Beleza Cabelos Infográficos

Como lavar os cabelos: Veja os 8 erros mais cometidos [Infográfico]

Lavar os cabelos corretamente

Talvez, a pergunta pareça fútil à primeira vista. Afinal, quem não saberia executar uma das tarefas mais comuns do dia a dia, desde que o mundo é mundo? Mas, acredite: muitas mulheres ainda não aprenderam a lavar os seus cabelos corretamente e mal sabem o quanto podem estar prejudicando os seus fios a cada lavagem.

Já parou para pensar no quanto você já investiu em produtos para deixar as suas madeixas saudáveis e bonitas e por que nenhum deles deu o resultado desejado até agora? Talvez, a resposta esteja na lavagem.

Além de escolher o shampoo ou condicionador adequados, você deve se certificar de que não está cometendo os seguintes erros durante a higienização dos seus fios:

Como lavar os cabelos

Erro 1: Aplicar o shampoo direto no couro cabeludo

Segundo especialistas, nunca se deve aplicar o shampoo diretamente na raiz capilar, uma vez que os resíduos do produto podem se acumular no couro cabeludo, entupir os poros e prejudicar o crescimento dos fios, além de causar caspa.

O correto é diluir o shampoo em um potinho de água antes de aplicar no cabelo. Faça isso poucos minutos antes de entrar no chuveiro para evitar que a água altere a composição do produto.

Erro 2: Passar o shampoo no comprimento dos fios

O shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e nunca na extensão dos fios durante a lavagem. Isso porque o produto contém substâncias em sua composição que, por terem a função de retirar a oleosidade excessiva dos fios, podem ressecar regiões que já têm pouco óleo, como as pontas.

A dica é passar o shampoo na raiz e deixe que a espuma percorra o comprimento dos fios, o que será o suficiente para limpar o cabelo sem agredi-lo.

Erro 3: Lavar o cabelo com água quente

Fazer a higienização do cabelo em água com alta temperatura pode abrir as escamas dos fios e deixá-los opacos e ressecados e aumentar a oleosidade do couro cabeludo. Por isso, a lavagem correta das madeixas deve ser feita em água morna ou fria para evitar o frizz e o “efeito palha”.

Erro 4: Esfregar o couro cabeludo

Se você tem o hábito de pressionar fortemente os dedos contra o couro cabeludo ou usar as unhas para lavar os cabelos, já pode parar por aí! Além de machucar a raiz, isso estimula a atividade das glândulas sebáceas, aumentando a produção de oleosidade na região. A dica é massageá-la suavemente por alguns minutos para evitar o problema.

Erro 5: Aplicar o condicionador na raiz

Ao contrário do shampoo, o condicionador nunca deve ser aplicado no couro cabeludo, e sim no comprimento dos fios. Na raiz, ele pode entupir os poros e causar a queda e a caspa, além de prejudicar o crescimento dos fios. Coloque um pouco do produto na palma da mão e aplique nos fios, massageando-os por alguns minutos.

Erro 6: Passar condicionador nos fios molhados

Esse talvez seja o erro mais comum que você pode estar cometendo na hora de lavar os seus cabelos. Depois de aplicar o shampoo e enxaguar os fios, o correto é tirar o excesso de água com a ajuda de uma toalha e, em seguida, aplicar o condicionador. Só assim, o cabelo absorverá realmente o condicionamento oferecido pelo produto.

Erro 7: Usar sempre a mesma máscara de hidratação

A máscara parou de fazer efeito no cabelo de uma hora para outra? Então, está na hora de trocá-la. Usar sempre o mesmo produto pode deixar os fios saturados de um mesmo nutriente presente na fórmula.

Veja também

Por isso, o correto é, sempre após o condicionador, intercalar a máscara de hidratação com outra de nutrição para evitar o problema.

Erro 8: Esfregar a toalha no cabelo

Ao terminar a lavagem do cabelo, evite esfregar a toalha nos fios, pois isso pode abrir as cutículas e danificá-las, deixando as madeixas com aspecto opaco e ressecado. O correto é usar o tecido apenas para tirar o excesso de água do cabelo, sem esfregá-lo, e deixar que os fios sequem naturalmente ou com a ajuda de um secador.