Maternidade Organização

Como organizar brinquedos gastando pouco: inspire-se com ideias criativas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Quem tem filhos sabe que manter a casa arrumada é um verdadeiro desafio. Bem que o filósofo Mário Sergio Cortella disse que uma casa arrumada é uma casa triste. A alegria dos pequenos é tão intensa que nos impede de manter as coisas no lugar na maior parte do tempo.

É claro que existe um limite entre a bagunça normal do dia-a-dia e aquela bagunça que sai do controle e começa a atrapalhar a rotina. E para manter esse mínimo de organização, é preciso criar soluções práticas e que, principalmente, se possa envolver as crianças no processo.

Neste artigo, inspire-se com ideias criativas para organizar os brinquedos gastando pouco.

Dicas básicas para organizar os brinquedos:

Antes de partir para as ideias e inspirações, pense sobre como deve ser a organização dos brinquedos. Independente da forma como você vai arrumar os brinquedos das crianças na sua casa, é importante ter algumas coisas em mente.

Deixe os brinquedos acessíveis às crianças:

Para garantir que o ambiente fique prático para os momentos de brincadeira, procure organizar os brinquedos num local acessível para as crianças. Você pode estar pensando: mas assim elas podem fazer mais bagunça!

E sua casa existem, com certeza muitas coisas que estão ao alcance das crianças, mas que não é interessante que elas fiquem mexendo. Então, talvez seja melhor deixar os brinquedos acessíveis para elas e garantir que elas brinquem com os objetos adequados.

Deixar os brinquedos acessíveis também tem outra vantagem: você pode contar com a ajuda dos pequenos na hora de guardar tudo. É preciso ter paciência, já que eles demoram muito mais do que nós para fazer as coisas, mas deixá-los participar das tarefas e respeitar seu processo de aprendizagem vai render bons frutos, acredite.

Faça brinquedos com seus filhos:

Outra coisa interessante é investir em brinquedos no estilo “faça você mesma”, porque eles são econômicos. Eles costumam não durar muito, é verdade, mas você vai perceber que as crianças enjoam dos brinquedos, então o fato de terem grande rotatividade vai permitir que o pequeno ajude você a fazer os brinquedos e também sempre haja brinquedos novos.

Crie um cantinho de brincadeiras:

Criar um cantinho da brincadeira também evita que os brinquedos fiquem espalhados pela casa toda, porque se cria um ambiente acolhedor e aconchegante para a criança brincar. Mesmo que você não tenha muito espaço, é possível adaptar a decoração para criar um cantinho lúdico para sua cria.

Minha irmã, por exemplo, colocou uma caixa de brinquedos ao lado do móvel da televisão, na sala. É lá que a família passa seu tempo junto e deixar os brinquedos ali é um jeito de manter a bebê por perto e a família unida por mais tempo.

Gostou das dicas? Veja mais:

Ideias para organizar os brinquedos gastando pouco:

Para economizar na organização dos brinquedos, é preciso gastar muita criatividade. Uma coisa que você pode fazer é tirar um tempo para visitar uma daquelas lojas de R$1,99. Lá é possível encontrar os mais variados tipos de cestos e caixas a um preço muito acessível. Veja algumas ideias:

Uma sapateira pode se transformar em porta-brinquedos:

Fruteiras podem se transformar em organizadores versáteis:

Baldes e cestos dos mais diversos tipos também podem ajudar:

Este tipo de estante pode ser usada para várias coisas:

Estes você pode  encontrar para comprar no Ali Express:

Já este tipo de prateleira desmontável você encontra em lojas de departamento. Há versões desmontáveis muito boas:

Já pensou em usar redes? É possível até aproveitar algum tecido que você tenha em casa:

Para quem gosta de reciclagem, também pode criar várias caixas, cestas e sacolas organizadoras:

Uma caixa de fraldas se transforma num lindo cesto:

E os clássicos caixotes de feira customizados não poderiam faltar:

 

E aí, gostou das ideias? Você também pode curtir este artigo aqui sobre como economizar na decoração do quarto montessoriano.

/* ]]> */