Turismo

Como tirar o passaporte brasileiro: veja passo a passo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

É mais simples do que você imagina tirar o passaporte brasileiro. Neste artigo, vou mostrar o que fazer para obter o documento capaz de levar você a novas experiências pessoais e profissionais em outros países. Dá uma olhada no roteiro com base nas informações da Polícia Federal:

Passo 1 – Solicite a emissão do passaporte neste endereço eletrônico, clicando no link “Requerer Passaporte”.

Passo 2 – Leia atentamente todas as informações, inclusive a documentação necessária. Estando de posse de todos os documentos, acesse o link “Emissão do Passaporte”.

Passo 3 – Preencha o formulário eletrônico do link “Emissão do Passaporte” com seus dados. No final, clique em “Imprimir”, para que seja gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU). Pode ser preciso instalar o programa Adobe Acrobat Reader ou de qualquer outro leitor de PDF no seu computador para impressão do protocolo e da GRU, caso você ainda não tenha um software apropriado.

• Passo 4 – Pague a GRU de acordo com sua data de vencimento. Ela demora cerca de 2/3 dias para ter seu pagamento compensado. Somente depois do pagamento e compensação, você conseguirá ir para a próxima etapa.

Passo 5 – Após a compensação do pagamento da GRU, faça o agendamento da sua visita a uma das unidades emissoras de passaporte.

Passo 6 – Vá a unidade da Polícia Federal escolhida no dia e horário agendados, de preferência com 15 minutos de antecedência. A presença do requerente é obrigatória, inclusive se for menos de 18 anos.

Os documentos necessários para este passo são: documentação original exigida; boleto GRU; comprovante de pagamento e comprovante de agendamento.

Sua foto será coletada durante o atendimento. Apenas para os menores de 3 anos de idade é preciso levar fotografia.

Outras informações sobre emissão de passaporte brasileiro

Cumprindo todos os passos anteriores corretamente, o passaporte é entregue em mãos ao titular dele, sempre em horário e local indicados no dia da solicitação. Para isso, é imprescindível apresentar RG, além de passar por conferência da impressão digital e assinatura do documento.

Sobre o prazo de entrega, a previsão inicial é de 6 dias úteis. No entanto, o processo depende de outros órgãos, da empresa que produz a caderneta e da que faz a entrega. O que pode levar a atrasos. De qualquer maneira, o posto da PF escolhido poderá fornecer uma previsão mais adequada ao momento.

Importante: para quem já tem passaporte e ele está com validade expirada ou prestes a vencer, é bom lembrar que não existe “renovação” ou “prorrogação” de passaporte.

Caso deseje ter um novo documento de viagem, você deverá apresentar TODOS os documentos originais exigidos e solicitar a emissão seguindo o passo a passo de hoje.

Em caso de perda ou roubo do seu passaporte, comunique o ocorrido às autoridades competentes o quanto antes. E siga as orientações específicas para conseguir um novo.

Em geral, a validade dos passaportes é de até 10 anos. Mas para os menores de 18 anos, o prazo tem outras regrinhas em função das mudanças na fisionomia de acordo com a idade. Veja:

• 0 a 1 ano incompleto – 1 ano de validade
• Bebês com 1 ano completo a 2 anos incompletos – 2 anos de validade para o passaporte
• Crianças com 2 anos completos a 3 anos incompletos – passaporte com 3 anos de validade
• 3 anos completos a 4 anos incompletos – 4 anos de validade
• Pessoas com 4 anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos de validade para o passaporte

Espero que este artigo ajude você a esclarecer as suas dúvidas frequentes em relação a emissão de passaporte brasileiro. Não esqueça de compartilhar o post com os amigos, pois tem sempre alguém precisando tirar o documento e não sabe como.

Boa viagem! Até a próxima…

/* ]]> */