Maternidade

Como engravidar rápido? Confira 20 perguntas e respostas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Chega um período da vida que a mulher que, após se casar e estar habituada à vida a dois, começa a pensar em ter filhos. Além de sinal de amadurecimento e de afloramento do instinto materno, a vontade de ser mãe também chega para dar outro rumo à trajetória do casal, que passa a formar uma família dali para frente.

Felizmente, para a maioria das mulheres, engravidar costuma ser uma missão bem fácil de realizar. Basta apenas se livrar dos métodos contraceptivos e ser feliz com o seu amor entre quatro paredes.

Já para outras, a vontade de engravidar pode significar um problema, que pode estar ligado à doenças graves ou a uma simples mudança nos hormônios que impede o sonho da gravidez.

Afinal, é fácil ou difícil engravidar? Quais são as melhores maneiras de conseguir uma gravidez? Para tirar todas as suas dúvidas sobre como engravidar, nós separamos uma lista de perguntas das nossas leitoras e fomos atrás das respostas. Vamos conferir?

como-engravidar-rapido

1 – É possível engravidar tomando anticoncepcional?

Sim. De acordo com médicos ginecologistas, toda mulher que faz uso de anticoncepcional e mantém relações sexuais regulares sem camisinha, pode sim correr o risco de engravidar. Mesmo tomando as pílulas de forma adequada e regularmente, esses métodos contraceptivos têm apenas eficácia de 98%. Ou seja, não se pode confiar totalmente nos anticoncepcionais.

2 – É possível ficar grávida depois dos 35 anos?

É sim. Uma mulher pode engravidar até antes da menopausa, que costuma chegar por volta dos 45 anos. No entanto, a gravidez depois dos 35 anos costuma ser de risco, já que há uma chance entre 600 nascimentos de o bebê nascer com Síndrome de Down.

É claro que existe a possibilidade de uma gravidez saudável se a paciente for bem cuidada, mas as chances de malformações e doenças graves em bebês aumentam conforme avança a idade da mulher.

3 – Estou acima do peso. Posso engravidar?

Pode sim. No entanto, uma mulher acima do peso que queira engravidar precisa fazer alguns exames de saúde antes para saber como anda a pressão, colesterol e o índice de açúcar no sangue. Estes fatores são essenciais para uma gestação saudável e segura para mamãe e o bebê.

Esses exames poderão evitar doenças durante a gravidez, como diabetes gestacional, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia ou bebês com macrossomia (grandes demais).

Vale lembrar que as chances de uma mulher com sobrepeso engravidar são menores também. Mas isso não significa que você seja infértil. Procure o seu médico para saber como anda o seu corpo e se informar melhor sobre uma futura gravidez.

4 – É possível engravidar sem o homem ejacular?

Sim. Antes de ejacular, o homem costuma liberar um líquido transparente que é produzido quando ele está excitado. Esse fluido, chamado de pré-ejaculatório, pode conter uma pequena quantidade de espermatozoides que podem sim fecundar o óvulo e provocar uma gravidez. Mesmo contendo apenas 10% de espermatozoides, o risco ainda é alto.

5 – É possível engravidar estando menstruada?

Apesar de ser um tema bem controverso entre ginecologistas, a resposta mais lógica é que não. A menstruação nada mais é do que a descamação do útero após a ovulação, ou seja, após a destruição do ovário não fecundado pelo espermatozoide. Portanto, não é possível engravidar durante o período menstrual.

6 – É fácil ou difícil engravidar?

Isso vai depender da idade da mulher. Segundo especialistas, a média de idade ideal para engravidar é dos 20 aos 30 anos. Antes disso, o corpo da mulher ainda não está totalmente formado, o que pode trazer alguns problemas durante a gestação.

Depois dos 30 anos, os riscos são os mesmos ou até mais graves. Quanto mais avançada for a idade da mulher, mais cai o nível de fertilidade. Portanto, depois dos 30 anos, fica mais difícil engravidar. Antes disso, as chances são muito maiores.

7 – Cigarro e álcool diminuem as chances de engravidar?

Sim. De acordo com ginecologistas, esses fatores podem mesmo interferir nas chances de engravidar, uma vez que o cigarro e o álcool são capazes de provocar uma queda na fertilidade feminina. Por isso, se você pretende engravidar, a dica é evitar o excesso desses dois elementos para conseguir uma gravidez de forma mais rápida e saudável.

8 – Estresse atrapalha quem quer engravidar?

Sim. Segundo os médicos, o estresse excessivo pode interferir na qualidade da ovulação, além de elevar um hormônio chamado prolactina, que é responsável por inibir os hormônios que coordenam os ovários, impedindo a ovulação.

9 – Com o passar do tempo, fica mais difícil engravidar?

Sim. Quanto mais avançada é a idade da mulher, mais difícil será conseguir uma gravidez. Isso porque a taxa de fertilidade feminina cai de forma visível com o passar dos anos, ainda de ocorrer uma piora da qualidade dos óvulos.

Aos 30 anos, a taxa de fertilidade da mulher é de 15% a 20% por mês. Já aos 40 anos, por exemplo, essa taxa é de apenas 5%.

10 – Usar anticoncepcional por muito tempo deixa estéril?

Não. Esse é um mito muito temido pela maioria das mulheres. Na verdade, segundo especialistas, o uso das pílulas por um longo período pode proteger a fertilidade, muito ao contrário do que muitas pensam.

Ao parar de tomar o anticoncepcional, o ciclo da mulher costuma voltar ao normal entre 20 a 60 dias (ou entre os segundo e terceiro ciclos). Ou seja, ela volta a ovular normalmente e, é claro, pode engravidar sem nenhum problema.

11 – Posso fazer o teste de gravidez um dia após a relação sexual?

Não. Especialistas recomendam que o teste de gravidez seja feito apenas em alguns dias de atraso da menstruação. Isso porque a mulher pode estar grávida, mas os níveis de Beta HCG sanguíneos só aparecem com 48 horas de atraso menstrual. Por isso, o prazo indicado é de sete dias de atraso da menstruação para fazer o teste.

12 – É mais provável engravidar no 14° dia do ciclo menstrual?

Parcialmente verdade. De acordo com ginecologistas, essa regra vale para quem tem ciclo de 28 dias. Na teoria, os 14 dias que antecedem a menstruação são o período mais provável da ovulação. Já o período fértil acontece 4 dias antes ou 4 dias depois da ovulação.

13 – Preciso ter relações sexuais todos os dias para engravidar?

Não. Os médicos não recomendam relações sexuais todos os dias, pois isso pode fazer com que os espermatozoides do homem não estejam viáveis. A dica é tentar engravidar dentro do seu período fértil, que é o mais propício para você conseguir o seu objetivo.

14 – Já tive um filho. Será mais fácil de engravidar a segunda vez?

Isso vai depender da idade da mulher. Quanto mais avançada for a idade dela, menores serão as chances de engravidar, mesmo que seja de segunda viagem. Ter um filho pela primeira vez não significa que ela conseguirá engravidar facilmente. Isso porque o organismo muda com o passar dos anos, o que pode dificultar a gravidez.

15 – Quem tem endometriose não pode engravidar?

Isso é um mito. Mulheres com esse problema podem sim engravidar, de forma natural ou com ajuda de reprodução assistida. Até porque alguns casos de infertilidade podem ser tratados com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

16 – Menstruação irregular impede a gravidez?

É parcialmente verdade. A menstruação irregular nem sempre significa um problema. No entanto, ela pode sim ter relação com algum problema de ovulação e que, portanto, atrapalharia a engravidar. Por isso, é preciso procurar um médico para avaliar se existe algo fora do normal.

17 – Tentativas frustradas para tentar engravidar significam um problema?

Não mesmo. O tempo médio indicado pelos médicos para que uma mulher engravide é de seis meses a um ano. Durante esse tempo, não significa que haja algo anormal com o seu corpo. Portanto, fique tranquila e, enquanto isso, aproveite os chamegos e momento a dois com o seu amor.

18 – Todo tratamento para engravidar resulta em gêmeos?

Nem sempre, mas tem grandes chances de acontecer. Isso porque, com os estímulos dos medicamentos ou procedimentos, a mulher produz mais óvulos e, na fertilização in vitro, mais de um embrião é colocado no útero para reduzir a chance de um não dar certo.

19 – É possível engravidar na primeira relação sexual?

Sim. Apesar de ser menos comum, a gravidez neste caso não é considerada impossível. Se a mulher estiver no seu período fértil, pode engravidar como qualquer outra mulher que tenha vida sexual ativa.

20 – Quem tem miomas pode engravidar?

Pode sim. Alguns tipos de miomas, como os submucosos e os intramurais, não causam infertilidade, pois não estão dentro do útero. No entanto, mesmo aqueles que estão dentro do útero e acarretam esse risco podem ser removidos através de procedimento cirúrgico. Depois da remoção, a mulher já pode engravidar a partir do mês seguinte.

Gostou do assunto? Deixe as suas dúvidas nos comentários abaixo para serem respondidas no próximo post.

Até a próxima!

Comentar

/* ]]> */