Casa Organização

Como organizar gavetas de roupas e deixar tudo bonito e prático!

Na correria diária, tudo acaba ficando meio bagunçado mesmo. O problema é quando a gente não consegue mais achar as coisas. Nessas horas, nada melhor do que colocar em prática dicas de como organizar gavetas. Confira:

Analise o que tem no armário – alguns minutinhos avaliando o que você possui é o primeiro passo e faz muita diferença nos demais. Aproveite para doar ou descartar o que não usa mais. Quando as temperaturas caem, por exemplo, tem sempre alguém precisando de um casaco, uma blusa que já não tem utilidade para você.

O truque para selecionar o que vai e o que fica é virar os ganchos de todos os cabides para fora e, em seguida, devolver as roupas que você for usando mantendo o gancho para dentro. Em alguns meses, você perceberá o que pode ser liberado.

Dê prioridade às roupas de acordo com seu uso – o que você mais veste sobe; o que não usa muito desce para as gavetas inferiores. Por isso, roupas íntimas geralmente ficam nos primeiros compartimentos. Um dos segredos de como organizar gavetas é deixar o essencial sempre à mão, poupando tempo e evitando a bagunça na hora de procurar algo.

Distribua bem as roupas entre gavetas e cabides – Nas gavetas, normalmente guardamos t-shirts, regatas, blusas de lã, lingerie, roupas de ginástica, lenços e cachecóis – embora estes dois últimos possam ficar pendurados também. Na dúvida, raciocine da seguinte maneira: o tecido estica ou amassa quando pendurado? Se a resposta for sim, dobre.

A disposição dos itens depende do espaço e do tecido, entre outros fatores. O que geralmente não deixamos nas gavetas são os jeans, blazers, roupas com renda, malha de lã, camisas, blusas de tecido mais fino e casacos. No entanto, se precisar engavetá-los, deixe 3 cm de distância da dobra para não danificar a peça ao abrir o compartimento.

Dobre as roupas do jeito certo – para visualizar mais rápido, dobre as peças do mesmo tamanho. Se preciso, use pranchas para auxiliar no trabalho, pois elas garantem um tamanho igual. Depois, empilhe os itens em estilo cascata, mantendo dois dedos de espaço para dentro do anterior. Isso é ótimo para reconhecer o que está ali facilmente e evitar a bagunça ao buscar algo.

Quanto às peças menores ou íntimas, elas merecem cuidados especiais. Entre eles enrolar ou dobrar normalmente, sem fazer bolinha com as meias, por exemplo. Sutiãs também precisam de atenção extra, pois os de bojo e aro devem ficar abertos. Se o espaço for pouco para deixá-los de frente, arrume-os lateralmente.

Gavetas verticais ou horizontais? E quando usar divisórias? A dica das cores vale aqui! Tem muitas camisetas? Aposte na vertical para ganhar espaço. O resultado fica melhor ainda com as divisórias de gaveta, que separam as peças por categorias e ajudam a manter a ordem. Itens compactos, como lenços e cintos, ficam perfeitos nas colmeias, acessórios que permitem visualizar tudo rapidinho.

Separe as peças por cores e estampas – é uma das regras fundamentais de como organizar gavetas, pois deixa um visual harmonioso que facilita a procura. Porém, ela é mais útil quando existe uma boa quantidade, ou seja, não serve para todos os armários.

Caso você não tenha muitas camisetas, por exemplo, a divisão por manga já é suficiente. Nela, você pode incluir as cores. A estratégia vale para roupas estampadas. Muitas peças assim podem ser separadas em um só grupo, depois que ele for selecionado por tipos. Quando são poucas roupas, é recomendável procurar a cor aproximada da estampa e colocar as peças todas juntas no local.

Agora é sua vez de aproveitar as sugestões de hoje sobre como organizar gavetas. Deixa bagunça longe do seu armário!

Até a próxima!

/* ]]> */