Beleza Cabelos Infográficos

Como hidratar o cabelo corretamente? Confira o passo a passo

Toda mulher sabe que precisa cuidar bem dos cabelos para deixar o visual sempre em dia. Mas, engana-se quem pensa que ter cabelos sedosos e brilhosos é fácil! É preciso, além de muita paciência e amor, investir nos tratamentos certos e diários para alcançar tal objetivo, dentre elas, uma boa hidratação.

Apesar de muita gente reclamar da falta de tempo ou até money para ir até o salão de beleza e fazer aquela hidratação poderosa nos fios, isso não é mais desculpa para quem realmente quer ter cabelos saudáveis e mais bonitos. Atualmente, com a gama de produtos capilares disponíveis no mercado de cosméticos, é possível fazer milagres nas madeixas e deixá-las super hidratadas, tais como você as vê quando sai do salão!

Além de economizar, comprando os produtos certos para os seus fios – que não devem ser obrigatoriamente caros – e seguindo os períodos certos para realizar o procedimento, qualquer mulher pode ter resultados impressionantes fazendo sozinhas a hidratação em casa.

E você? Será que está hidratando os seus cabelos corretamente? Para tirar as suas dúvidas, continue lendo esse artigo até o final e fique de olho no passo a passo que vamos mostrar para deixá-los sempre brilhosos e com vida! Vamos lá?

Como hidratar os cabelos: Infográfico com os erros mais cometidos

Para que serve a hidratação capilar?

como-hidratar-o-cabelo-corretamente

Muito provavelmente, você já deve ter feito milhares de hidratações durante a vida e, apesar de saber que o resultado é maravilhoso, nunca soube, de fato, o que elas fazem pelos nossos cabelos, não é verdade? Pois bem! Nos próximos parágrafos, você vai descobrir porque a hidratação é tão importante para as madeixas.

A hidratação capilar nada mais é do que um processo que visa repor a umidade natural e nutrientes perdidos (como a queratina) pelos fios no decorrer dos dias, seja por conta da agressão de agentes externos, como poluição, poeira, exposição solar, umidade, entre outros; ou pelo uso de certos produtos durante esse período, como tinturas, colorações, alisamentos químicos ou até mesmo shampoos com sal ou pH ácido, que tendem a ressecar em demasia os cabelos.

Por isso, os tratamentos hidratantes são feitos, em sua maioria, com produtos à base de queratina (principal proteína que estrutura os fios), proteínas, extratos de seda, vitaminas, ceramidas, óleos vegetais, lanolina, silicone e biotina. Todos esses nutrientes são essenciais para devolver a maciez, brilho e saúde das nossas madeixas, sejam elas lisas, cacheadas ou crespas.

Sendo assim, o período recomendado para fazer uma boa hidratação é toda semana. No entanto, dependendo das condições do cabelo e dos danos que devem ser reparados, o procedimento pode ser feito a cada 15 dias para os cabelos com poucos danos, como ressecamento e opacidade, e a cada mês para aqueles que não possuem nenhum dano grave.

Passo a passo para hidratar os seus cabelos corretamente

Happy young woman applying hair mask in bathroom

Agora que você já sabe a importância da hidratação para os seus cabelos, chegou a hora de aprender o passo a passo de como realizar o procedimento e deixar os fios sedosos, macios e brilhantes por mais tempo. Quer ver?

1º passo: Compre a máscara capilar certa

De nada adianta ter uma máscara de hidratação cara, mas que não dá o efeito esperado nos cabelos. Compre um bom produto de acordo com as necessidades dos seus fios, sejam eles oleosos, secos, mistos, normais, quimicamente tratados, cacheados, lisos ou crespos. Opte sempre por texturas, aromas e cores mais suaves, pois evitam o ressecamento do cabelo.

2º passo: Use uma ampola

No caso de quem não gosta muito das máscaras de hidratação, uma boa ideia é investir na hidratação com ampolas, que podem ser tão eficazes quanto. Neste caso, a dica acima de como escolher a melhor para os seus cabelos continua a mesma: compre aquela que melhor atende às necessidades do seu tipo de fio.

3º passo: Lave bem os cabelos

Não saia aplicando a máscara ou ampola de qualquer jeito nos cabelos. Antes disso, cuide para que os fios estejam bem limpinhos. Isso evitará que possíveis resíduos, impurezas e excesso de oleosidade impeçam a máscara ou ampola ajam no interior dos fios e reponham os nutrientes e umidade perdidos.

4º passo: Tire o excesso de água antes da máscara/ampola

Depois de lavar bem os cabelos, tire o excesso de água com uma toalha antes de aplicar a máscara hidratante ou ampola, pois ela pode diluir o creme e oxidar os nutrientes contidos nos produtos e, portanto, atrapalhar o processo de hidratação. Aperte a toalha contra os fios, mas sem esfregar, para evitar abrir as cutículas do cabelo e ocasionar o aparecimento de frizz.

5º passo: Penteie os fios com a máscara/ampola

Além de facilitar o penteado e finalização dos cabelos depois da hidratação, deixando-os desembaraçados, pentear os fios quando estiver com a máscara ou ampola pode ajudar a massageá-los e fazer com que os produtos penetrem melhor nas cutículas, potencializando os seus efeitos.

6º passo: Aplique o produto corretamente

A forma correta de aplicar a máscara ou ampola é dividindo o cabelo em mechas e passando o produto partindo da parte de baixo do cabelo, próxima à nuca, até a parte frontal, perto da testa. Evite aplicá-los na raiz, pois isso pode entupir os poros e causar o aparecimento de caspa, além de prejudicar o crescimento e provocar a queda dos fios. Se os seus cabelos são secos ou normais, aplique o produto a partir de 2 a 4 dedos de distância do couro cabeludo. Se forem oleosos, comece a partir do meio até as pontas.

7º passo: Coloque uma toalha quente

Em vez de usar uma touca térmica, especialistas recomendam que, após aplicar os produtos hidratantes e pentear as madeixas, o cabelo seja envolvido em uma tolha quente molhada para potencializar o efeito dos produtos hidratantes. Segundo eles, as toucas térmicas podem aquecer os fios de maneira excessiva, prejudicando a sua estrutura. Outra opção é colocar um papel filme em vez da toalha quente, que também esquentará os fios na medida certa sem afetar a sua saúde.

8º passo: Respeite o tempo recomendado

Se você pensava que ultrapassar o tempo recomendado de aplicação do produto nos cabelos traria melhores resultados, está muito enganada. Exceder o tempo sugerido pode causar temido “efeito rebote”, deixando os fios opacos e com aspecto “pesado”, como se estivessem sujos. Ninguém merece, certo?

9º passo: Enxágue em água fria ou morna

Jamais enxágue os cabelos em água quente, pois a temperatura muito alta pode deixar os fios muito ressecados. Faça isso em água fria ou, no máximo, morna. Em uma temperatura amena, é possível ter cabelos mais brilhantes e macios, já que ela ajuda a fechar as cutículas dos fios. Se você é daquelas que detesta água fria, use pelo menos uma água mineral de garrafa para fazer o enxágue e não atrapalhar a hidratação.

10º passo: Remova todos os resíduos

Na hora de enxaguar as madeixas, cuide para que todos os resíduos da máscara ou ampola sejam retirados totalmente dos fios. Não se iluda achando que deixar aquele pouquinho do produto vai potencializar os seus efeitos. Ao contrário disso, eles podem deixar os fios bastante oleosos, com aparência “pesada”, como se estivessem sujos.

/* ]]> */