Beleza Cabelos

10 dicas de como escolher o secador de cabelo ideal

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Depois da lavagem, uma das etapas mais importantes nos cuidados com os cabelos é a finalização. Ela pode ser feita de várias maneiras, dependendo do tipo de fio e gosto particular de cada mulher, mas, quase sempre, ela envolve um aparelho que não pode faltar na penteadeira: o secador de cabelo.

E, apesar de não parecer, a busca pelo aparelho ideal pode não ser uma tarefa assim tão fácil, ainda mais diante da grande variedade de modelos disponíveis no mercado, com diferentes pesos, tamanhos, potências e temperaturas atingidas, além daqueles que tratam enquanto secam os fios.

Por isso, antes de comprar o seu ou presentear alguém com um secador, é muito importante analisar os recursos providos desta ferramenta, buscando escolher a opção ideal de acordo com os benefícios desejados. Quer saber como escolher o secador de cabelo ideal para você? Então, anote aí as nossas dicas para não errar na hora de fazer a compra!

1ª dica: Peso e tamanho

Quem nunca passou 30 minutos secando o cabelo e acabou com dores no ombro e no braço? Essa é uma reclamação muito comum entre muitas mulheres, especialmente as de cabelos longos, que costumam ficar mais tempo usando o secador para secar ou modelar os fios.

Por isso, acertar no peso e tamanho do secador ideal para você é a primeira dica importante antes de ir à loja. Segundo especialistas, a média de peso ideal é de 300 a 800 gramas. Se o uso da ferramenta for contínuo (maior que 30 minutos), o recomendável é que esta possua o peso abaixo de 500 gramas, para não sobrecarregar a musculatura e cansar o braço e os ombros.

E não se esqueça: quanto mais leve for o secador, mais fácil será a sua manipulação, resultando em um uso mais agradável.

2ª dica: Potência

Acertar na potência do secador ideal para você é o segundo requisito mais importante antes da compra do aparelho. Para quem não sabe, a potência se refere ao quanto o jato de ar quente será expelido pelo secador. Sendo assim, quanto maior for a potência, mais rápida será a secagem e maior a facilidade para modelar cabelos ondulados, cacheados ou crespos, devido às altas temperaturas.

Neste caso, a dica dos especialistas para garantir uma escova caseira digna de salão é apostar em aparelhos em que a potência seja maior do que 1.600w. Aqueles acima de 1.900w são considerados ideais para uso profissional.

Se você possui fios finos, lisos e curtos, esta é a potência ideal para o seu secador de cabelo. Já para quem tem cabelos em tamanhos médios ou fios volumosos, um secador com a potência de 2.000 à 2.100w é mais recomendável.

Para a mulherada que possui fios muito longos, grossos e volumosos, um secador de 2.400w pode ser a opção ideal para garantir uma secagem eficaz.

3ª dica: Voltagem

Os secadores de cabelo estão disponíveis em duas voltagens: 110v ou 220v. Ainda, é possível comprar esses aparelhos com as duas voltagens ao mesmo tempo, chamados de bivolt, a mais recomendada para quem viaja frequentemente, já que alguns estados do Brasil utilizam 110v, enquanto outros usam 220v.

4ª dica: Consumo

Certamente, se você usa o secador de cabelo frequentemente, já deve ter ficado com medo de ver a conta de luz no fim do mês, não é mesmo? Por isso, antes de comprar o aparelho ideal para você, é importante também ficar atenta ao seu consumo.

Um secador pequeno consumo, em média, 3,60 kW/h por mês. Sendo assim, se você quer economizar na conta de energia, na hora de adquirir o seu produto, dê preferência para aparelhos com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) na categoria A, que é a mais indicada para garantir economia na conta de luz ao final do mês.

5ª dica: Ergonomia

No mercado, existem inúmeras opções de secadores de cabelo com cabo ergonômico, que facilita o encaixe das mãos e, portanto, garante um manuseio mais fácil e correto do instrumento. Antes da compra, faça um teste e verifique se há alguma dificuldade em manuseá-lo.

6ª dica: Íon, turmalina ou cerâmica

Outro ponto importante, que deixa a maior dúvida entre a maioria das mulheres, é o modelo do secador ideal para cada pessoa. E, apesar de parecer a escolha mais difícil do mundo, basta analisar quais as suas prioridades em relação aos cuidados com o seu cabelo e buscar a opção que mais lhe agrade.

No mercado, existem três modelos principais: de íons (negativos ou positivos), turmalina e cerâmica. O secador de íons negativos ajuda a fechar as cutículas dos fios, deixando o frizz controlado, além de agilizar o tempo de secagem e auxiliar no aumento do brilho do cabelo.

Já os modelos com íons positivos são responsáveis por abrir as cutículas das nossas madeixas, preparando os fios para receberem tratamentos químicos, como coloração, queratinização ou hidratação, potencializando-os.

Enquanto isso, os secadores com turmalina (um pó oriundo de uma da pedra preciosa de mesmo nome, que é adicionado aos aparelhos) liberam íons negativos, deixando os fios mais brilhantes e sedosos.

Por último, as ferramentas de cerâmica possuem o bico revestido com este material, distribuindo o calor mais uniformemente, o que ajuda a minimizar os danos aos fios e secar os cabelos de forma natural, mantendo fios hidratados e mais saudáveis.

Portanto, basta ficar atenta às necessidades das suas madeixas e escolher o melhor modelo para secar e modelar os seus fios.

7ª dica: Ar quente e ar frio

Apesar de ligarmos automaticamente o ar quente ao nos referirmos a secadores de cabelos, o que muita gente não sabe é que o ar frio também desempenha um papel importante na saúde das nossas madeixas. Este ajuda a fechar as cutículas dos fios, resultando em um cabelo mais brilhoso e evitando o seu ressecamento excessivo.

Por isso, o ideal é apostar em um aparelho com as duas opções e utilizar o ar frio no momento da finalização da escova e para fixar o penteado após o uso do jato quente.

8ª dica: Garantia

Devido a ser um instrumento de uso contínuo, a dica na hora de comprar o secador de cabelo é escolher um de garantia estendida. Assim, se houver um defeito ou quebra do mesmo, a garantia providenciará o conserto ou mesma a troca do secador.

9ª dica: Ruído

Secadores estão entre os três eletrodomésticos mais barulhentos dentro da casa de uma mulher, concorda? Por isso, as embalagens passaram a trazer o Selo Ruído, que classifica os decibéis emitidos pelo aparelho.

Anote aí: o nível 1 equivale ao mais silencioso e, o 5, ao menos silencioso. Se o secador for anterior a essa regra (criada em 2014), uma opção é usar um silenciador. O acessório diminui o barulho em ceca de 40%.

10ª dica: Acessórios

Quando for comprar o seu secador de cabelo, opte por aqueles que venham com mais opções de acessórios. A maioria dos aparelhos vem com um difusor e dois bocais direcionadores de ar, um maior e outro menor.

O difusor é muito útil para quem tem cabelo ondulado ou enrolado, pois confere mais naturalidade aos cachos e menos agressão aos fios. Enquanto isso, o direcionador largo ajuda a modelar os cabelos na hora da escova. Já o direcionador mais estreito, por sua vez, é feito para modelar franjas e topetes.

/* ]]> */