Casa

Tudo sobre Cooktop: modelos, vantagens, riscos e muito mais!

Cooktop

Ele é o queridinho dos que curtem uma cozinha mais estilosa. Só que muita gente ainda tem dúvida sobre como funciona um Cooktop, seus modelos, pontos positivos e outros nem tanto assim. Se você faz parte do time, bem-vindo ao artigo de hoje!

Cooktop elétrico? Por indução? A gás? Basicamente, a diferença entre os modelos está na forma de funcionamento e em certas funções mais avançadas. Como o Cooktop a gás não é nenhum mistério, vamos aos outros dois.

Cooktop elétrico: vantagens e desvantagens

O Cooktop elétrico, como o nome já sugere, precisa estar ligado à tomada para funcionar; não usa gás e não gera chama.

O aparelho possui uma resistência – que esquenta muuuuito, e rapidinho. Aliás, esta é talvez a principal vantagem dele e, de certa forma, o maior perigo também.

Outro ponto positivo é o menor tempo de preparo dos alimentos, uma vez que é mais eficiente. Mas o Cooktop elétrico conta com sistema bastante preciso no controle de temperatura, além de consumir mais eletricidade que um modelo a gás.

Cooktop elétrico

É claro que nem tudo é perfeito. Uma desvantagem do Cooktop elétrico é que ele demora mais a esfriar, em relação ao aparelho por indução.

Vale lembrar, ainda, que o Cooktop elétrico tem uma superfície totalmente plana, na qual só podem ser utilizadas panelas com fundo reto. Caso contrário, o equipamento poderá ser danificado.

A recomendação é que as panelas para Cooktop elétrico sejam mais resistentes, com fundo reforçado, como as de aço. Vidro e cerâmica não devem ser usados.

Como funciona um Cooktop por indução

Na verdade, ele não deixa de ser uma espécie de Cooktop elétrico, pois também precisa de eletricidade e dispensa gás.

A maior diferença está no funcionamento, feito por indução eletromagnética. Eu explico: o modelo permite criar um campo entre a parte interna e inferior da panela. Assim, todo o calor vai para o alimento; não existe perda de temperatura para o ambiente.

Ou seja, para funcionar, o Cooktop por indução precisa de uma panela adequada, e só esquenta se ela estiver no lugar certo, na zona de cocção (equivalente aos queimadores dos fogões a gás).

A principal vantagem dele é seu esfriamento praticamente imediato, e automático, logo que é desligado. Ele também oferece alto controle de temperatura.

Quanto ao ponto negativo, é o preço do produto, que ainda supera os valores dos demais modelos.

Já em relação às panelas, um Cooktop por indução necessita de acessórios planos, magnéticos, com fundo de aço, ferro fundido ou multicamadas.

Limpeza, dicas de segurança e outras informações sobre o Cooktop

A durabilidade do Cooktop depende da limpeza adequada e constante de suas peças. Manchas ou alimentos, quando não removidos, podem danificar o aparelho.

O ideal é retirar a sujeira com o local ainda morno. E diversos modelos disponíveis atualmente não precisam de formulações químicas específicas. Detergente neutro e pano úmido já dão conta do recado.

Produtos abrasivos, nem pensar! Se precisar, um pano de cozinha molhado com um pouco de óleo mineral pode ajudar a eliminar impurezas mais difíceis.

Não é necessário retirar os botões do Cooktop para fazer a limpeza; apenas deixá-los na posição desligado. As grelhas, sim, podem ser retiradas e lavadas normalmente. Para evitar acidentes, é essencial seguir as orientações do fabricante, especialmente em relação aos espaços mínimos laterais.

Quem pretende investir em Cooktop e está reformando a cozinha, precisa fazer uma tomada para acendimento do aparelho, de preferência abaixo dele, para não expor os fios.

No geral, uma desvantagem do Cooktop é a falta de um forno a gás. Quem é fã de carteirinha dos fornos convencionais pode estranhar bastante. Mesmo que se possa adquirir um forninho elétrico, nem sempre ele corresponde às expectativas e necessidades.

Espero que o artigo de hoje tenha esclarecido tudo sobre Cooktop, seus pontos positivos, negativos, riscos, funcionamento e limpeza.

Boa sorte, e até breve!

1 comentário

  • Boa Tarde.
    já me disseram que o cooktop não aguenta muito calor. Por exemplo : cozinha algo por muito tempo , pois ele pode trincar ou ate quebrar. Isso é verdade?

Comentar

/* ]]> */