Beleza Cabelos Pele

Como tirar tinta de cabelo da pele? Veja 12 dicas infalíveis e fáceis

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Atualmente, seja por praticidade ou para economizar um dinheirinho no fim do mês, muitas mulheres acabam optando por pintar os cabelos em casa, sem precisar se dirigir até um salão de beleza e gastar com a mão de obra de um profissional para realizar o serviço.

E a boa notícia é que, como essa prática está cada vez comum, as colorações estão chegando ao mercado de cosméticos com fórmulas cada vez mais fáceis de serem aplicadas em casa, facilitando o trabalho da mulherada moderna que gosta de se virar “nos 30” para manter a beleza em dia.

No entanto, pintar o cabelo em casa requer cuidados especiais, tanto com os fios, que devem ser coloridos seguindo corretamente as instruções de uso das embalagens, além dos cuidados com a pele, que pode ficar manchada de tinta após o processo.

Isso porque as manchas de tinta de cabelo podem não só atrapalhar a aparência, como também causar coceira, vermelhidão e até irritação nas peles mais sensíveis – daí, a importância de fazer o teste do produto na pele antes de usar.

Por isso, vale tudo para proteger a pele na hora de pintar os cabelos, sejam tapetes, roupas velhas e toalhas, que servirão para evitar o contato do produto com a testa, mãos, pescoço e orelhas, que são as regiões mais afetadas durante o procedimento. Mas, e quando todas as precauções foram tomadas e, mesmo assim, a pele ficou toda suja de tintura para cabelo?

Fique calma! Apesar de demorar algumas lavagens para sair completamente da pele, existem alguns produtos e truques infalíveis que podem solucionar o problema mais facilmente, que você vai saber quais são no nosso artigo de hoje.

Continue lendo esse post e descubra como tirar tinta de cabelo da pele de maneiras super fáceis, com produtos simples que você tem aí na sua casa! Vamos lá?

1 – Detergente

Essa é uma ótima alternativa, e bem baratinha, de remover manchas de tinta para cabelo da pele. No entanto, ela é mais recomendada para mulheres que não têm a pele sensível, pois, se este for o caso, pode deixá-la ressecada. Por isso, é melhor nem tentar e partir para as outras maneiras de resolver o problema que nós vamos listar nesse artigo.

Para usar o detergente, basta aplicar uma pequena quantidade do produto diretamente na região da pele manchada com a tintura, esfregando com os dedos para que ela saia aos poucos. Se as manchas estiverem muito escuras, a dica é umedecer um lenço ou embeber um algodão com detergente e aplicar sobre o local.

2 – Pasta de dentes

As pastas de dentes, em geral, costumam ter efeito abrasivo, ou seja, capaz de remover as células mortas da pele manchadas e dar lugar a uma pele nova e sem manchas. No entanto, as que possuem maior eficácia são as que possuem bicarbonato de sódio em sua composição, já que os grânulos são maiores.

Sabendo disso, basta umedecer um pouco a região da pele manchada e aplicar uma pequena quantidade do produto, esfregando com movimentos circulares por cerca de 30 a 60 segundos ou até que a mancha de tintura seja completamente removida.

Passado esse tempo, basta lavar o local com sabonete e enxaguar o local com água morna, finalizando com a secagem da pele com uma toalha.

3 – Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio, que você pode usar também nas fórmulas de pastas de dentes, como falamos anteriormente, pode ser usado para tirar as manchas de tinta para cabelo da pele por conta do seu efeito abrasivo, capaz de remover as células mortas da pele e dar lugar para uma pele nova e limpa.

Junto com o detergente, que já ensinamos como usar acima, que é ideal para ajudar a atrair as moléculas de corante presentes nas tinturas e eliminá-las da pele, ele forma uma dupla imbatível contra as incômodas manchas de tinta.

Para isso, basta misturar duas partes de bicarbonato de sódio com duas partes de detergente até obter uma pasta, que deve ser aplicada em seguida na região da pele manchada. Esfregue com movimentos circulares usando os dedos ou embebede um algodão com a mistura e use-o para esfregar a pele. Faça isso por cerca de 30 a 60 segundos.

4 – Vaselina

A vaselina também é um excelente produto para quem quer remover as manchas de tintura de cabelo da pele. Para isso, basta aplicar uma pequena quantidade do produto sobre o local afetado, esfregando com a ajuda dos dedos em movimentos circulares até a mancha desaparecer.

Só tome cuidado para que a vaselina não entre em contato com os olhos. Caso você perceba que o produto ficou da cor da tintura, remova-o e reaplique novamente, seguindo a mesma técnica até que as manchas saiam por completo. Você deve retirar a vaselina da pele com um pano úmido e limpo.

5 – Gel de cabelo

Os produtos sem álcool, como é o caso do gel para cabelo, também são ótimos para remover as manchas de tinta de cabelo da pele. Para isso, basta embeber um algodão com o produto e aplicar sobre a região afetada com as manchas, esfregando-a fazendo movimentos circulares até que elas desapareçam. Se for o caso, repita o procedimento mais vezes até que as manchas saiam por completo da pele.

6 – Óleo de bebê

Você pode usar o óleo de bebê diretamente sobre a pele manchada ou umedecer um algodão com o produto para aplicar sobre a pele. Feito isso, basta esfregar a pele por alguns segundos, cuidando para que o óleo não entre em contato com os olhos.

Deixe o produto agir durante a noite, por pelo menos 8 horas, e lave a pele no dia seguinte com sabonete ou shampoo e água morna.

7 – Vinagre

Sim! Esse tempero é essencial para eliminar mancha de tinta para cabelo da pele. Para isso, basta misturar um pouco de água com o vinagre e aplicar sobre a pele manchada com a ajuda de um algodão embebido com a mistura.

Esfregue a pele com movimentos circulares até que a mancha seja completamente removida. Você pode repetir o processo usando uma solução ainda mais concentrada com vinagre até que a tintura saia da sua pele.

8 – Cinzas de cigarro

Parece estranho, não é verdade? Mas é isso mesmo! As cinzas de cigarro realmente podem ajudar a remover as manchas de tintura da pele. Para isso, basta umedecer um algodão nas cinzas e esfregá-lo diretamente sobre a região manchada.

Mas, e o cheiro forte de cigarro depois? Pois bem! A dica é reservar as cinzas dois dias antes de fazer a coloração do cabelo, de preferência em um recipiente aberto e com um pouco de talco para aliviar o odor.

9 – Adoçante

O adoçante que você utiliza comumente na cozinha também pode ajudar a remover as manchas de tintura de cabelo da sua pele. Para isso, basta embeber um algodão com o produto e esfregar a região manchada com movimentos circulares até que a tinta saia da pele.

Se achar necessário, repita o processo até as manchas desapareçam por completo. Depois, lave bem a pele para evitar resíduos que possam provocar espinhas ou seborreias.

10 – Acetona

Do mesmo modo que o bicarbonato de sódio e as pastas de dentes, a acetona também possui efeito abrasivo sobre a pele, sendo capaz de remover as células mortas e dar lugar a uma pele nova e limpa.

No entanto, assim como o detergente, o produto também pode deixar ressecamento em peles muito sensíveis. Portanto, se você faz parte desse grupo de pessoas, melhor tentar algum dos outros métodos que mostramos aqui para remover a tintura da sua pele.

Fora isso, o modo de aplicação não muda muito. Basta umedecer um algodão com acetona, retirando o excesso, e esfregá-lo sobre a pele com movimentos circulares até que a mancha saia por completo. Cuide para que o produto não entre em contato com os olhos. Enxágue normalmente em seguida.

11 – Removedor de manchas

Por incrível que pareça, já existem disponíveis em lojas de cosméticos e perfumarias removedores de manchas próprios para tinturas de cabelo. Este é o método mais rápido e seguro de removê-las sem prejudicar a saúde e aparência da pele, pois não há o risco de alergias ou irritações.

Para utilizá-lo, basta umedecer um algodão com o produto, aplicar sobre a pele manchada e pronto!

12 – Pó de café

O pó de café que você tem na sua cozinha também pode ajudar e muito a eliminar as manchas de tintura para cabelo da sua pele. Para isso, basta misturar uma colher de chá de café com uma colher de chá de shampoo, molhar um algodão com a mistura e aplicar no local manchado.

Esfregue com movimentos circulares até que a mancha saia por completo e, em seguida, enxágue com água morna.

Como evitar manchas de tinta na pele?

Como já dizia o ditado “É melhor prevenir do que remediar”, a melhor maneira de não ter nenhum problema com manchas na pele causadas por tintura de cabelo é adotando medidas de precaução antes de iniciar o processo de coloração capilar, protegendo a pele que receberá a pigmentação.

Neste caso, a dica é sempre aplicar cremes, géis protetores, óleos, pomadas modeladoras, condicionadores, entre outros produtos desse tipo, nas regiões da pele que podem ser afetadas pela tintura, como nuca, orelhas, testa, pescoço, ombros, etc.

Lembre-se de usar sempre luvas de boa qualidade para evitar sujar as suas mãos. Evite aquelas que vêm nas caixinhas de tintas mais baratas, pois, na maioria das vezes, possuem um material de baixa qualidade e bem fininho, que acaba furando e manchando as mãos.

Conforme for aplicando a tinta nos cabelos, vá limpando com os respingos que caírem sobre a pele imediatamente, com a ajuda de um pouco de água e sabonete. Outra dica bem bacana é usar uma toalha ou camiseta velhas ou até mesmo uma capa de plástico sobre os ombros e pescoço antes de começar a coloração. Isso evitará manchas nessas regiões e, ainda, protegerá também as suas roupas.

/* ]]> */