Beleza Cabelos

Como recuperar um cabelo com química? Confira 6 dicas infalíveis

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

No universo beauté, vale tudo para ficar linda! Ainda mais com a série de produtos e procedimentos disponíveis no mercado de beleza atualmente, que contam com o fiel apoio da tecnologia para garantir fórmulas ainda mais poderosas e inovadoras, é possível investir em cabelos exuberantes de arrancar olhares por onde passam, sem fazer muito esforço. Basta uma horinha no salão de beleza para arrasar e sair como uma verdadeira diva!

Deve ser por isso que, muitas vezes, acabamos deixando um pouco de lado os cuidados básicos com os cabelos para nos aventurarmos em procedimentos mecânicos e químicos que deixam os fios modelados do jeito que queremos, sem precisar passar horas na frente do espelho, especialmente quando a ideia é chegar com um visual tudo de bom em uma festa ou evento.

Tinturas, escovas progressivas, relaxamentos, secador, chapinha, babyliss… São tantas as opções para dar um up no visual que acabamos misturando tudo, sem pensar nos danos que eles podem causar às nossas madeixas. Junto com a ação de agentes naturais, como vento, exposição solar, poeira, poluição, umidade, entre outros, todos eles podem deixar os fios danificados e sem vida.

Como isso, a pergunta que não quer calar é: como recuperar um cabelo com química? No artigo de hoje, você vai descobrir que há sim como solucionar o problema e reparar os fios agredidos por químicas com algumas dicas fáceis e infalíveis! Vem comigo que eu te mostro quais são elas…

Como saber se o meu cabelo está danificado?

Antes de aprender como recuperar um cabelo com química, primeiro é preciso saber identificar se os seus fios estão mesmo danificados. De acordo com especialistas, cabelos fortemente agredidos pelo uso abusivo e frequente de químicas são facilmente analisados através do olhar, toque e diagnóstico laboratorial realizado por um profissional no salão de beleza.

Somente ele poderá analisar, com certeza, se a superfície, a cutícula e o córtex (as três partes do fio de cabelo) estão saudáveis ou não. No entanto, se você fez um ou mais procedimentos químicos recentemente e suspeita que os seus fios estejam danificados, vale a pena observar em casa se eles estão com as seguintes características:

Caso você tenha verificado um ou mais desses sintomas, basta seguir as dicas que nós vamos ensinar abaixo para iniciar a recuperação imediata das suas madeixas. Vamos lá?!

6 dicas para recuperar fios danificados

1 – Alimentação correta

Lembre-se sempre: você é o que você come! Por isso, se quer acabar com o aspecto quebradiço dos seus cabelos quimicamente tratados, o primeiro passo é cuidar bem da alimentação diária. Inclua no cardápio alimentos ricos em vitamina D, ferro e zinco e torne-os aliados dos tratamentos em casa e no salão de beleza.

2 – Use produtos específicos

É importante usar sempre máscaras de tratamento, shampoos, condicionadores, entre outros produtos específicos para cabelos quimicamente tratados para começar a recuperar os seus fios. As fórmulas são concentradas e especiais para recuperar a fibra capilar e, portanto, manter as suas madeixas sempre saudáveis.

3 – Hidrate semanalmente

A primeira coisa que cabelos danificados por químicas perdem é a sua umidade (água). Por isso, outra dica é investir em hidratações frequentes, pelo menos uma vez na semana, para evitar o ressecamento excessivo e posterior quebra e queda dos fios. Se você ainda não sabe como hidratar o cabelo corretamente, clique aqui e aprenda passo a passo.

4 – Invista na proteção térmica

Para quem já está com os cabelos danificados por químicas, usar secador, chapinha ou babyliss frequentemente pode piorar o problema, ainda mais sem usar um protetor térmico. Esse produto será capaz de evitar o ressecamento dos fios e outros danos causados pelo calor desses aparelhos à fibra capilar.

5 – Aplique sempre um leave-in

Outra dica é usar os produtos sem enxágue após a finalização do penteado, ou apenas nos fios úmidos antes da finalização, para proteger o cabelo de mais danos, inclusive aqueles causados por agentes externos, como é o caso da umidade e dos raios solares, por exemplo.

6 – Aposte nas reconstruções capilares

Uma reconstrução capilar é fundamental para repor a queratina perdida pelos fios, sendo recomendada que ela seja feita, pelo menos, a cada 15 ou 30 dias em cabelos saudáveis.

No entanto, se você está com os cabelos danificados e sem vida por conta do uso abusivo de químicas, o ideal é que o procedimento seja feito a cada 10 ou 15 dias, nos primeiros 2 meses, e ir reduzindo a frequência conforme o cabelo for melhorando.

Receitas caseiras para recuperar cabelos danificados

Se você está com o cabelo todo estragado, mas está sem money para investir em produtos capilares de qualidade, a boa notícia é que você apostar em receitinhas caseiras usando ingredientes naturais e baratinhos que você tem na cozinha para conseguir a tão sonhada melhora da aparência e saúde dos fios. Veja:

Máscara de mel e azeite de oliva

Ingredientes:

  • 1 máscara de hidratação de sua preferência;
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva;
  • 1 colher (sopa) de mel.

Como aplicar:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente limpo e misture bem. Em seguida, lave os cabelos com um shampoo específico para cabelos quimicamente tratados, de sua preferência, enxágue e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Aplique a mistura na extensão dos fios e nas pontas e espere agir por cerca de 40 minutos. Enxágue em água fria e finalize como de costume.

Máscara de abacate e óleo de amêndoas

Ingredientes:

  • 1 abacate;
  • 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas;
  • 1 máscara hidratante de sua preferência.

Como aplicar:

Primeiro, bata o óleo de amêndoas e o abacate em um liquidificador até obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione a máscara hidratante e misture bem. Depois, lave os cabelos com um shampoo específico e aplique a mistura em toda a extensão dos fios e pontas. Evite a raiz.

Agora, espere agir por cerca de 30 minutos e lave bem os cabelos novamente, desta vez, finalizando com um condicionador. Prontinho! Pode modelar os fios como de costume.

/* ]]> */