Beleza Cabelos

Como fazer reconstrução capilar? Veja passo a passo e dicas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você percebeu que os seus fios estão secos, quebradiços, elásticos, porosos, sem brilho e sem vida? Pois saiba que, além de ser o terror de toda mulher, um cabelo mal cuidado e danificado pode ser um sinal de que você está precisando de uma boa reconstrução capilar.

O procedimento, que é a terceira etapa do cronograma capilar, ajuda a recuperar a fibra capilar e reparar as “fissuras” causadas por processos químicos e mecânicos, como alisamentos, tinturas, escova progressiva, secador, chapinha, babyliss; ou, ainda, pela ação de agentes naturais, como é o caso do sol, vento, umidade, chuva, calor, entre outros, que acabam agredindo a fibra capilar e causando a perda de queratina (proteína principal da estrutura dos fios).

Com isso, o cabelo vai ganhando todas as características negativas citadas no começo desse artigo, que não costumam agradar em nada na frente do espelho. Por isso, a reconstrução capilar é um tratamento indicado para reparar profundamente cabelos danificados, repondo a queratina dos fios, o que automaticamente devolverá o brilho, deixando os fios fortes e reduzindo o frizz.

Quer saber como fazer reconstrução capilar de forma correta? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e aprenda passo a passo!

Quem deve fazer?

Como você leu anteriormente, a reconstrução capilar serve para reparar os nossos fios danificados por processos químicos, mecânicos ou naturais, o que significa que todas nós devemos fazê-la, pelo menos a cada 15 ou 30 dias, já que estamos suscetíveis a esses danos o tempo todo.

No entanto, se você sentir que os seus cabelos estão muito fragilizados, quebradiços, elásticos e sem vida, esse sempre será o melhor momento para apostar no procedimento, até mais vezes dentro de um mês. Ele ajudará a repor a queratina dos fios, devolvendo o brilho e deixando o cabelo mais forte e sem frizz.

Mas atenção! Cabelos saudáveis não devem exagerar na reconstrução capilar, sob o risco de ocorrer o chamado efeito “rebote” e deixá-lo quebradiço, pois a queratina em excesso deixa os cabelos duros e pode levar à quebra dos fios.

Também é recomendado reconstruir o cabelo três dias antes e três dias depois de um procedimento químico para torná-lo mais resistente aos danos causados por ele. Investir em uma boa hidratação antes e depois da reconstrução capilar também é ideal para amaciar os fios. Fica a dica!

Quais produtos usar?

Além da queratina para repor a fibra capilar, que você pode encontrar nas versões líquida ou em gel, também é possível apostar nas máscaras de tratamento reconstrutoras para ajudar a realizar a reconstrução capilar. Para isso, basta que você se certifique que os produtos são ricos em:

  • Queratina;
  • Arginina;
  • Creatina;
  • Cisteína;
  • Proteína hidrolisada do trigo, milho, etc.;
  • Colágeno;
  • Aminoácidos.

Como fazer? Confira passo a passo

 

Agora que você já sabe tudo sobre a reconstrução capilar, chegou a hora de aprender como fazê-la em casa, de maneira super simples e fácil!

Você vai precisar de:

  • Queratina líquida ou em gel;
  • Shampoo antirresíduos da sua preferência;
  • Máscara de hidratação de sua preferência;
  • Protetor térmico (no caso de quem vai finalizar com escova ou chapinha).

Como fazer:

Passo 1: Primeiro, lave bem o cabelo com o shampoo antirresíduos para limpá-lo profundamente, removendo todos os resíduos e sujeiras dos fios, além de abrir as suas cutículas para que o cabelo absorva melhor a máscara de reconstrução que você escolheu.

Passo 2: Em seguida, enxágue e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Uma dica também é secar 30% dos cabelos com um secador.

Passo 3: Agora, divida o cabelo em mechas e aplique a queratina em cada uma delas, seguindo da nuca para o topo da cabeça. No caso da queratina líquida, você pode borrifá-la e, se for em gel, pode espalhá-la com a ajuda de um pincel.  Espere agir por cerca de 5 a 10 minutos.

Passo 4: Passado esse tempo, aplique a máscara em cima da queratina, mecha por mecha, massageando no sentido do comprimento às pontas. Coloque uma touca térmica ou plástica ou deixe o produto agir por 20 minutos.

Passo 5: Enxágue em seguida em água abundante e divida o cabelo em pequenas mechas novamente.

Passo 6: Escove (alise) o cabelo com secador e, depois de aplicar o protetor térmico, use uma chapinha para selar os fios. Espere 48 horas até lavar o cabelo outra vez e pronto!

Gostou de aprender como fazer reconstrução capilar? Já fez no seu cabelo de maneira diferente? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando o que achou!

Até a próxima!

 

/* ]]> */