Beleza Cabelos

Como escurecer o cabelo naturalmente? Veja 7 receitas fáceis

Mudar o visual é um dos hobbies favoritos de muitas mulheres. Principalmente quando o assunto é cabelo, dar um ar novo aos fios é uma tarefa que faz bem tanto para a estética quanto para a autoestima, transformando a forma como nos vemos na frente do espelho.

No entanto, o uso de excessivo de químicas, inclusive tinturas, pode acabar trazendo alguns danos à saúde das nossas madeixas, especialmente quando não são tomados os devidos cuidados diários com os fios após os procedimentos. E, ainda, quando as colorações passam a ser muito frequentes à medida que os cabelos brancos começam a aparecer, o prejuízo tende a ser ainda maior.

Por isso, tanto para você que gosta de mudar a cor do cabelo simplesmente para um up no look ou para cobrir os fiozinhos grisalhos, a boa notícia é que existem receitas caseiras feitas com ingredientes naturais que podem ajudar a escurecer os fios de maneira eficiente, sem agredir a fibra capilar.

Quer saber como escurecer o cabelo naturalmente? Então, continue de olhos nos próximos parágrafos desse artigo e aprenda receitas fáceis de fazer em casa, sem gastar muito tempo ou dinheiro. Vem comigo!

1 – Café

Para escurecer o cabelo com esta receita caseira, basta preparar um café bem forte, sem açúcar. Espere esfriar e, em seguida, aplique no cabelo seco. Cuide para que todos os fios recebam o café por igual para evitar manchas.

Agora, envolva o cabelo em uma touca plástica para evitar sujar a roupa e aguarde 30 minutos. Passado esse tempo, lave as madeixas normalmente, com o shampoo e condicionador de sua preferência. O cabelo já fica escurecido logo na primeira aplicação, mas é preciso um uso regular para melhorar os resultados.

2 – Sálvia comestível

A sálvia comestível é uma planta medicinal considerada um dos métodos mais eficazes para escurecer o cabelo. No entanto, é preciso procurar pela espécie certa, visto que algumas são tóxicas. Para utilizá-la nas suas madeixas, pegue a quantidade equivalente a uma xícara de folhas de sálvia e coloque para ferver uma panela com água.

Em seguida, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe para retirar as folhas e aplique o chá no cabelo seco, deixando-o agir por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, lave os fios normalmente. Repita o procedimento várias vezes na semana até atingir o tom desejado.

3 – Cacau

O cacau é um ingrediente muito usado para escurecer o cabelo naturalmente, além de hidratá-lo profundamente. E se você adora fios em tons de chocolate, essa receitinha será perfeita para você!

Para utilizá-la nas madeixas, tenha em mãos um cacau em pó sem açúcar. Em seguida, divida o shampoo em duas partes e complete a embalagem metade cheia com o cacau, misturando bem.

Depois, lave o cabelo com esse shampoo, esperando que ele aja por alguns instantes no banho. Enxágue normalmente e aplique o condicionador de sua preferência. Você pode continuar usando o shampoo com cacau até alcançar o tom desejado nas suas madeixas.

4 – Chá preto

Apesar de escurecer de forma eficiente o cabelo, esse produto natural também pode manchar roupas e a pele. Portanto, o ideal é que você utilize uma touca plástica depois de aplicá-lo nos fios e usar roupas velhas para não correr o risco de manchar.

Primeiro, prepare o chá usando três colheres (sopa) e duas xícaras de água. A quantidade dos dois pode variar de acordo com o tamanho e volume das suas madeixas. Espere até a bebida ficar pronta e, depois que esfriar, aplique em todo o cabelo.

Deixe o chá agir por cerca de 20 minutos e lave os fios normalmente com o shampoo e condicionador que você costuma utilizar no dia a dia. Repita o procedimento pelo menos uma vez por semana até atingir o tom desejado.

5 – Óleo de semente de mostarda

Apesar de precisar de uma aplicação mais demorada em relação aos demais ingredientes acima, o óleo de semente de mostarda pode não só escurecer o cabelo com bastante eficiência como também nutrir, já que óleos naturais costumam fazer muito bem à fibra capilar.

Para isso, aplique o óleo nos fios secos, distribuindo-o bem por toda a cabeça, e coloque uma touca plástica ou toalha. A partir daí, você tem duas opções: dormir com o óleo e lavar o cabelo apenas no dia seguinte ou deixar ele agir por um tempo aproximado de 4 horas nos fios.

Em seguida, basta lavar bem as madeixas, aplicando o shampoo entre duas e quatro vezes até remover o óleo por completo, e depois o condicionador. Os resultados no cabelo costumam aparecer de forma mais lenta e o recomendado é que o óleo de semente de mostarda seja aplicado nos fios a cada 15 dias.

6 – Amla em pó

Para usar esse poderoso ingrediente para escurecer o cabelo naturalmente, basta colocar 2 colheres (chá) de amla em pó e 1 colher (chá) de óleo vegetal (de coco, argan ou qualquer outro de sua preferência) em uma panela ao fogo junto com uma quantidade de água quente ideal para cobrir os ingredientes por completo.

Mexa bem a mistura até obter um creme homogêneo. Desligue o fogo e espere esfriar. Quando isso acontecer, adicione o condicionador que você costuma usar à mistura, em uma quantidade suficiente para o tamanho e volume dos seus fios.

Aplique nos cabelos fazendo mechas finas e massageie. Aguarde agir por cerca de 30 minutos e lave os cabelos como de costume.

7 – Água de batata

A água de batata, ou melhor, água da casca de batata, é utilizada há muitos anos na rotina de embelezamento capilar para escurecer os fios de forma natural e, de quebra, nutrir e fortalecer os fios, graças às poderosas propriedades nutricionais presentes na casca desse legume. Veja aqui como fazer!

Cuidados ao escurecer o cabelo naturalmente

Apesar de as receitinhas caseiras que ensinamos acima serem feitas apenas com ingredientes naturais, que ajudam a escurecer os fios sem agredi-los, é importante tomar alguns cuidados básicos antes de aplicá-los. São eles:

  • Cabelos tingidos ou descoloridos podem não ter os mesmos resultados vistos em fios naturais. Isso porque, se o cabelo estiver com resíduos químicos, eles podem reagir com a composição natural dos ingredientes e ter um efeito indesejável.
  • Alguns ingredientes naturais para escurecer o cabelo, como é o caso da sálvia e do café, podem deixar um cheiro residual forte. Portanto, lave bem os fios com um shampoo cheiroso e água em abundância.
  • Antes de aplicar qualquer uma das receitas acima no cabelo, teste no braço para garantir que você não terá nenhuma reação alérgica ao ingrediente escolhido.
  • Mulheres com cabelos claros ou loiros não terão os mesmos resultados de quem tem os fios escuros e com uma cor uniforme. Por isso, as receitas ensinadas anteriormente são mais indicadas para madeixas naturais e para cobrir os primeiros fios brancos que aparecem na cabeça.
  • Os ingredientes usados para escurecer o cabelo naturalmente não possuem a mesma fixação que as tinturas químicas. Portanto, assim que você suspender o uso, os fios voltarão à sua cor original.
  • Cuide sempre para que a aplicação das receitas seja feita por todo o cabelo igualmente para não correr o risco de manchar os fios.

Gostou das receitas caseiras para escurecer o cabelo naturalmente? Já experimentou alguma delas no seu cabelo? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando o que achou!

Até a próxima!

/* ]]> */