Maternidade

Como fazer banho de balde no bebê? Veja aqui dicas essenciais

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O banho de balde é, segundo a teoria da extero gestação, uma das formas de acalmar o bebê reproduzindo a sensação de que ele ainda está dentro do útero da mãe.

Mas para muitas mães, principalmente as de primeira viagem, o banho é um momento muito delicado que exige o máximo de atenção, ainda mais com os recém-nascidos.

Neste, artigo veja como fazer banho de balde no bebê passo a passo. Também confira dicas essenciais para fazer o banho corretamente.

Por que fazer o banho de balde?

O banho de balde ou ofurô para bebê é uma técnica usada para acalmar o bebê. Segundo a teoria da extero gestação, o bebê recém-nascido ainda está se adaptando ao mundo extra-uterino e todas as sensações que fazem lembrar de quando ele ainda estava no aconchego da barriga da mãe sempre proporcionam bem-estar e sensação de segurança para o pequeno.

Quando o banho de balde é feito corretamente, o bebê sente o corpo aquecido e bem acolhido, todo envolto por água morna e tecido.

É normal que o bebê fique muito quieto e feche os olhos, quase como se estivesse ainda no útero da mãe, revivendo esses momentos.

Como fazer o banho de balde?

Para fazer o banho de balde você vai precisar de um balde pequeno, para o caso dos recém-nascido, ou um ofurô de bebê, que é possível encontrar para comprar na internet.

Você também precisará de um cueiro ou algum outro pano grande o suficiente para enrolar o bebê.

Para  fazer o banho de balde, siga este passo a passo:

  1. Enrole o bebê: a primeira coisa que você precisará fazer é enrolar o bebê com a técnica do charutinho para que ele sinta que seu corpo está envolto por algo bem aconchegante. Neste post, no item 3 você pode aprender a enrolar o bebê;
  2. Coloque água morna no balde: a quantidade de água que deve ter no balde deve ser suficiente para cobrir o bebê até os ombros;
  3. Segure o bebê: para segurar o bebê, você precisará usar as duas mãos segurando levemente o bebê para evitar que a cabeça dele tombe ou entre na água;
  4. Tempo necessário: perceba os sinais que o bebê está passando, quando ele começar a se mexer e parecer incomodado, é hora de tirá-lo.

Crie um ambiente aconchegante:

Para criar um ambiente mais confortável para o pequeno, diminua um pouco a luz e mantenha o local numa temperatura agradável, evitando correntes de ar.

Você pode colocar duas gotinhas de essência de alfazema na água ou até misturar chá de camomila, pois o aroma ajudará a acalmar o bebê.

Música calma:

Cantar é uma prática muito útil para acalmar os bebês. Pode ser uma música que você goste ou até colocar para tocar uma música de ninar.

A som tende a ajudar o bebê a relaxar e se sentir seguro.

 

O banho de balde é uma das estratégias embasadas na teoria da extero gestação. Para saber mais, acesse:

/* ]]> */