Beleza Unhas

Como fortalecer as unhas?

Fortalecer as unhas é muito mais que uma questão de beleza ou vaidade. As unhas são o espelho da nossa saúde e refletem nosso bem-estar de forma geral.

Não adianta usar o esmalte da moda ou a última tendência em decoração se suas unhas forem opacas, quebradiças e fracas.

Se você quer exibir unhas lindas e fortes, leia este artigo e descubra alguns hábitos e cuidados diários que farão toda diferença na saúde das suas unhas. Confira!

Use esmaltes e óleos fortalecedores

Existem produtos, como bases e óleos, que são específicos para o tratamento de unhas fracas e quebradiças, auxiliando na sua nutrição e fortalecimento.

Geralmente são compostos vitaminados, que possuem principalmente vitamina B5, minerais e cálcio, nutrientes que ajudam a fortalecer as unhas.

Existe uma variedade grande de produtos desse tipo disponíveis no mercado, com diferentes aplicações. Mas de uma forma geral, eles devem ser aplicados diariamente, sobre a unha limpa e sem esmalte.

Dica: prefira os produtos que não possuem formol em sua composição, já que este pode causar alergia.

Mantenha mãos e unhas sempre hidratadas

Fortalecer-as-unhas

Assim como para a pele, a hidratação das unhas e cutículas é muito importante.

O uso de um bom creme hidratante ajuda a manter a unha saudável e hidratada, tornando-a menos suscetível a quebras e descamações, além de melhorar sua aparência geral.

Você pode usar qualquer hidratante, mas se tiver unhas muito fracas ou quebradiças, existem cremes específicos para fortalecimento no mercado.

Evite o uso de acetona

A acetona, produto muito utilizado para retirar o esmalte, deve ser evitada por pessoas que querem fortalecer as unhas, principalmente por quem já tem propensão a unhas fracas e quebradiças.

Ela é um químico que enfraquece e resseca as unhas fragilizadas.

Prefira removedores de esmalte, que possuem uma formulação mais suave e não agridem as unhas. Os mais indicados são os que contém óleos hidratantes ou glicerina.

Não use esmalte o tempo todo

Com tantas opções de esmaltes, sabemos a tentação que é passar uma cor a cada semana e experimentar todas as decorações possíveis.

No entanto, para fortalecer as unhas, é importante que haja um espaço entre as esmaltações, para que a unha possa respirar.

Emendar um esmalte no outro deixa a unha esbranquiçada, ressecada e com tendência à escamação.

Portanto, controle a ansiedade e deixe a unha natural. Afinal dois ou três dias sem esmalte não vai matar ninguém, certo?

E quando for esmaltar, sempre passe uma base primeiro, pois esta protege a unha da pigmentação do esmalte.

Não remova toda a cutícula

cuticula-unha-alicate-1314048313123_564x430

A cutícula é uma barreira de proteção da unha que impede a entrada de fungos e bactérias.

Portanto, remover toda a cutícula não é uma boa ideia para quem quer fortalecer as unhas, já que acaba deixando-a mais exposta e fragilizada.

Ao fazer as cutículas, retire somente o excedente e prefira o uso de removedores de cutículas do que alicates. Outra ideia é não retirá-las e sim trata-las, usando redutores e hidratantes específicos para esta região.

Use luva para as tarefas domésticas

Sempre proteja suas mãos ao realizar tarefas domésticas, quando há contato prolongado com água e principalmente com produtos químicos.

Produtos de limpeza podem ter compostos químicos fortes, abrasivos ou corrosivos que prejudicam a saúde das unhas, enfraquecendo-as e em alguns casos, estimulando o aparecimento de micoses.

Tenha uma alimentação balanceada para fortalecer as unhas

0010321794R-849x565

Como dissemos anteriormente, as unhas são o espelho da saúde do organismo e quando existe alguma deficiência nutricional, elas são as primeiras a demonstrar sinais de enfraquecimento.

Portanto, se você quer fortalecer as unhas, tem que ficar de olho na alimentação.

Vitamina A, C, B5, ferro, cálcio e proteína são os principais nutrientes que impedem que as unhas fiquem fracas ou quebradiças e estão presentes em alimentos como gelatina, leite, ovo, carne vermelha, couve, gérmen de trigo e espinafre.

Com uma alimentação balanceada e os cuidados citados acima, você conquistará unhas lindas e saudáveis em pouco tempo. Lembre-se que as unhas não são um “acessório de beleza” e sim uma parte do seu corpo que tem que ser cuidada e tratada.

Como anda a saúde das suas unhas? Conta pra gente o que você faz para fortalecer suas unhas!

Veja também:

Comentar