Beleza Cabelos

Como fazer nutrição no cabelo? Veja passo a passo e dicas fáceis

Não tem jeito: cabelo bonito é sinônimo de cabelo bem cuidado! Por isso, se você quer ter fios saudáveis e cheios de vida, a dica é investir nos cuidados diários de maneira especial, que incluem alimentar-se bem e, é claro, estar sempre em dia com o seu cronograma capilar.

Falando nisso, uma das etapas mais importantes da famosa “agenda” de tratamento capilar é a nutrição. Trata-se nada mais nada menos que a reposição dos óleos do cabelo. É claro que não estamos falando aqui daquela oleosidade do couro cabeludo, que deixa os fios pesados e com aspecto “sujo”, mas sim dos chamados lipídios, compostos não solúveis em água e que podem dar uma excelente emoliência aos nossos fios.

Portanto, a etapa de nutrição, que acontece depois da fase de hidratação dentro do cronograma capilar, serve para devolver ao cabelo os lipídios e proteínas perdidos por ele no decorrer dos dias, seja pela ação de agentes naturais (vento, sol, umidade, poluição, etc.) ou de agentes químicos e mecânicos, como secador, chapinha, babyliss, tinturas, escova progressiva, alisamentos químicos, entre outros.

Nutrir o cabelo frequentemente, principalmente no caso de cacheados e crespos, que já são naturalmente ressecados, dará aos seus fios a lubrificação necessária para que eles aguentem passar por todos os dias por esses processos químicos e naturais sem qualquer problema, podendo ficar livre por muito mais tempo do ressecamento, frizz e volume excessivo.

Para isso, é preciso suprir essa necessidade de nutrição das nossas madeixas com óleos vegetais e outros produtos nutritivos, além de utilizá-los de maneira adequada, como vamos ensinar a seguir.

Quer saber como fazer nutrição no cabelo de forma correta? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que nós vamos te mostrar 3 formas diferentes com passo a passo para conseguir deixar os seus fios mais macios e brilhosos em um piscar de olhos!

1 – Nutrição (Umectação) com óleos vegetais

Como você já viu bastante aqui no blog, os óleos vegetais podem ser uma alternativa natural e benéfica ao cabelo quando o assunto é buscar bons aliados no tratamento de beleza. Por isso, eles têm sido cada dia mais utilizados para cuidar dos cabelos, especialmente na etapa de nutrição do cronograma capilar, para deixar os fios mais saudáveis, nutridos e brilhosos.

Existem inúmeras opções deles no mercado de cosméticos ou de produtos naturais, mas a escolha do seu óleo vai depender da necessidade e objetivo na hora de nutrir as suas madeixas. Dentre eles, podemos destacar o óleo de coco, o mais queridinho entre todos, o óleo de rícino, o óleo de amêndoas, o óleo de Argan, entre outros que você já conheceu por aqui. Se ainda estiver em dúvida sobre qual escolher, veja os 15 melhores óleos para passar no cabelo.

Uma dica importante é que, ao contrário da hidratação, a nutrição deve ser feita antes de lavar o cabelo, já que alguns deles (com poucas exceções) não penetram nos fios. Além disso, como a maioria dos shampoos contém sulfato em sua composição, uma substância altamente prejudicial às nossas madeixas, o ideal é aplicar o óleo nos cabelos ainda sujos para protegê-los das agressões dessa substância e permitir que eles fiquem limpos e não ressecados.

Leia também: Tipos de shampoos: saiba como escolher o ideal para o seu cabelo

Veja, a seguir, como fazer nutrição no cabelo com óleos vegetais:

Passo 1: Depois de escolher o óleo vegetal de sua preferência, divida o cabelo (sujo e seco) em mechas e aplique uma boa quantidade do produto em cada uma delas, no sentido da raiz às pontas.

Passo 2: Espere agir por cerca de uma hora. Se quiser, pode colocar uma touca (térmica ou plástica) para potencializar os resultados. Você também pode aplicar o óleo à noite, antes de dormir, e lavar o cabelo apenas no dia seguinte, não tem problema algum.

Passo 3: Passado esse tempo ou no dia seguinte, lave bem os cabelos com um shampoo e condicionador de sua preferência. Aguarde até os fios secarem naturalmente ou faça isso com a ajuda de um secador. Prontinho! Finalize como de costume.

Nutrição com máscara de tratamento

Outra maneira bastante simples de nutrir bem as suas madeixas é usando uma máscara de nutrição. Assim como os óleos vegetais, existe uma grande variedade delas presente no mercado e, por isso, você também deve escolher a melhor para você de acordo com os nutrientes presentes no produto e, é claro, com a necessidade e objetivo do uso nos seus fios.

Quando for escolher a sua máscara de nutrição, cuide para que ela contenha em sua composição pelo menos um ou mais desses ingredientes: ceramidas, aminoácidos, manteigas vegetais, óleo de coco, óleo de ojon, óleo de Argan, óleo de abacate, entre outros óleos vegetais.

Agora, veja como aplicar o produto corretamente para deixar os fios nutridos:

Passo 1: Lave bem os cabelos com um shampoo, enxágue e retire o excesso de umidade com uma toalha.

Passo 2: Em seguida, divida os cabelos em mechas e aplique a máscara nutritiva em cada uma delas, massageando no sentido do comprimento às pontas dos fios, evitando a raiz.

Passo 3: Espere agir por 20 ou 30 minutos ou de acordo com o tempo recomendado na embalagem e enxágue em seguida. Aplique um condicionador e pronto! Pode finalizar o cabelo como de costume.

Dica importante: Se quiser deixar a sua máscara de nutrição ainda mais potente, pode adicionar algumas gotinhas do óleo vegetal de sua preferência ao produto. O resultado é de mais maciez e brilho como você nunca viu!

Nutrição com manteigas vegetais

Uma outra maneira, não muito menos benéfica que as duas anteriores para nutrir os cabelos, é a nutrição com manteigas vegetais. Assim como os óleos e as máscaras nutritivas, existem inúmeras delas: karité, cupuaçu, semente de uva, açaí, manga, murumuru, cacau, entre outras, que você deve escolher de acordo com a necessidade e objetivo do seu cabelo.

Passo 1: Derreta a manteiga vegetal que você escolheu em banho-maria ou no microondas.

Passo 2: Em seguida, divida o cabelo (sujos e secos) em mechas e aplique o produto em cada uma delas, no sentido da raiz às pontas.

Passo 3: Espere, no mínimo, uma hora até a manteiga vegetal agir nos fios ou durma com ela, usando uma touca plástica, e lave-os apenas no dia seguinte.

Passo 4: Uma hora depois ou no dia seguinte, lave bem os cabelos com shampoo e condicionador. Prontinho! Finalize como quiser.

/* ]]> */