Beleza Cabelos

Como secar o cabelo com peneira? Veja passo a passo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Chegou o dia de lavar o cabelo, mas, de repente, você ficou aquela preguiça só de lembrar o tanto que os fios vão demorar para secar? Quem nunca passou por isso, que atire a primeira pedra! Para evitar o desconforto com madeixas molhadas, algumas cacheadas ou crespas costumam recorrer à ajuda de um secador com difusor para acelerar a secagem dos cachos, que é ideal para não prejudicar a definição ou deixar frizz no visual.

No entanto, nem todo mundo está com money sobrando no bolso para comprar o acessório, que, apesar de grande aliado da beleza dos cachos, pode custar até R$ 40. Você concorda comigo? Então, nestes casos, a dica é recorrer a alguns truques e técnicas, com utensílios baratinhos e que a gente tem em casa, para secar o cabelo de forma mais rápida, como é o caso da peneira.

Ela tem sido uma parceira das mulheres que têm cabelos cacheados ou crespos na hora de secar, podendo substituir com eficiência o difusor em qualquer momento do dia. O efeito é o mesmo! Quer saber como secar o cabelo com peneira? Então, continue de olhos nos próximos parágrafos desse artigo e aprenda passo a passo…

Por que não posso usar só o secador?

Antes de aprender como secar o cabelo com peneira, a primeira coisa que você precisa entender é por que cabelos cacheados e crespos não podem receber o jato quente do secador direto nos fios.

Essa prática não é nada recomendada para esses tipos capilares, pois a velocidade e força do ar que saem do aparelho podem não só desmanchar os cachos e deixá-los indefinidos, como também causar frizz e aumentar o volume de forma exagerada, tornando o cabelo bem difícil de modelar.

Já com o difusor, ou peneira, devido aos seus furinhos e dentes, pode ser bastante útil para secar os fios sem que eles percam o formato e definição, uma vez que distribui melhor o calor do secador. Entendeu? Agora você tem mais um motivo para querer aprender como secar o cabelo com a peneira!

Antes, é preciso tomar alguns cuidados…

Mesmo sendo um procedimento simples, secar o cabelo com a peneira requer alguns cuidados importantes antes de se aventurar na novidade. O primeiro deles é que, caso você queira secar os fios imediatamente após o banho, precisa retirar o excesso de água das madeixas antes de usar o secador. Você pode fazer isso com a ajuda de uma toalha (de preferência, de microfibra) ou camiseta velha de algodão.

Mas nada de esfregar o tecido nos fios, ok? Isso pode causar muito frizz! Outra dica é apostar na técnica plopping primeiro, que é uma ótima aliada de cabelos cacheados e crespos. Basta enrolar uma camiseta velha e de algodão em volta da cabeça, como se fosse uma touca, e esperar alguns minutos até o cabelo secar. Além de definir os cachos, ela ainda ajuda a diminuir o volume após a secagem total dos fios.

O último e terceiro cuidado é para que você aplique um bom protetor térmico nas madeixas antes de utilizar o secador e regule a temperatura deste último para uma mais morna. Ah! E a distância ideal entre o aparelho e o seu cabelo é de 20 centímetros.

Passo a passo de como secar o cabelo com peneira

Crédito da foto: Jéssica Andrade/YouTube

Secar o cabelo com esse utensílio de cozinha é bem simples! Depois de tomar as precauções que falamos acima, tudo vai sair certinho e você pode obter o mesmo resultado de um difusor.

Antes de seguir o passo a passo a seguir, vale ressaltar que a peneira a ser usada deve ser de tamanho médio e que, se essa for fabricada em material de plástico, o jato do secador não poderá ser muito quente. Além disso, depois de usar o acessório, você não precisa devolvê-la para a cozinha, pois ela não servirá mais para coar líquidos que você venha a consumir.

Sabendo disso, mãos à obra!

Passo 1: Separe uma mecha do cabelo e coloque as pontas para dentro da peneira, levando-a para bem perto do couro cabeludo.

Passo 2: Em seguida, ligue o secador e aponte para os fios dentro do utensílio, cuidando para movimentar sempre o aparelho para não queimar o cabelo.

Passo 3: Repita a operação por todo o cabelo. Na hora de trocar a mecha que vai para dentro da peneira, desligue primeiro o secador e, somente depois de colocar a nova dentro do acessório, é que você deve ligar o aparelho novamente. Isso evitará frizz!

Quer cachos ainda mais volumosos?

Se depois de usar a peneira para secar os cachos, você ainda quiser mais volume para deixar a cabeleira nas alturas, aqui vai um truque de mestre! Após a secagem completa dos fios, vá soltando a raiz com os dedos, dando alguns “puxões” para deixá-la mais alta.

No caso de quem tem franja, a dica para deixá-la mais volumosa é secando-a do lado contrário de onde você costuma penteá-la. O pente em formato de garfo (ou o próprio garfo de cozinha também) também pode ajudar nesta função, bastando você repetir o mesmo truque que ensinamos acima com os dedos.

Gostou do artigo? Já secou o seu cabelo com uma peneira? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando a sua experiência para a gente…

Até a próxima!

/* ]]> */