Decoração

Como escolher coifa para cozinha. Confira aqui as dicas!

Coifa para cozinha
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Escolher coifa para cozinha significa cuidar do conforto olfativo e acústico do ambiente e, ainda, optar por um objeto de design. Os equipamentos são cada vez mais procurados e as opções disponíveis no mercado são muitas. Confira a seguir dicas para acertar na hora da compra…

O recomendável é pensar no modelo da coifa já no começo da obra de reforma ou construção da cozinha, pois isso facilita as orientações dos fabricantes das peças a respeito da preparação do ambiente.

Coifa para cozinha como escolher

Por exemplo: antecipar a posição e medidas da saída da coifa, pontos de força e dutos que ficarão embutidos no forro de gesso.

Mesmo que você não adquira o produto logo, deixar o espaço preparado é uma grande vantagem porque evita quebra-quebra de paredes ou teto posteriormente.

E se a sua dúvida é sobre coifa ou depurador, é interessante esclarecer algumas questões. Originalmente, coifas funcionam como exaustores, isto é, tratam o ar e fazem a condução dele para fora do ambiente. Portanto, é necessário instalar um duto metálico para direcionar fumaça e resíduos.

Por esse motivo, as coifas não são indicadas para cozinhas pequenas demais ou apartamentos, uma vez que a instalação do equipamento acaba sendo inviável.

Então, o depurador, que é mais compacto e barato, normalmente é mais indicado. Ele retém odores e gordura por meio de um filtro, devolvendo o ar para o cômodo.

Se o seu desejo é ter uma coifa mesmo não dispondo de muito espaço, a solução para deixar sua cozinha mais estilosa e agradável é optar por um modelo de aparelho com função depuradora – que não requer instalação de dutos.

Coifa

Para tanto, basta que a área seja suficiente para as medidas mínimas e máximas do produto escolhido; disponha de estrutura apropriada para fixar o aparelho e ponto de energia compatível.

Mas tem um detalhe importante em propostas assim: o preço da coifa com função depuradora é maior. Além disso, a eficiência é inferior quando comparada à função exaustora da coifa.

Coifa de parede? Coifa de teto? Veja como escolher a sua…

Basicamente, são dois tipos de coifas: as de teto (ou ilha) e as de parede. O primeiro caso é indicado para cozinhas com cooktop ou fogão em ilhas de cocção.

E é fundamental instalar o equipamento diretamente no teto, e nunca no forro, seja ele de madeira ou gesso, por causa do peso do aparelho.

As coifas de parede são recomendadas, como o nome já sugere, para quem possui o fogão perto de uma parede – que deve ser suficientemente resistente para suportar o peso da peça.

Na dúvida, vale sempre a pena consultar um especialista antes de fazer a instalação, para garantir a segurança e evitar prejuízos.

Se a sua coifa de parede funcionar como exaustor, é aconselhável instalar os dutos na mesma parede na qual ela está.

Também é interessante manter o produto no mínimo 50mm de distância de paredes laterais ou armários.

Quanto à potência de sucção de sua coifa, para escolher a ideal é preciso levar em conta o seguinte: tamanho do ambiente, tipo de uso (especialmente em relação a frituras) e a intensidade dele.

Para chegar à medida do espaço, o segredo é multiplicar comprimento X largura X altura, ou seja, o volume do local, por 10. Assim, você terá uma noção do poder de sucção mínimo que uma coifa precisa para tratar todo o ar.

No caso de um fogão com uso intenso, incluindo preparo frequente de frituras, ou se houver uma churrasqueira no ambiente, por exemplo, é bom considerar a aquisição de uma coifa mais potente.

Ter diversas portas e janelas no local é outro motivo para investir em mais potência, proporcionando limpeza do ar mais eficiente. O mesmo vale para uma cozinha do tipo americana.

Lembrando que o dimensionamento dos dutos da sua coifa é influenciado pela vazão, isto é, quanto maior a vazão do equipamento maior o duto, não importando se ele é circular ou retangular.

Espero que as dicas sobre como escolher coifa para cozinha possam ajudar você a deixar seu cantinho de preparo dos alimentos mais confortável, agradável e bonito.

Até a próxima…

/* ]]> */