coloque um pouco dela dentro do armário depois da limpeza e tenha um inseticida natural. Troque o conteúdo do recipiente a cada 15 dias.

Para manter os insetos longe dos seus alimentos, gotas de óleo essencial de eucalipto também podem ajudar.

Ventilação

Evite que os produtos alimentícios fiquem em armários totalmente fechados. Lugares mais abertos ou armários com portas de treliça são recomendados para evitar a proliferação dos carunchos e outros bichos.

Para manter a boa ventilação e o controle da umidade, deixe as portas da despensa abertas durante alguns minutos, pelo menos duas vezes por semana. Aproveite para limpar o armário e conferir se há um pacote furado e/ou com sinal de carunchos.

Pacotes abertos

E por falar em embalagens acessíveis, os pacotes abertos devem ser acondicionados em potes hermeticamente fechados. Adicionar uma folha de louro dentro deles pode auxiliar no combate ao gorgulho.

Se notar que nos pacotes abertos já existe caruncho, jogue os alimentos fora imediatamente.

E mais: sempre que estocar novos produtos, é importante retirar os que estavam lá e conferir a data de validade de cada um. Alimentos vencidos são perfeitos para a infestação por carunchos.

Curiosidades e outras informações sobre o gorgulho

Os gorgulhos possuem enorme capacidade de voo e não gostam de temperaturas baixas.

Quando a infestação está em fase inicial, geralmente estes bichinhos não impedem que os alimentos sejam consumidos por nós, pois não houve tempo para os carunchos “destruírem” os produtos.

Neste caso, basta colocar o alimento em um recipiente e adicionar água. Os insetos boiarão e poderão ser eliminados facilmente.

Os gorgulhos não transmitem doenças, não fazem mal à nossa saúde. Além disso, não alteram o sabor da comida quando estão em pequena quantidade.

Em situações mais extremas de infestação, é preciso chamar uma empresa especializada para fazer uma dedetização nos armários e ambientes. Geralmente, elas utilizam substâncias como pirimiphos-methyl e fenitrothion.

As melhores medidas para prevenir o aparecimento dos carunchos são: não demorar muito para consumir os alimentos; guardar aqueles que podem ser armazenados por mais tempo (como especiarias) em frascos de vidro com tampas; manter completamente selados os sacos onde os produtos são acondicionados; cuidar para que não haja restos de alimentos na despensa.

Assim, os carunchos não terão motivos para aparecer!

Até a próxima…