Looks Moda

Dicas e fotos de como usar lenços para arrasar!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Sempre achou bonito um look montado com lenços, echarpes ou cachecóis, mas nunca soube como usar lenços para montar o seu visual? Vem com a gente e veja nossas dicas e saia sabendo e poderosa!

Lembrei da moda dos anos 1990, aqui no Brasil, em que as famosas usavam lenços de seda bem fininhos ao redor do pescoço. Teve gente que gostou e aderiu e teve sempre o povo mais conservador ou azedinho que chamou de coleira de pano. Duas coisas são verdadeiras: Eu entreguei minha idade agora e os lenços vieram para ficar. Tanto que se a gente se esforçar, vai lembrar logo de vários momentos em que o cinto foi muito usado.

Seja nos anos 1950 (calma, eu não sou tão velha assim!), com os lenços de cabeça, ou os de pescoço, que a gente vai lembrar em filmes das mocinhas de filmes de ação desde os anos 1940 (também não sou tão velha assim), e até nos desenhos do Scooby Doo, dos anos 1960 (nem velha assim). Quem lembra do charmoso lencinho no pescoço do Fred?

E já que o assunto é filme, lembra dos cowboys dos westerns do cinema? Todos sabiam como usar lenços para dar a cara do herói ou do vilão.

Sem medo de errar, podemos dizer que foi mais uma peça legitimamente roubada do guarda-roupas masculino. A moda é assim mesmo, ela se reinventa, absorve coisas de todas as fontes, épocas e culturas, mistura e se apropria. E acaba criando novidades.

O mais divertido é saber como usar lenços para criar looks casuais. Aliás, o forte do lenço. A ideia original era ser um acessório. E como todo bom acessório, o lenço é egoísta e briga com outras peças. O ideal é pensar em seus lenços como se fossem peças da mais fina bijuteria. Se usar muitas ao mesmo tempo, fica pesado. Tudo tem que ser na medida. Ainda tem dúvidas de como usar lenços? Vamos às dicas:

Discretinho e pequeno. O mais adorável de todos. Super simples e comportado. Serve até para quando você quiser descobrir como usar lenços no trabalho. Com cores básicas ou estampas comportadas, em seda, ao redor do pescoço, fica um acessório elegante e charmoso. E vai bem até com tailleur ou terninho. Se não for muito quente, vai bem para o verão e para o clima brasileiro. Claro que você precisa dosar a mão. Sempre tem como usar lenços no trabalho, mas muito bom senso para a combinação não virar uma mistura de vestido de casamento com tênis. Gente, aqui é acessório!

Lembre-se que se você usar seu lenço com uma estampa muito diferente e ousada, tentando combinar com look comportado ou romântico, pode não dar liga. Saiba como usar lenços para acrescentar, decorar e combinar no visual.

Vai ousar um pouco mais? Veja como usar lenços mais aparentes.

Como toda boa peça de roupa, você pode variar em cores e formas, tecidos ou cortes, como usar lenços estampados, por exemplo. E as estampas mais comuns são xadrez ou listras. A vantagem é ter poucas cores para não tomar conta do visual.

Em tecidos, a elegante caxemira é uma das texturas mais sofisticadas e a seda é suave e elegante. E aceita bem cores, principalmente porque lenços de seda podem ser mais coloridos e nem por isso serem extravagantes demais. E para um dia mais comportado de trabalho, a lã é simples e funcional.

Para saber como usar lenços e acertar no visual, é preciso saber que lenços de vários tipos são acessório simples, mas que têm força total no look. Basta um lenço para transformar o básico do dia a dia e uma personagem forte.

Você pode variar bastante, como usar lenços como se fossem uma scarf, um cachecol, ou echarpes. Mas no Brasil faz muito calor a maior parte do ano. Então, vamos precisar de peças mais leves.

A vantagem é que o lenço é versátil e pode ser bem fininho, e compor o visual com elegância.

Você pode fazer um estilo delicado, como usar lenços com laços delicados, deixando descer em pontinhas finas pelo corpo.

Camiseta regatinha como usar lenços coloridos com nós simples dá um efeito forte, mas discreto. Faz toda a diferença e você vai olhar no espelho e dizer: Uau! Fiquei poderosa com pouco!

E a variação continua. Você pode sair do básico lenço de um nó ao redor do pescoço e usar um modelo com dois nós, um ao redor do pescoço e o outro nó em cima de um dos ombros, meio caindo, dando um ar irregular, mas moderno. Seu visual vai ter elegância e ar de romantismo.

Assim como os nós de gravata – Windsor, duplo, simples. Os lenços têm jeitos estilosos de amarrar. Uns bem simples e práticos, mas que vão compor uma personalidade. Outros, bem elaborados, chegam a ser uma obra de arte. Nem todas nós vamos usar lenços com trabalhos tão elaborados. Fazer o nó exige tempo e o resultado será aceito em poucas ocasiões.

Quer saber como usar lenços com nós diferentes? Tente amarrar seu lenço com um laço do lado e deixar em forma triangular, caindo na frente. Este é o básico.

Já ouviu falar do lenço tipo Marinheiro? – Este é feito com dois nós ao redor do pescoço. Você deixa um triângulo nas costas e os dois nós ficam na frente na frente. Um ao redor do pescoço. O outro, um palmo mais abaixo, deixando as pontas do lenço soltas. Se o leno for azul-marinho, você cria um personagem usando roupa branca. Lenço listrado também vai bem.

Dá para usar lenços de um jeito mais descolado? Claro! Que tal como bandana? A sua tem caveirinhas como a minha? Só que o visual fica mais informal. Que é o princípio de usar lenços para compor um look. Primeiro, um acessório jovem e cheio de personalidade, que aos poucos ficou mais comportadinho, mas não muito, e foi trabalhar. Só saber pesar acessório com roupa.

Uma dica de saúde: Não aperte demais. Você não vai morrer enforcada, mas pode sentir mais cansaço pela pouca circulação de sangue e dores de cabeça.

Lenço é descolado e vai bem no inverno. E já que usar os maiores modelos esquenta muito, que tal variar? Foi assim que as mulheres passaram os lenços do pescoço para a cabeça. Sabe como usar lenços na cabeça?

O lenço subiu para a cabeça. Você vai se lembrar dos anos 1970 e 1980, com as mulheres usando lenços para esconder os bobs no cabelo. Na época, a moda era cabelo cacheado.

Sabendo como usar lenços no cabelo, a peça fica bem chique e moderna!

E se o lenço for grande, que tal usar lenços de corpo inteiro? A peça é tão versátil que vira curinga para várias ocasiões. Dá até pra usar a canga ou saída de praia como lenço, ou fazer ao contrário e variar, para criar um jeito de como usar lenço no lugar da canga e da saída de praia e envolver o corpo inteiro.

E já que o lenço é um acessório, que tal ver como usar lenço como se fosse um cinto? Faça um contraste da estampa e das cores com a roupa que estiver usando e veja o resultado!

Ainda tem dúvidas de como usar lenços? Outra dica é procurar no youtube os vídeos da Eileen Fisher. Ela está bombando com as dicas de como usar lenços das maneiras mais criativas e elegantes. E sem essa de ter que ter corpo para usar lenço. Cabeça tem o tamanho parecido, pescoço tem tamanho e formatos bem parecidos e acessórios são para todas!

Vai lá e arrasa, menina!

/* ]]> */