Emagrecimento

Como emagrecer com saúde? Confira 15 dicas essenciais

Esse é um tema que muitas pessoas procuram saber e – diga-se de passagem – é realmente muito importante. Apesar de o emagrecimento trazer uma melhora na auto-estima e deixar a mulher ainda mais bonita, não se trata apenas de uma questão de estética, mas de saúde, acima de tudo.

Dietas malucas e sem acompanhamento médico, medicamentos e cremes duvidosos, procedimentos com aparelhos perigosos, suplementos proibidos, entre outros meios que estamos cansadas de ver por aí, podem trazer sérios riscos à saúde e, inclusive, levar à morte. Portanto, é essencial saber quais são os melhores métodos para emagrecer de forma rápida, mas de forma saudável.

Vale lembrar que não existe uma fórmula “mágica” para emagrecer. A busca por esse objetivo requer mudanças de hábitos na sua rotina e vai exigir muita dedicação e, principalmente, paciência. Afinal, você não acordar magra do dia para noite, certo?

Quer saber como emagrecer de forma rápida e saudável? Leia o artigo até o final e confira as melhores dicas para ficar linda sem prejudicar a sua saúde!

emagrecimento

1 – Coma alimentos saudáveis

A alimentação, é claro, é a parte principal para quem quer emagrecer com saúde. Quem está em busca desse objetivo precisa comer alimentos saudáveis, que são frutas, alimentos integrais, verduras, legumes, além de evitar o consumo de produtos industrializados e com glúten.

Invista em refeições mais coloridas – ou seja, cheia de legumes e verduras -, frutas, cereais. A partir daí, você começará a ver um resultado interessante na balança!

2 – Alimente-se de 3 em 3 horas

Essa dica também é essencial para quem quer emagrecer com saúde. Além de comer alimentos mais saudáveis, é preciso também saber a hora de consumi-los, ou seja, entender a hora que o seu corpo precisa suprir a energia. A regra básica é alimentar-se de 3 em 3 horas.

Porém, o horário pode ser marcado de acordo com o organismo de cada uma, variando entre 2h30 à 4 horas depois da última refeição. Não é recomendado passar desse espaço de tempo, se você realmente quiser perder peso.

alimentacao-saudavel

3 – Beba muita água

Beber uma boa quantidade de água durante o dia é, com certeza, uma forma de emagrecer de forma rápida e com saúde. Além de te deixar hidratada – o que faz bem até para a pele, a água ainda é capaz de evitar a retenção líquida pelo organismo (aquela que causa inchaços horríveis na barriga) e eliminar do corpo, através da urina, as toxinas que impedem o emagrecimento.

Portanto, beba pelo menos 2 litros de água diariamente e evite substituí-la por refrigerantes e sucos. A dica é beber água pelo menos 30 minutos antes ou depois das refeições.

bebendo-agua

4 – Pratique exercícios físicos

Essa é uma das dicas mais importantes para está querendo emagrecer. Tente praticar atividades físicas todos os dias, durante 30 minutos. Pode ser uma caminhada, andar de bicicleta, correr, nadar, etc. O mais importante é queimar as calorias dos alimentos que você ingeriu.

Se você não puder fazer exercícios físicos todos os dias, faça pelo menos 3 vezes na semana. O resultado já será de uma aparência melhor. Opte, também, pode pegar as escadas em vez do elevador, descer uma parada antes do ponto de ônibus mais próximo da sua casa e seguir andando, levar o cachorro para passear ou fazer um passeio 10 minutos depois do almoço. Tudo isso pode ajudá-la a perder peso mais rápido e com saúde!

exercicios-fisicos

5 – Tente não ficar com fome

Como disse na segunda dica, é importante marcar um horário para se alimentar. A dica para não “comer pelos cotovelos” é não ficar com fome, ou seja, comer antes de a fome chegar. Isso fará com que você consiga consumir as porções de comida aos poucos e não sair devorando tudo o que vê pela frente, dominada pelo estresse do estômago vazio.

Vale lembrar que ficar sem comer faz com que o seu corpo economize as calorias, gastando menos do que deveria e, assim, transformando os alimentos que você come em estoques de gordura. Ninguém merece, não é?

6 – Evite comer em frente à televisão

O ato de se alimentar é sagrado e deve ser feito de forma adequada para que o seu corpo entenda o que está acontecendo. Se você come enquanto assiste à TV, o seu organismo demora para perceber que está satisfeito, o que faz com que você coma mais do que deveria ou que precisa para se satisfazer. O resultado? Quilos extras na balança!

E não é isso que queremos, não é mesmo?

7 – Modere no sal e no açúcar

Se você é daquelas que gosta de uma comida salgada, já pode parar por aí se quiser emagrecer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a quantidade de 5 gramas de sal por dia, o que equivale a 1 colher (chá) rasa ou menos de 5 pacotinhos de 1 grama – aqueles servidos nos restaurantes – por dia.

Lembrando que o sal pode causar a retenção de líquidos, provocando inchaços e, consequentemente, aumentando os quilos na balança. Não é que você não possa comer uma salada bem temperada, por exemplo, mas é bom reduzir a quantidade de sódio na sua alimentação para emagrecer com saúde.

Ah! Evite produtos enlatados e em conserva, pois eles já vêm com uma enorme quantidade de sal.

8 – Durma pelo menos 8 horas por dia

mulher-dormindo

É preciso ter em mente que o seu corpo deve ter um horário para comer, dormir e acordar. Isso fará com que ele funcione melhor e ajude você a emagrecer de forma mais rápida e sem sofrimento. Ensinando o seu corpo a entender os seus horários evitará a fome freqüente e as visitas noturnas à geladeira, que são as que mais engordam.

Além disso, dormir pelo menos 8 horas por dia te deixa mais disposta a cumprir os seus compromissos e praticar exercícios físicos, que são ótimos aliados de quem quer emagrecer.

9 – Prefira produtos integrais

Como falamos na primeira dica de como emagrecer com saúde, a alimentação é o principal ponto desse assunto. Por isso, além de abusar dos pratos coloridos, opte por comer alimentos integrais, que são em ricos em nutrientes para o nosso corpo.

Os produtos à base de açúcar refinada ou farinha podem até parecer mais saborosos aos nossos olhos, mas é importante saber que, nesse processo de refinamento, boa parte dos nutrientes vai embora e o que sobram são as calorias, que saciam menos a fome e, ainda, engordam.

10 – Coma mais proteínas

As proteínas são poderosíssimas no ganho de massa muscular, o que ajuda no emagrecimento rápido e saudável. Abuse dos alimentos ricos em proteínas vegetais, como ervilhas, feijão, grão-de-bico, soja, fava ou lentilhas, pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais e pobres em gordura.

11 – Aprenda a ler o rótulo dos produtos

Esse deve se tornar um hábito para quem está em busca de perder peso com saúde. De início, fazer isso poderá parecer bem difícil, mas depois ficará fácil de entender as informações das embalagens dos produtos.

Lá, você deve procurar saber se o produto tem ingredientes que podem retardar o seu emagrecimento, como glúten e gorduras saturadas. Fique de olho!

12 – Reduza as porções dos alimentos preferidos aos poucos

Você não precisa abandonar os alimentos que você mais gosta de uma só vez. Ao contrário disso, você pode ir reduzindo as porções até não sentir mais vontade de comer as guloseimas. Não precisa ter pressa!

13 – Coma devagar e mastigue bem os alimentos

comer-devagar

Uma das dicas para emagrecer de forma mais rápida é comer devagar e mastigar bem os alimentos. Na hora de se alimentar, sente-se e não alimente-se com pressa. Tente mastigar os alimentos pelo menos 14 vezes antes de engoli-los.

14 – Nunca pule o café da manhã

Esta é a principal refeição do dia. É ela que vai te dar mais energia e concentração para seguir o restante do dia. Portanto, nunca pule esta refeição!

Coma alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas e vegetais, e em proteínas, como ovos. Castanhas e iogurtes também contribuem para um café da manhã rico em nutrientes.

15 – Chás também emagrecem

Se você está comendo alimentos saudáveis e praticando atividades físicas regularmente, também pode contar com ervas naturais para emagrecer com saúde. Alguns chás são poderosos no que diz respeito à perda de peso rápida e saudável, os chamados chás “seca barriga”.

Dentre eles estão o chá verde, chá de maracujá, chá de frutas vermelhas, chá de hibisco, chá vermelho, chá de camomila, chá de hortelã, chá de carqueja, chá de erva doce, dentre outros. Pesquise aquele que mais combina com você e não esqueça de ler as contraindicações.

Dicas importantes…

emagrecer

– Não tenha pressa de emagrecer! Esse é um processo a longo prazo e que requer muita paciência;

– Ignore tudo o que você ver sobre dietas milagrosas e remédios para emagrecer – a não ser que tenha sido a prescrição de um médico. Eles podem prejudicar a sua saúde;

– Alimente-se pelo menos de 5 a 6 vezes ao dia, respeitando os horários que falamos anteriormente. Isso acelerará o seu metabolismo e fará com que você emagreça mais rápido;

– Prefira os produtos frescos e naturais, pois os industrializados possuem substâncias que podem fazer mal à sua saúde;

– É importante moderar no consumo de frutas, apesar de fazer bem para o seu corpo. Coma de 1 a 2 vezes por dia para evitar o excesso de frutose (açúcar da fruta);

– E se tiver vontade de comer doces? Pode comer, mas sem exageros. Coma um pedaço pequeno logo após a refeição e evite comê-lo de estômago vazio;

– Estipule uma meta de peso que quer alcança. Isso é importante para te ajudar a manter o foco e não desistir do objetivo de emagrecer com saúde. Coloque uma meta de 600 quilogramas por semana, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS);

– Busque apoio na família e amigos, pois eles podem te ajudar a manter o foco. Assim, Você não sai da dieta e, na happy hour, os amigos dão a maior força quando substituir a porção de fritas por uma de berinjela cozida sem azeite;

– Lembre-se sempre que emagrecer não tem a ver só com a estética. Além de ficar bonita, você também ameniza os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, derrame, além de problemas relacionados à pressão arterial.

Boa sorte!

Comentar

/* ]]> */