Casa Limpeza

Como tirar mancha das roupas? Confira dicas aqui

Mancha deixa a roupa com aspecto ruim, de desleixo. E quando aparece naquelas peças prediletas, xiiiiiii… É um verdadeiro pesadelo! Mas, existem maneiras de amenizar ou resolver o problema por completo.

Veja hoje como tirar mancha das roupas!

A velha técnica de esfregar na mão a roupa manchada pode até servir em certos casos. Porém, as máquinas modernas que trazem ciclos específicos para lavar e remover manchas de tecidos sensíveis poupam tempo e esforço.

Leia também: Como usar a máquina de lavar? Saiba tudo aqui

E há também produtos top de linha, criados especialmente para a missão roupas delicadas.

Mas, é sempre bom lembrar: os modelos com spikes, pinturas, lantejoulas, bordados e pedrarias devem continuar sendo lavados manualmente para não danificar os materiais ou outros tecidos que estariam juntos durante a lavagem na máquina.

Confira formas de tirar manchas nas roupas:

lavando-roupas

• Aplique sabão líquido concentrado apenas sobre a mancha – e com o tecido seco. Aguarde de 3 a 4 minutos e esfregue. Não permita que o produto seque, pois ele descolore o tecido.

O sabão líquido é recomendado para tentar retirar a mancha primeiro, porque é menos agressivo que o alvejante em pó, por exemplo. Porém, se a sujeira for antiga, é melhor seguir logo para o próximo procedimento…

• Se a mancha não sair com a dica anterior ou não for recente, faça a seguinte mistura até conseguir uma pasta: meia tampa de alvejante em pó com 100 ml de água quente. Aplique a solução somente na mancha, também com o tecido seco. Espere 10 minutos e esfregue.

• Em vez de alvejante em pó, você pode usar ainda a mesma medida de bicarbonato de sódio. Caso a marca não saia depois de até duas vezes de aplicação da mistura, desista! A mancha já é definitiva.

• Manchas comuns, como transferência de cor – aplique um pouco de álcool 70% na roupa ainda molhada. Cuidado para não esquecer e deixar secar, tornando a marca permanente.

• Ferrugem – outra mancha frequente e que sai esfregando suco de limão.

• Caneta esferográfica – aplique detergente, esfregue e pronto. Dê adeus aos riscos desagradáveis!

• Batom e gordura – misture água quente com detergente e aplique a solução sobre a mancha, sempre esfregando.

• Suco de uva ou molho de tomate – é o tipo de mancha removível com sabão líquido concentrado diretamente sobre ela (no tecido seco, ok?). Espere o produto agir por alguns minutos.

• Tênis e calça jeans encardidos – lave a barra da calça ou o calçado com ajuda de uma escova de dente ou de limpar unhas. Evite as escovas grandes, aquelas de limpeza da casa, que nem sempre resolvem o problema e podem prejudicar os tecidos.

• Manchas difíceis de sair – manchas líquidas são as mais comuns. Quem nunca deixou café, refrigerante, vinho ou algo parecido cair na roupa?

Quando uma peça estiver de molho, não passe do ponto! Manter a roupa mergulhada em produtos de limpeza de um dia para outro ou por longas horas não garante perfeita remoção da sujeira.

É que o procedimento é eficiente até certo ponto. Porém, deve ser feito, preferencialmente, por 20/30 minutos e, no máximo, por até 2 horas.

Se a roupa ficar de molho tempo demais, a sujeira acaba contaminando a água e se espalhando pelo tecido, deixando-o todo encardido.

E mais: para potencializar os truques de hoje, é importante retirar o mais rápido possível qualquer substância que caia na roupa. Assim, as manchas não escorregam para outras partes da peça e não penetram as fibras do tecido, dificultando a remoção.

Roupas incríveis não merecem ser descartadas porque ganharam uma desagradável manchinha. Principalmente quando é um tecido fininho, com pedrarias ou rendas delicadas.

Para conservar seus looks impecáveis por muitos anos, guarde com carinho as dicas de hoje sobre como tirar mancha das roupas.

Até a próxima!

Comentar

/* ]]> */