Casa Limpeza

Como limpar a casa com bicarbonato de sódio? Veja aqui as dicas!

Grande parte dos produtos de limpeza traz substâncias como fosfato e compostos clorados, que podem causar alergias e problemas nos pulmões. Por isso, vale a pena aprender como limpar a casa com bicarbonato de sódio, alternativa mais saudável para eliminar bactérias e manchas.

Confira algumas aplicações do bicarbonato de sódio na faxina:

Brilho nas torneiras, sifão e chuveiros – aplique o bicarbonato em pano úmido, esfregue nas peças e finalize com um pano seco.

Desentupimento da pia – jogue diretamente no ralo um mix com água, vinagre e bicarbonato de sódio. Esta combinação remove o excesso de gordura e os restos de alimentos que impedem o fluxo normal. Se preferir, repita o procedimento de vez em quando.

Outra maneira é jogar de duas a quatro colheres de sopa de bicarbonato no ralo da pia e, em seguia, despejar ½ xícara (chá) de vinagre.

Tirar manchas de café dos utensílios – aproveite a faxina para fazer pequenos serviços que você vem adiando. Por exemplo, dar adeus às manchas de café do filtro da cafeteira ou do bule.

É simples assim: encha o recipiente com água, acrescente três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e ferva por 10 minutos. Quando esfriar, é só lavar com detergente como de costume.

Acabar com o mau cheiro da geladeira – como limpar a casa com bicarbonato de sódio se não levar em conta também dar uma caprichada no refrigerador? Impossível, não é mesmo? Uma coisa tem tudo a ver com a outra.

Então, despeje ½ xícara de chá de bicarbonato em uma vasilha aberta e guarde-a dentro da geladeira. Você pode fazer estar receitinha para os armários e guarda-roupas. O pó deve ser renovado de três em três meses.

Higienizar colchões, travesseiros, tapetes e sofás – espalhe o bicarbonato de sódio sobre a peça e deixe agir durante 10 minutos. Em seguida, retire o excesso do produto com escova ou aspirador de pó. Isso ajuda a deixar os ácaros longe.

Limpar paredes rabiscadas – coloque o bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue delicadamente sobre o local. A dica vale para quem tem criança em casa que adora fazer “obras de arte” nas paredes do quarto com lápis de cor de vez em quando.

Clarear rejuntes – misture o pó em água oxigenada e passe nos rejuntes com uma escova.

Limpeza de fogão e forno – para o fogão, passe uma esponja com água e bicarbonato de sódio; depois, seque com pano limpo e seco. Já para o forno, o truque é despejar uma xícara de chá de amoníaco nele, esperar agir por algumas horas e, em seguida, remover a sujeira com pano molhado e bicarbonato.

Tirar manchas das panelas – ao dar uma geral na casa, as panelas merecem um trabalho caprichado. A sugestão é adicionar um pouco de bicarbonato de sódio em uma esponja úmida com detergente e esfregar na parte manchada. Você pode utilizar esta estratégia nas partes de inox do fogão.

Caso a mancha permaneça, outra solução é misturar bicarbonato com água quente, cobrir a panela (ou assadeira) e esperar agir por 10 minutos. Depois de esfriar, lave o utensilio com detergente e bicarbonato.

É uma dica perfeita para tirar aquelas manchas desagradáveis que acabam ficando quando a gente faz uma receita que pede fogo alto, sabe?

Acabando a faxina, basta colocar um pouco de bicarbonato em uma bacia com água para limpar escovas e panos que você usou. Deixe tudo de molho até a manhã seguinte. Aí, é só enxaguar, secar e utilizar o material outra vez!

Gostou das dicas sobre como limpar a casa com bicarbonato de sódio? Se você tiver alguma que não citei aqui, deixe-a nos comentários. Compartilhe seus segredinhos de limpeza com a gente!

Até a próxima…

/* ]]> */