Beleza Cabelos

Como pentear o cabelo corretamente? Veja dicas para não errar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Pentear o cabelo pode parecer um ato simples, mas, acredite, qualquer erro básico pode comprometer a saúde dos seus fios e deixá-los com uma aparência descuidada na frente do espelho. Para quem não sabe, a “escovação” capilar tem como principal objetivo, além de desembaraçar os fios e deixar o visual mais bonito, o de trazer a oleosidade natural (sebo) do couro cabeludo e as proteínas para a extensão e pontas, removendo também as impurezas acumuladas na raiz ao longo do dia.

Por isso, acertar na escolha da escova de cabelo certa para o seu tipo de fio e saber utilizar o acessório adequadamente na hora de pentear as madeixas devem ser cuidados primordiais na sua rotina de cuidados com os fios, muito mais importantes do que comprar produtos e investir em procedimentos caros no salão de beleza.

A escovação do cabelo deve ser feita de acordo com o tipo de cabelo (liso, ondulado, cacheado ou crespo, grosso, fino, volumoso ou pouco volumoso), com o acessório ideal e manuseio correto deste, formas de segurar o cabelo, força e pressão sobre os fios, entre outros fatores que podem contribuir para fios saudáveis ou, se feitos de maneira incorreta, influenciar negativamente na saúde da fibra capilar.

Outra dica importante é ter muita paciência! O processo de desembarace e modelagem dos fios pode ser demorado ou não, o que vai depender da textura, volume e tamanho do cabelo. No entanto, na hora de penteá-lo, é preciso lembrar-se que o ideal é não forçar os fios, já que a pressão exagerada sobre eles pode causar problemas como quebra e queda precoce.

Quer saber como pentear o cabelo corretamente? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira dicas especiais para escovar sem perigo o seu tipo de fio!

Cada tipo de fio precisa de um cuidado diferente

Como falamos anteriormente, cada tipo capilar é penteado de maneiras diferentes, justamente por conta da textura dos fios. Portanto, a seguir, você vai conhecer quais são os principais cuidados que se deve ter com cada um na hora de pentear as madeixas. Veja:

Cabelos lisos

Fios lisos parecem mais fáceis de pentear, mas também precisam ser cuidados no dia a dia neste sentido. Os acessórios mais indicados para isso são pentes grandes e, de preferência, com dentes largos e de madeira, que são ideais para evitar o frizz e deixar os fios mais alinhados.

No caso de quem prefere escovas em vez de pentes, a dica é investir em cerdas mais duras, que são perfeitas para fazer uma boa escovação. Penteie os cabelos sempre de forma suave, mecha por mecha, pelo menos duas ou três vezes ao dia.

Cabelos ondulados

Cabelos ondulados merecem uma atenção especial em relação à sua escovação, pois não devem ser penteados muitas vezes ao longo do dia para deixar as ondas irritadas, sem forma e aumentar o volume. Por isso, a dica é pentear os fios apenas depois do banho, com a ajuda de um pente de madeira e com dentes largos, que é ideal para evitar os fiozinhos arrepiados.

Durante o dia, basta dar aquela ajeitada no cabelo com as próprias mãos. E nada de pentear os fios quando estiverem secos, ok? Caso faça questão de usar um acessório, uma excelente opção é o modelo de escovas com íons, que ajuda a deixar os fios alinhados. Não se esqueça de passar o pente suavemente pelas mechas e aplicar produtos com textura mais leve, deixando o cabelo secar naturalmente depois.

Cabelos cacheados

Assim como os cabelos ondulados, os cabelos cacheados também não devem ser penteados secos, pois, além de desmanchar os cachos e causar um volume excessivo que deixa o visual para baixo, também pode causar a quebra dos fios. Por isso, lembre-se de pentear os cabelos apenas após o banho, de preferência, com um pente de madeira que possua dentes mais largos.

Da mesma forma que os cabelos com ondas, para os cachos definidos e bonitos durante o dia, é preciso aplicar produtos com textura leve e deixá-los secar naturalmente ou com a ajuda de um difusor. Caso precise de algum retoque durante esse tempo, arrume-os com as mãos.

Cabelos crespos ou afros

Quem tem cabelos crespos ou afros possui fios muito finos e, portanto, muito mais frágeis se comparados aos demais tipos capilares. Por isso, já é de se esperar que eles sejam penteados com mais cuidado para não quebrarem, concorda? Neste caso, a dica é desembaraçá-los de forma suave com a ajuda de um pente de dentes largos e pontas arredondadas.

Na hora de secá-los, opte por utilizar uma escova que tenha cerdas juntas para que o cabelo não se quebre ou fique danificado. O pente tipo jacaré (com os dentes em formato de gota) também é uma boa pedida.

Cabelos molhados ficam muito mais frágeis

Muita gente não sabe, mas os nossos cabelos, independente do tipo, ficam muito mais frágeis quando estão úmidos ou molhados. Por isso, todo cuidado na hora de desembaraçá-lo é pouco! Após sair do banho, retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha de microfibra (o tecido é ideal para evitar o frizz e manter o formato dos fios).

Em seguida, antes de começar a penteá-los, aplique um bom creme para pentear ou leave-in adequado para o seu tipo capilar. O produto ajudará no deslize do pente ou escova. Ao começar a pentear, passe o acessório que estiver utilizando suavemente pelos fios para evitar a quebra. O ideal é que o desembaraço seja feito, em qualquer tipo de cabelo, no sentido das pontas até a raiz, sem forçar muito.

Para quem não tem fios oleosos, uma dica dos cabeleireiros é para que a escovação do cabelo seja feito durante a aplicação do condicionador. No entanto, a ação pode levar um pouco do produto para a raiz, o que pode ser ruim para mulheres com cabelos oleosos, já que pode agravar o problema.

Loiras e platinadas também devem ficar atentas

Fios loiros e platinados são mais sensíveis e suscetíveis à quebra, devido ao processo de descoloração, que pode deixar a fibra capilar um pouco mais frágil e, muitas vezes, até danificadas. Neste caso, loiras NUNCA devem desembaraçar o cabelo durante o banho, pois poderá causar a quebra dos fios. A escovação do cabelo deve ser feita após a lavagem, com os fios ainda úmidos, e somente depois de aplicar um leave-in.

Enquanto isso, as platinadas devem aplicar um leave-in após o banho, massagear e “amassar” os fios contra a cabeça para que eles absorvam por completo o produto. Em seguida, retire o excesso de umidade (cerca de 50%) com a ajuda de uma toalha de microfibra e, apenas depois, penteie os cabelos. Desta forma, com as madeixas secas, os fios ficam mais soltos e fáceis de escovar e modelar.

5 dicas infalíveis para pentear o cabelo corretamente

1 – Comece das pontas para a raiz

Aposto que você mesma já se pegou com a mania de começar a pentear os cabelos seguindo da raiz até as pontas, não é verdade? Pois, se você ainda não sabia, esse é um erro básico que muita gente comete ao escovar os fios e que pode acabar deixando-os quebradiços, uma vez que a tração excessiva pode fazê-los partir ou serem arrancados da raiz.

Além disso, cá para nós, ele deixa muito mais difícil o desembarace das madeixas… Por isso, para pentear o cabelo corretamente e deixá-lo sempre saudável, comece sempre passando o pente ou escova de baixo para cima (das pontas à raiz), de forma delicada, sem puxar demais.

2 – Acerte na escolha do pente ou escova

Se você vai pentear os cabelos ainda molhados ou úmidos, a dica é usar um pente de dentes largos, pois este ajudará a desembaraçá-los com maior facilidade e, ainda, evitar a tração agressiva durante o deslize pelos fios. Já no time das escovas, e para quem prefere pentear as madeixas quando estão secas, o modelo raquete é o mais indicado.

Para utilizá-la adequadamente, a dica é deslizar o acessório pelos cabelos sempre na posição vertical para que as mechas passem pelas cerdas com mais facilidade. Quando o usamos na horizontal, os riscos de quebrar as cerdas em vez de pentear o cabelo são bem maiores.

3 – Desembarace com os dedos durante o banho

Que tal aproveitar o tempo de hidratação ou de aplicação do condicionador e pentear os cabelos com os dedos? Isso pode ajudar em muito depois do banho, na hora de desembaraçar os fios, além de facilitar a penetração do produto na fibra capilar.

4 – Nunca force os fios

Sempre tem uma parte do cabelo onde há mais fios embaraçados. Nestes casos, a dica é não forçar o pente ou escova contra o aglomerado, já que eles podem se partir com a tração exagerada sobre eles.

Em vez disso, pare por um instante e tente desfazer o embarace com as próprias mãos. Lembre-se de começar sempre pela parte de baixo, puxando suavemente os fios até que sobrem apenas pequenos nós.

5 – Aplique sempre um creme para pentear

Nada de começar a desembaraçar o cabelo sem antes aplicar um creme para pentear ou leave-in, ok? Sem o produto, o pente ou escova ficará mais difícil de deslizar pelos fios e, com isso, forçar uma grande tração sobre eles, tornando-os quebradiços. Escolha um produto de textura leve e apropriado para o seu tipo capilar.

/* ]]> */