Beleza Cabelos

Como fazer cachos com chapinha? Aprenda passo a passo com dicas

Cabelos lisos, brilhosos e bem escorridos nunca saem de moda. Afinal, eles são lindos, atraentes e super práticos para a nossa rotina, com trabalho, estudos, filhos e afazeres domésticos, que às vezes não nos deixam muito tempo disponível para ficar na frente do espelho como merecemos.

Por outro lado, mesmo com toda essa praticidade dos fios lisos, chega um dia em que queremos mudar um pouco o visual e dar um novo ar às madeixas, seja fazendo um novo penteado, colorindo ou descolorindo os fios, fazendo um corte da moda ou simplesmente fazendo ondas ou cachos.

Em relação a este último caso, os cabelos ondulados, aqueles com ar de ondas naturais, estão super em alta e são os favoritos das mulheres, principalmente entre as celebridades e blogueiras famosas, quando a ideia é oferecer um look mais sexy e jovial aos fios.

Eles são atraentes e combinam com qualquer tipo de rosto e ocasião, podendo até mesmo serem usados no dia a dia para mudar um pouquinho o visual rotineiro. No entanto, você deve estar pensando que nem todo mundo tem um money extra disponível no fim do mês para investir em um babyliss, aparelho usado para modelar as madeixas, que costuma ser caro.

Isso é verdade! Mas, saiba que não é o fim do mundo e, mesmo que você não tenha um desses, é possível sim criar ondas e cachos nos seus cabelos lisos, de forma simples e bem fácil. Mas como?

Apesar de a chapinha ser uma aliada de quem busca cabelos lisos, o que poucas mulheres sabem é que este acessório amigo para todas as horas também pode substituir o babyliss para ondular ou criar cachos nos fios, como vamos te ensinar no artigo de hoje.

No começo, você pode estranhar um pouco e até sentir alguma dificuldade para ondular o cabelo usando a chapinha, mas depois de alguns dias praticando, você pegará o jeito e terá ondas e cachos perfeitos, como sempre quis, em poucos minutos na frente do espelho.

Quer saber como fazer cachos com chapinha no seu cabelo? Então, fique de olho no passo a passo e dicas a seguir para não errar em nada e arrasar na próxima produção!

Passo a passo e dicas infalíveis

 

Passo 1: Prepare o cabelo

Para fazer ondas ou cachos no cabelo com a chapinha, é necessário que o seu cabelo esteja completamente seco e já escovado com o secador (caso você não tenha cabelos lisos naturais). Não é recomendado cachear ou ondular as madeixas úmidas ou molhadas com chapinha, por mais que existam aparelhos “revolucionários” no mercado de beleza que prometam isso. Evite comprometer a saúde dos seus fios!

Passo 2: Esquente a chapinha

Você deve aquecer a chapinha de acordo com a quantidade e textura dos seus fios. Se o seu cabelo é pouco e fino, cuide para que o aparelho fique em temperatura baixa. Já no caso de quem tem muito cabelo e fios grossos, que costumam ter mais frizz, a chapinha pode ficar em temperatura mais alta.

Passo 3: Aplique um protetor térmico

Quem está adaptada a passar sempre chapinha no cabelo já sabe que não pode usar o aparelho – ou qualquer outro em temperatura quente – nos fios sem um protetor térmico. O produto tem a função de criar uma capa de proteção ao redor dos fios para evitar que o calor excessivo queime e danifique a fibra capilar.

Por isso, aplique o protetor térmico em todo o cabelo antes de fazer as ondas ou cachos e penteie-o com um pente ou simplesmente com os dedos para espalhar bem o produto. A dica para quem tem cabelos mais grossos é espalhar o produto pelo cabelo através de mechas, já que se aplicá-lo apenas por cima pode não atingir as camadas embaixo dos fios.

Passo 4: Divida o cabelo em mechas

Para fazer as ondas ou cachos com a chapinha, será necessário dividir o cabelo em mechas, tal como se fosse usar a chapinha como de costume para alisá-lo. Tente separar as mechas em seções no topo da cabeça e acima das orelhas para facilitar o processo.

Quando começar a enrolar as madeixas, comece pelas mechas de baixo da cabeça, entre as orelhas e o pescoço, e siga até o topo da cabeça, na direção da frente para trás para dar um melhor acabamento às suas ondas ou cachos.

A espessura dos cachos vai depender da quantidade de cabelo que você separar em cada mecha. Se quiser cachos maiores e mais soltos, use uma maior quantidade de fios nas mechas. Se quiser mais finos e firmes, aposte em uma menor quantidade.

Passo 5: Comece a enrolar o cabelo

Agora, você já pode começar a modelar as suas ondas ou cachos com a chapinha. Neste caso, você pode usar as mais diferentes técnicas para realizar esse processo, o que vai depender do efeito que você quer dar ao visual. Veja a seguir:

Enrolando o cabelo em meia-volta

Método 1: Começando pela metade de baixo do cabelo, longe da raiz, pegue uma mecha e feche a chapinha no cabelo. Vire a chapinha fazendo uma meia-volta no próprio cabelo, deixando o formato de “U” entre o cabelo e a chapinha.

Nessa posição, deslize a chapinha no cabelo até o final da mecha. Se você fizer isso mais rápido, terá cachos menos acentuados ou marcados. Se passar a chapinha devagar, terá cachos maiores e mais evidentes, o que vai depender exclusivamente do seu gosto.

Método 2: Diferente do método 1, você pode começar a enrolar o cabelo a partir da raiz, mais próximo ao couro cabeludo, cuidando apenas para não queimá-lo. Pegue uma mecha e feche a chapinha no cabelo, fazendo uma meia-volta e deixando o formato de “U” entre a chapinha e o cabelo, tal como no primeiro método.

Nessa posição, deslize a chapinha no cabelo até o final da mecha. Se você fizer isso mais rápido, terá cachos menos acentuados ou marcados. Se passar a chapinha devagar, terá cachos maiores e mais evidentes, o que vai depender exclusivamente do seu gosto.

Enrolando o cabelo com volta completa

Nos métodos anteriores, você aprender a fazer ondas ou cachos no cabelo com a técnica da meia-volta. Agora, em vez de fazer a meia-volta, você vai saber como enrolar o cabelo girando a chapinha com uma volta completa, que é ideal para criar cachos mais acentuados e completos.

Para isso, pegue uma mecha e feche a chapinha nela. Feito isso, gire a chapinha com uma volta inteira, rodando o cabelo nele mesmo, como se fosse um laço. Repita o processo em todo o cabelo e pronto!

Enrolando o cabelo com a chapinha girando para baixo ou para cima

Da mesma forma que você pode escolher entre girar a chapinha em meia-volta ou volta completa para fazer as suas ondas ou cachos, existe também a opção de girá-la para baixo ou para cima para criar diferentes efeitos, de acordo com o seu gosto.

Neste caso, independente se for usar a técnica da meia-volta ou volta inteira, você pode girar a chapinha para cima ou para baixo. Cada uma dessas formas oferece um acabamento diferente aos seus cachos. A dica é testar cada uma delas e descobrir qual deixa o visual mais bonito no seu cabelo.

Enrolando o cabelo com a chapinha em um quarto de volta

Se você não estiver muito a fim de fazer cachos marcados no cabelo, pode apostar em ondas mais discretas e naturais, típicas dos anos 90. Neste caso, em vez de girar a chapinha em meia-volta ou volta inteira, ou para cima ou para baixo, a dica é fechar a chapinha na mecha, fazer um quarto de volta para cima e, em seguida, fechá-la no pedaço seguinte da mesma mecha fazendo um quarto de volta para baixo. Repita o processo em cada pedaço da mecha até chegar ao final dela.

Fazer esse tipo de ondas em todo o cabelo pode demorar um pouco mais que os demais métodos que você aprendeu acima, mas o resultado é de um cabelo ondulado bem natural e discreto.

Passo 6: Aplique um spray fixador

Antes de finalizar o seu cabelo ondulado com chapinha, a dica é aplicar um spray fixador para manter os cachos ou ondas no lugar e evitar que eles desmanchem quando pegarem o primeiro vento. Apenas evite usar o produto de forma excessiva, pois pode deixar o cabelo duro e estaladiço, estragando o look desejado.

Passo 7: Finalize o cabelo

Agora, você pode finalizar o seu cabelo ondulado com alguns truques básicos para dar o efeito que deseja aos cachos ou ondas. Você pode tentar deixar os seus cachos ou ondas mais soltos passando os dedos por eles para despenteá-los, dando um ar de mais naturalidade e volume.

Já no caso de quem quer cachos mais firmes, além de aplicar o spray fixador que falamos no passo anterior, o ideal é passar também creme anti-umidade, principalmente se a região onde você mora é muito úmida.

Dicas importantes para fazer cachos com chapinha

Agora que você já aprendeu como fazer cachos com chapinha de maneiras diferentes e simples, chegou a hora de saber quais são as principais dicas para não errar na hora de mudar o visual. Anote aí!

  • A chapinha para fazer o processo deve ser fina, com largura entre 2,5 a 5 cm. Se o aparelho tiver um tamanho muito grande, muito provavelmente, você não conseguirá formar os cachos, já que será difícil segurá-lo ao mesmo tempo em que segura as madeixas.
  • A espessura dos cachos ou ondas vai depender da quantidade de cabelo que você separar em cada mecha. Em geral, mechas menores fazem cachos mais firmes e pequenos, enquanto mechas maiores resultam em cachos maiores e mais soltos. Se for o caso, você pode misturar os dois estilos e criar um estilo mais a sua cara.
  • Você pode escolher entre qualquer uma das técnicas e métodos que ensinamos nesse artigo para fazer os seus cachos ou ondas. Teste cada uma delas para descobrir qual combina mais com você.
  • Pratique! Muito dificilmente, os seus cachos ou ondas feitos com chapinha ficarão perfeito na primeira vez que você os fizer. Por isso, a prática é a melhor maneira de você pegar o jeito e arrasar com um novo visual.
  • As chapinhas de cerâmica são melhores que as de metal para realizar o procedimento no cabelo, pois este último material pode danificar os fios.
  • Lembre-se que quanto mais você apertar a chapinha na mecha, mais acentuado será o cacho!
  • Se você não tiver um protetor térmico, uma ótima dica é usar o óleo de coco, que pode desempenhar a mesma função nos fios. No entanto, você não pode deixá-lo no cabelo como o protetor. O correto é usá-lo como condicionador, máscara capilar ou como selante hidratante, mas sempre com posterior enxágue.
  • E atenção! Não é recomendado deixar a chapinha por mais de 7 a 10 segundos em cada mecha, pois isso pode queimar os fios.

Com todas essas dicas, não tem como errar na hora de fazer cachos com chapinha, concorda? E você aí? Já tentou o procedimento em casa? Conte para nós nos comentários!

Até a próxima!

/* ]]> */