Beleza Maquiagem

Contorno facial: como fazer passo a passo simples e rápido

Contorno facial
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Destacar os pontos positivos e corrigir outros nem tão bons assim. O contorno facial faz toda a diferença na make. Por isso, hoje eu trago segredinhos de como fazer a técnica para realçar seus traços como nunca!

Lembrando que a ideia central do contorno é afinar o rosto, além de valorizar as características salientes de cada pessoa. Ou seja, a regra básica é contornar com o corretivo escuro o que você quer disfarçar e iluminar com o tom claro o que deseja mostrar.

Sempre fugindo de divisões entre as cores, mantendo a maquiagem uniforme. Isso vale para todos os tipos de rosto. Mas existem contornos específicos para cada formato.

Outra dica valiosa antes de partir para o passo a passo é conhecer seu rosto. Embora pareça óbvio, certos detalhes que contam bastante. Maçãs, testa ou queixo mais evidentes são alguns exemplos.

Contorno facial formatos

Seguindo esses princípios, a técnica dá certinho, porque só a partir do “mapeamento” da face com corretivos variados é que acontece o efeito mágico. Os tons bege, marrom claro e marrom escuro são as armas de beauté.

Existe contorno facial mais “pesado”, como o que a celebridade Kim Kardashian costuma exibir em suas aparições na mídia. Porém, há ainda versões mais leves, para o dia a dia – que também são mais rápidos de fazer, claro! Confira a seguir um passo a passo para de uma versão light…rsrsrsrs

Passo 1 – Limpeza e Primer

Técnica de contorno não dispensa os cuidados básicos e a preparação da pele. Com a face limpa e hidratada, aplique o primer de sua preferência. Se tiver pele oleosa, opte por um produto que ajuda a controlar o sebo, passando-o especialmente na famosa zona T (testa, nariz e têmporas).

Por que o primer é importante no contorno? Ele disfarça poros abertos, linhas de expressão e ruguinhas, aumenta a durabilidade da make e, portanto, deixa o aspecto final da técnica ainda melhor.

Passo 2 – Base

Use uma base em cor próxima à da pele. Aplique o produto com pincel, espalhando bem, e dê o acabamento com uma esponjinha de látex. Ela serve para deixar o visual natural e leve. Caso não tenha a esponja, use os dedos mesmo. Algumas mulheres preferem fazer esta etapa toda com eles. É uma questão de gosto…

Passo 3 – Corretivo

É hora de passar o corretivo iluminador para disfarçar olheiras e destacar a área em torno dos olhos. Para isso, crie um desenho em forma triangular, descendo até as bochechas. Assim, você evita o desagradável “efeito panda”.

Passo 4 – Contorno

Chegou o momento do contorno propriamente dito, que é simplesmente a técnica de luz e sombra voltada para a maquiagem. Em geral, ela diz para iluminar o que precisamos projetar e dar volume; e escurecer o que queremos afinar e tirar do foco.

Partindo daí, aplique uma base mais clara que sua pele no centro da testa, nas têmporas, queixo e cantinhos do nariz. Já na raiz do cabelo, debaixo das maçãs do rosto e no maxilar, invista em uma base mais escura. Esta tonalidade também pode ser passada nas laterais do nariz, se a intenção for afiná-lo.

Passo 5 – Esfumando

É o truque para deixar a make harmoniosa, sem divisões. Você só precisa esfumar os corretivos usados nos pontos estratégicos. O recomendado é um pincel chanfrado (os modelos com cerdas de fibra ótica espalham melhor o produto).

Faça movimentos circulares, começando pela testa, descendo para o nariz e terminando com as maçãs do rosto.

Se o pincel ficar muito sujo, troque-o no meio do processo para não deixar base demais acumulada e estragar o resultado.

E está pronto o contorno facial!

Para encerrar…

Complete o make com blush, rímel, um pouco de corretivo iluminador nas têmporas; realce as sobrancelhas e passe o batom de sua preferência. Quer incrementar a produção? Faça um olhão esfumado para diva nenhuma botar defeito – e arrase!

Espero que tenha gostado do passo a passo de hoje, e que fique ainda mais linda!

Até a próxima…

/* ]]> */