Beleza Cabelos

Como usar turbante? Veja dicas e passo a passo fácil

De repente, você para na frente do espelho e joga o cabelo de um lado para o outro procurando um visual novo, mas acha tudo sem graça. Sem dúvidas, você está naquele momento em que nem sempre um corte ou penteado resolve tudo e, então, a dica é apostar nos acessórios para conseguir o diferencial que está procurando.

E por falar em acessórios, um dos queridinhos que têm feito a cabeça da mulherada – literalmente – nas últimas tendências de moda é o turbante. Certamente, se você nunca usou um, pelo menos já deve ter visto a rodo nas passarelas e redes sociais das maiores fashionistas pelo mundo afora.

O lenço na cabeça típico dos anos 20 voltou com tudo e, desta vez, para ficar! Bastante versátil, ele pode ser utilizado em qualquer época do ano e de várias formas no cabelo, o que vai depender do ar que deseja dar ao look. O mais importante é que o acessório pode dar o charme que você estava procurando para compor o visual, combinando com todos os tipos capilares e formatos de rosto.

No artigo de hoje, você vai aprender as melhores dicas de como usar turbante e surpreender com um penteado novo e moderno, seja para uma ocasião mais casual ou eventos formais e importantes. Vamos lá?

Um pouco da origem e história do turbante

O turbante é um acessório cercado de história, sendo a sua utilização hoje considerada um símbolo de luta, resistência, proteção e respeito à cultura negra. Portanto, usá-lo pode ter vários significados além de somente fins estéticos, como sabedoria e emponderamento, por exemplo.

Inclusive, em alguns países, a forma de amarrar o turbante pode indicar a posição social ou o estado de humor de uma pessoa. O acessório é mais usado atualmente em países do Mediterrâneo e do sul da Ásia oriental. No entanto, não é de agora que ele começou a ser usado como ícone fashion.

De acordo com o livro “Por dentro da moda”, de Dinah Bueno Pezzolo, o turbante originou-se no Oriente Médio. Antes, quando era usado predominantemente por homens na tradição dos nossos povos antigos.

No entanto, foi no início do século 20, mais precisamente no ano de 1910, que ele virou moda no Ocidente, passando a ser utilizado até mesmo por famosas, como Carmen Miranda.

Nesta época, o acessório foi introduzido no cenário fashion pelo estilista francês Paul Poiret, que rapidamente o tornou uma referência de luxo e classe na moda ocidental, compondo desfiles icônicos de marcas como Prada e Chanel.

Depois de atrair olhares nas passarelas, o turbante finalmente chegou às telas do cinema, ganhando destaque no figurino de estrelas como Greta Garbo, Grace Kelly, Rita Hayworth, Sophia Loren e Audrey Hepburn.

Foi a partir dos anos 2012 e 2013 que o turbante voltou com tudo à moda em todo o mundo, ganhando adeptas como Jennifer Lopez, Eva Mendes e Sarah Jessica Parker, que resolveram dar ao seu visual um toque elegante, excêntrico, chique ou casual.

3 formas interessantes de usar turbante e arrasar no visual

O turbante pode ser feito com um tecido liso ou estampado, o que vai depender exclusivamente do seu gosto. No entanto, vale lembrar que o lenço precisa ser mais grosso, pois os fininhos podem não segurar as amarrações que vamos te ensinar a seguir.

Além disso, quanto maior for o tecido, maior será a possibilidade de ideias para amarrar o turbante. Agora, veja abaixo as três melhores formas de usar turbante que nós separamos para você!

1 – Turbante clássico (tradicional)

Essa é a forma mais comum de usar o turbante. Para fazer a amarração tradicional do turbante, é necessário que o lenço que você vai usar seja grande o suficiente para cobrir a cabeça inteira.

Passo 1: Dobre o tecido ao meio de forma que fique em formato de triângulo.

Passo 2: Em seguida, com as pontas para frente, faça um nó próximo à testa, mas no centro da cabeça.

Passo 3: Depois, faça o acabamento torcendo as pontas e amarrando-as na nuca. As pontinhas delas podem ser escondidas dentro do lenço ou deixadas para fora se a intenção for dar mais charme e estilo ao look.

Passo 4: Se a sua ideia for usar um turbante sem nó, a dica é apenas acomodar o lenço em formato de triângulo sobre a cabeça, tal como você fez no início do passo a passo.

Passo 5: Basta começar com as pontas para trás e torcer o lenço com firmeza para fixar bem sobre a cabeça.

Passo 6: Agora, traga a ponta torcida para cima do lenço em forma de tiara, finalizando com as pontas escondidas dentro do turbante.

2 – Turbante pin-up

Essa é uma forma básica de usar o turbante e também é muito simples de fazer. A amarração combina super bem com penteados estilo vintage. O tecido não precisa ser tão grande, já que não vai cobrir a cabeça toda.

Passo 1: Primeiro, deixe o lenço em forma de triângulo e depois vá dobrando-o até virar uma faixa.

Passo 2: Agora, transpasse a faixa sobre a cabeça, deixando as pontas do lenço para trás, como se fosse fazer o estilo headband.

Passo 3: Em seguida, envolva o lenço sobre a cabeça levando as pontas de trás para a frente.

Passo 4: Finalize fazendo dois nós frontais e escondendo as pontinhas do lenço. Prontinho! Já pode sair para arrasar com o seu turbante na rua!

3 – Turbante torcido

O turbante torcidinho pode deixar o acessório mais chamativo e com detalhes que dão um efeito super diferenciado ao look. Veja como é fácil de fazer!

Passo 1: Deixe o lenço em formato de triângulo e vá dobrando-o até  virar uma faixa, tal como você fez no passo a passo anterior.

Passo 2: Em seguida, coloque a faixa sobre a cabeça com as pontas viradas para frente.

Passo 3: Agora, faça um nó na frente, bem próximo à testa, mas no centro da cabeça.

Passo 4: Feito isso, vá torcendo cada uma das pontas até elas se encontrarem na nuca.

Passo 5: Depois, termine fazendo um outro nó atrás da cabeça, escondendo as pontas do lenço dentro do turbante.

Passo 6: No caso de quem prefere um turbante sem amarração frontal, a dica é colocar o lenço na cabeça e juntando as duas pontas.

Passo 7: Em seguida, junte as duas pontas e cruze cada uma de cada lado até formar um torcidinho.

Passo 8: Agora, é só finalizar fazendo o nó atrás e escondendo as pontas. Prontinho!

Dicas para não errar o visual com o seu turbante

Agora que você já aprendeu as três melhores formas de usar turbante, chegou a hora de conhecer dicas para combinar o seu visual com o acessório.

Afinal, se você não souber fazer a composição de acordo com o cabelo, roupas, sapatos e demais acessórios, o adereço pode acabar perdendo o toque excêntrico e chique que ele dá ao visual e deixar o look démodé.

Por isso, para não errar em nada, é bom ficar de olho nas seguintes dicas dos fashionistas para usar o seu turbante com sucesso:

Cabelo

A verdade é que não existem regras assim específicas para usar turbante. Porém, o acessório fica muito mais bonito com ondas ou cachos.

Por isso, se você não nenhum desses dois tipos capilares, vale a pena investir em um babyliss para deixar o cabelo cacheado ou ondulado, pois eles têm bastante movimento e oferecem uma maior simetria junto ao turbante.

Maquiagem

A make do dia para combinar com o acessório vai depender da cor e estilo do turbante que você escolheu para usar. Se o tecido for estampado, colorido e com brilhos, que já é bem chamativo, a dica é apostar em uma maquiagem de tonalidades mais neutras para não deixar o look brega.

Neste, caso use sombras nudes, mas com os olhos bem esfumados de preto. Além disso, não se esqueça de deixar a pele em dia, bem cuidada e saudável para não esmagar o visual.

Já no caso de quem vai usar um turbante preto, mais no estilo anos 60, a dica é fazer uma make mais atraente, com delineador e um batom vermelho. É a combinação perfeita para arrasar no visual!

Roupa

O mais importante na hora de escolher a roupa que vai usar junto com o seu turbante é lembrar que elas precisam ser mais simples, com linhas limpas e menos camadas, para deixar o acessório ser a atração do look.

Ou seja, nada de roupas muito elaboradas, ok? Por isso, se você estiver a fim de usar tecidos com texturas mais grossas e mais densas, como é o caso da malha de algodão, lã ou veludo, tenha sempre em mente que menos é mais!

Acessórios

A regra básica para acessórios enquanto estiver usando turbante é: pescoço nu sempre será a melhor escolha! Por isso, esqueça pelo menos nesse momento os lenços, joias chamativas e colares no pescoço.

Veja algumas fotos para se inspirar!

/* ]]> */