Curiosidades Looks Moda

Como tingir roupas? Aprenda passo a passo

Não existe muito segredo para quem deseja tingir roupas e tecidos. Além de simples, a técnica permite dar um toque especial àquela blusa ou calça jeans mais velha.

Este processo evita que você tenha que se desfazer daquelas roupas que você enjoou. Com as roupas tingidas, é possível criar uma nova peça e, ainda, renovar o seu guarda-roupa.

É muito comum existir dúvida de como tingir roupas, pois existem várias técnicas. No entanto, a escolha do processo deve ser feita de acordo com a sua necessidade.

Independente da técnica, durante o processo é importante utilizar luvas de borracha e um avental, além de forrar o espaço para evitar acidentes.

Tecidos fáceis de tingir

como-tingir-roupas

Antes de tingir qualquer roupa, é importante avaliar se o tecido irá absorver bem a tinta. Para facilitar, procure identificar a fibra do tecido, pois o resultado do tingimento é feito conforme o tipo de fibra da roupa.

Sendo assim, alguns tecidos são mais fáceis de tingir, como:

  • Tecidos em sintético;
  • Tecidos mistos;
  • Tecidos de algodão e de fibras 100 naturais.

Passo a passo para tingir roupas

Passo 1: Tingir roupas com água fria

Para quem for tingir suas roupas com água fria, basta dissolver o pó em água quente e depois inserir o fixador e sal. Deixe as peças de molho uma hora antes de enxaguar.

Dica: No processo, para as roupas de lã, a ideia é substituir o fixador e o sal por vinagre.

Passo 2: Tingir roupas com água quente

Pegue a peça e lave. Depois, deixe-a úmida e afunde-a na mistura. Não se esqueça de deixar a temperatura elevada até que ferva (fogo brando). Em seguida, deixe esfriar na água e, para finalizar, enxágue em água morna.

Passo 3: Tingir roupas na máquina

Coloque as peças na máquina e use o método de lavagem com água quente. Depois que terminar, insira a tinta diluída em um litro de água. Espere o programa completar e, novamente, faça o programa completo.

Por último, enxágue e coloque um pouco de sal e vinagre para ajudar a fixar a tinta. Depois de tingir, faça um novo ciclo de lavagem, mas com a máquina vazia para limpar o resíduo de tinta e impedir de manchar suas roupas.

Dica: Este processo de tingimento é indicado para as roupas que são mais volumosas.

Passo 4: Tingir roupas na panela

Antes do processo, pese as roupas. Para cada 100 gramas de tecido, são necessários 2 litros de água.

Pegue a água, aqueça a 40°C, leve para uma panela grande e dissolva a quantidade correta de tinta em pó (conforme instruções da embalagem).

Depois, mexa a roupa por uma hora e, para finalizar, enxágue bem, acrescentando sal e vinagre ao último enxágue.

Passo 5: Tingir roupa de forma simples

Deixe a água ferver e, quando estiver fervendo, acrescente o corante. Com a peça úmida, tire o excesso de água e jogue na mistura.

Deixe a roupa em fervura por 30 minutos e mexa nesse período. Depois, retire a peça da mistura, deixe esfriar e enxágue até parar de sair tinta.

Coloque a roupa para secar na sombra (pois, no sol corre o risco de manchar). Deixe secar e depois ela estará pronta para usar.

Comentar

/* ]]> */