Beleza Unhas

Como parar de roer unhas?

Parar de roer unhas é um desafio imenso para quem sofre desse mau hábito. É só a ansiedade bater que a mão já está dentro da boca e cada cantinho da unha sendo roído até sangrar.

Além de ser um comportamento inadequado, roer unhas ainda traz prejuízos estéticos e de autoestima, e faz mal para a saúde, já que facilita a entrada de bactérias no organismo e traz riscos para os dentes.

Também impede que as unhas cresçam fortes e saudáveis e impossibilitam uma boa esmaltação ou decoração de unhas.

Se você não consegue parar de roer unhas, mas quer dar um basta nesse mau hábito, separamos neste post 5 dicas para você controlar esse comportamento e conquistar unhas lindas e fortes!

1. Identifique os momentos que você mais rói as unhas

O principal motivo pelo qual as pessoas roem unhas é a ansiedade.

Portanto, se você quer parar de roer unhas, a primeira atitude a ser tomada é identificar quais são os momentos em que você está mais sujeita a esse sentimento, pois é nestas crises que você mais rói as unhas.

Identificando esses momentos, você pode buscar alternativas e controlar a vontade de mordiscar a unha. Masque um chiclete, encontre uma ocupação para as mãos, mas evite leva-las à boca. Autoconhecimento e disciplina são as chaves para parar de roer unhas.

E se você não conseguir se controlar sozinha, não hesite em procurar ajuda terapêutica.

2. Extravase sua ansiedade

Ansiedade-sob-controle

Já que a ansiedade é o principal fator desencadeante desse hábito, foque em formas de extravasar esse sentimento.

Alivie a ansiedade encontrando ocupações, como um hobby, por exemplo, algo que te faça esquecer das unhas.

Para algumas pessoas ler, escrever ou fazer outras atividades relaxantes funcionam bem. Já para outras, exercícios físicos são uma boa maneira de extravasar e não descontar roendo as unhas.

3. Faça as unhas semanalmente

Uma boa forma de parar de roer unhas é mantê-las sempre feitas. Preferencialmente, faça-as com uma manicure e use esmaltes de cores escuras ou decorações.

Isso aumenta o cuidado com as unhas, pois quando estão esmaltadas ou decoradas, qualquer lascadinha já as deixa com um visual feio.

E obviamente você não quer andar por aí com as unhas feias e descascadas, e pior, perder o investimento que fez em suas mãos, correto?

4. Use esmaltes que ajudam a parar de roer unhas

inibidores

Se você não está conseguindo parar de roer unhas só com as dicas acima, ainda pode contar com uma ajudinha extra: os esmaltes amargos.

São esmaltes que possuem um gosto ruim, bem amargo, e que são um bom lembrete de que você não deve roer unhas.

Muitas vezes, o hábito de levar as mãos à boca é inconsciente e ao sentir o sabor ruim, você automaticamente toma consciência da ação e evita acabar com suas lindas unhas.

Mas é preciso cuidado ao utilizar esses produtos. Antes de comprar esse tipo de esmalte, peça indicação a um dermatologista.

5. Use unhas artificiais

tecnicas-alongamento-unhas

Para quem rói unhas, mas sonha em ter unhas longas, uma boa saída é usar unhas artificiais, através de alongamentos permanentes como unhas de porcelana, acrigel ou silicone.

Além de terem um efeito lindo e natural, não danificam as unhas, ao contrário, as protegem, já que as unhas naturais ficam escondidas embaixo das artificiais, dificultando o acesso e permitindo que estas cresçam melhor.

No entanto, as unhas artificiais devem ser usadas com cautela, de tempos em tempos é necessário interromper o uso para que a unha respire.

Além disso, o procedimento de aplicação, manutenção e remoção deve ser feito por um profissional qualificado.

Mas mesmo assim, é uma boa estratégia, pois “quebra” a rotina de roer unhas e com o tempo o hábito vai sendo perdido.

Roer unhas é um hábito totalmente vinculado ao seu emocional, portanto, cuide do seu interior e relaxe. Com disciplina e força de vontade é possível parar de roer unhas e ter mãos lindas e saudáveis.

Você rói unhas? Já tentou parar? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */