Beleza Cabelos

Como engrossar cabelos ralos e finos? Veja 7 dicas infalíveis

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Toda mulher sonha ostentar um cabelão volumoso, inteiro e encorpado, daqueles de comercial de shampoo, concorda? No entanto, o fato é que nem todas nós fomos agraciadas pela natureza com fios grossos e fortes, que não sofrem tão facilmente com dramas comuns da vaidade feminina, como quebra e queda.

Cabelos ralos e finos são comuns entre muitas mulheres e possuem características não muito agradáveis na frente do espelho, principalmente quando não estão sendo tão bem cuidados como deveriam. Frizz, quebra, queda, pouco volume, pequenos nós e embaraçamento fácil estão entre alguns dos problemas quem mais incomodam quem tem esse tipo capilar.

Mas, já parou para pensar por que os fios ficam ralos e finos? Em geral, nossos cabelos chegam a esse estado por questões relacionadas a fatores genéticos, ou seja, por ter herdado a característica dos familiares, ou, o que é pior, pela perda gradativa da massa capilar, que vai desgastando a sua estrutura com o passar do tempo devido ao uso de produtos químicos ou procedimentos agressivos aos fios.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que existem soluções que podem ajudar a engrossar os fios e resolver o problema. Quer saber como engrossar cabelos ralos e finos? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira dicas infalíveis para se livrar de vez do pouco volume!

Por que os cabelos ficam ralos e finos?

Existem alguns fatores internos e externos que podem influenciar para que os nossos cabelos fiquem finos e ralos. Veja, a seguir, quais são eles:

  • Herança genética: Não tem jeito! O fator genético define quem nós somos, tanto no que diz respeito ao nosso comportamento quanto em relação ao aspecto físico. Portanto, o tipo de cabelo não ficaria de fora, certo?

É claro que não temos como modificar a nossa genética, mas há meios de modificar a estrutura dos fios externamente para eles ficarem mais grossos, como vamos te ensinar nos próximos parágrafos.

  • Desgaste dos fios: Como falamos anteriormente, a utilização de produtos e procedimentos químicos nos fios, como alisamentos, permanentes, escovas progressivas, ou de uso frequente de ações mecânicas, como a chapinha e o secador, podem levar ao desgaste da massa capilar, levando è perda da sua estrutura e tornando os fios finos, ralos e frágeis.

Até a forma de pentear também influencia no aparecimento do problema. Neste caso, a dica é reduzir o uso dessas químicas e aparelhos de alta temperatura para recompor a fibra capilar, seguindo as recomendações que nós vamos ensinar no decorrer desse post. Continue lendo…

Dicas para engrossar os cabelos

Agora que você já sabe por que os cabelos ficam finos e ralos, finalmente chegou a hora de conhecer quais são as dicas dos especialistas no assunto para acabar de uma vez por todas com o problema. Dá só uma olhada!

1 – Hidrate uma vez por semana

Se você quer mesmo ter fios mais grossos e volumosos, o requisito essencial é para que eles estejam sempre saudáveis, o que é possível conseguir fazendo hidratações semanais em casa. Esse processo, que faz parte do cronograma capilar, pode ajudar a encorpar mais as madeixas, tornando-as mais fortes e resistentes.

Por isso, não deixe de hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana. Você pode fazer isso usando receitas caseiras ou máscaras capilares próprias para isso disponíveis nas lojas de cosméticos.

Veja também: Como hidratar o cabelo corretamente? Confira o passo a passo

2 – Faça reconstruções capilares

A hidratação por si só já ajuda bastante a engrossar os fios e melhorar a saúde da fibra capilar. No entanto, é preciso ir mais a fundo, até às camadas mais internas dos fios, para devolver os nutrientes perdidos no decorrer dos dias, especialmente no caso de quem usa muitas químicas no cabelo.

Neste caso, a reconstrução capilar é o procedimento mais recomendado para conseguir essa reposição. Você pode realizá-lo em um salão de beleza ou em casa, usando máscaras reconstrutoras específicas. O ideal é que ele seja repetido a cada 15 dias ou a cada mês, dependendo do quanto os seus fios estejam muito finos e ralos.

3 – Utilize aminoácidos

Para quem não sabe, os aminoácidos fazem parte da composição e estrutura dos fios. No entanto, é comum que haja a perda de grande parte desses nutrientes conforme o tempo vai passando ou devido ao uso de muitas químicas no cabelo. Por isso, é de extrema importância fazer a reposição de aminoácidos com a ajuda de produtos ricos nesses compostos para engrossar os fios.

Podem ser máscaras, shampoos ou condicionadores. Uma dica importante é inserir na alimentação diária também alimentos que contenham esses nutrientes, como é o caso daqueles ricos em proteínas, entre eles, lácteos, peixe, frango, carne e soja.

4 – Use gelatina em pó

Uma dica de mestre para engrossar cabelos ralos e finos em casa e sem gastar muito é investir na gelatina em pó. Esse alimento baratinho, mas tão poderoso, vai ajudar para que você tenha fios mais grossos e com aspecto menos fragilizado.

Para isso, você só precisa misturar a gelatina em pó dentro do shampoo que você costuma usar no dia a dia. Assim:

Coloque duas colheres da gelatina dentro do vidro de shampoo. Misture bem e, na hora de lavar os cabelos, massageie-os por cerca de 5 minutos para que a mistura aja na estrutura capilar.

Em seguida, enxágue em água fria, retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha e aplique o condicionador de sua preferência normalmente. Com o tempo, você perceberá que o seu cabelo está mais encorpado e volumoso.

5 – Consuma mais Biotina (Vitamina H)

Assim como os aminoácidos, a Biotina (Vitamina H) também é de extrema importância para recompor a massa capilar e engrossar cabelos ralos e finos. Por isso, uma alimentação rica nesse nutriente pode ajudar em muito na busca pelo sonho de ter fios mais grossos e encorpados, já que ela é essencial para o fortalecimento deles.

Portanto, comece a usar que contenham esse nutriente em sua composição e a incluir no seu cardápio alimentos, como peixes, nozes e ovos.

6 – Utilize óleos vegetais

Os óleos vegetais têm ganhado grande destaque no mercado de cosméticos nos últimos tempos, graças ao seu excelente poder de hidratação e nutrição, que pode devolver os nutrientes perdidos pelos fios e, portanto, engrossar o cabelo. Entre os mais famosos, podemos citar o óleo de coco e o de Argan, que você já conheceu os benefícios anteriormente aqui no blog.

Inclua os óleos nos cuidados diários, aplicando-os diretamente nos cabelos molhados, deixando-os agir por cerca de uma hora, pelo menos uma vez na semana. Ou acrescente algumas gotinhas na máscara de hidratação ou nutrição, shampoos e condicionadores.

7 – Use maionese

A maionese também pode ser bastante útil para engrossar cabelos ralos e finos, já que possui um poder altamente hidratante capaz de combater com tudo o ressecamento, o problema que mais causa o desgaste e afinamento dos fios.

Para isso, basta você aplicar a maionese em todo o cabelo, colocar uma touca na cabeça e utilizar uma toalha em volta do pescoço, pois ela deverá aquecer e escorrer. Deixe-a agir por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, lave os fios com shampoo e condicionador de sua preferência.

/* ]]> */