Maternidade

Como saber se a bolsa estourou?

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Gestantes que estão com mais de 35 semanas de gestação geralmente ficam em dúvida sobre como saber se a bolsa estourou. Nesse estágio da gestação, pode ser que o tampão mucoso já começou a sair e algumas mulheres podem confundir um e outro.

Veja neste artigo como identificar se a bolsa estourou, como analisar o líquido e o que fazer em seguida.

Como saber se a bolsa estourou?

Quando a bolsa estoura sai pela vagina o líquido amniótico. E como nós imaginamos que é a rotura da bolsa? Que será um aguaceiro e tanto!

Só que, na realidade, na grande maioria dos casos a quantidade de água que sai é o equivalente a um copo americano de água. Por que isso acontece?

Embora no terceiro trimestre da gestação ainda haja cerca de 800 ml de líquido em volta do bebê, essa água não está completamente livre para sair.

O rompimento da bolsa pode acontecer mais embaixo, próximo do canal do parto, como também pode ocorrer mais acima, diminuindo a quantidade de líquido que sai.

Outro motivo é que o bebê também desce em direção ao canal vaginal quando a bolsa rompe, e ele naturalmente obstrui a saída de água.

Para saber se é a bolsa que estourou mesmo, é preciso fazer um teste fácil: vá ao banheiro e esvazie completamente a bexiga. Em seguida, coloque um absorvente ou um pedaço de papel higiênico na calcinha e dê uma volta pela casa, aguache, sente. Depois disso, volte ao banheiro e veja se saiu mais líquido.

Se inda sai líquido, mesmo com a bexiga vazia, provavelmente é a bolsa que rompeu.

Mas, atenção, o liquido pode ser um pouco diferente para cada mulher. Veja:

  • transparente e inodoro: ele também pode apresentar cheiro de água sanitária e sair com alguns mucos esbranquiçados, é normal e indica que o trabalho de parto está próximo, você vai começar a sentir as contrações a qualquer momento;
  • amarelado ou rosado e praticamente inodoro: pode ser que haja um pouco de mecônio diluído no líquido, avise o médico dessa coloração;
  • verde, marrom, avermelhado e/ou pastoso: isso indica uma quantidade maior de mecônio no líquido e indica que é melhor ir ao hospital imediatamente.

O que fazer quando a bolsa estourar?

Antes de mais nada: mantenha a calma.

Se o líquido está ok, não é necessário correr para o médico. A tendência é que você entre em trabalho de parto nas próximas horas. Caso demore mais de 6 horas e você ainda não sentiu as contrações do trabalho de parto, vá para o hospital, pois você provavelmente tomará medicamentos para evitar infecções.

Enquanto esperar em casa, tome um banho e procure evitar o contato com o canal vaginal, para evitar infecções por bactérias, já que com a bolsa aberta, o bebê fica menos protegido.

Existem algumas atitudes que ajudam a acelerar o processo, como fazer uma caminhada leve e exercícios de agachamento.

Nos artigos a seguir, você poderá saber mais sobre qual o momento ideal para ir ao hospital, além de outras informações importantes:

/* ]]> */