Beleza Cabelos

Saiba como fazer texturização de cachos com coquinhos

Depois que os cabelos cacheados voltaram com tudo à moda, muitas mulheres estão tentando se livrar dos fios lisos e polidos para assumir os cachos e desfilar com um visual novo e natural, do jeitinho que veio a mundo.

Para isso, o primeiro passo é investir em uma transição capilar, deixando de lado de forma definitiva os produtos e alisantes químicos para abrir alas aos caracóis e fazer com que voltem ao normal aos poucos. Esse período pode ser mais longo para algumas cacheadas e mais curto para outras, o que vai depender exclusivamente de cada cabelo em si e dos cuidados que se tem com eles.

Como a fibra capilar ainda está danificada durante essa etapa, por conta do excesso de procedimentos químicos, é comum que o cabelo fique metade liso (geralmente, do comprimento às pontas, onde ainda há resíduos de químicas) e cacheado na raiz (dando lugar aos novos fios que vão crescendo), o que tende a incomodar muita gente que está “transitando” as madeixas.

Para lidar com esse problema muito comum durante a transição capilar, existem algumas técnicas de texturização que podem ajudar a definir os cachos de maneira super simples, fácil e sem gastar dinheiro com produtos ou no salão de beleza, enquanto o seus fios encaracolados não voltam totalmente ao normal.

Aqui no blog, você já conheceu a fitagem capilar, o twist e o plopping, que são duas técnicas fáceis para quem quer definir os cachos e eliminar o frizz. No artigo de hoje, você vai conhecer a texturização com coquinhos, que pode ser feita por você mesma na sua casa, sem tirar nada do seu bolso.

Quer saber mais sobre como fazer os coquinhos para definir os cachos? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre essa técnica!

O que são os coquinhos?

Os coquinhos nada mais são do que uma técnica de texturização para definir cachos e eliminar frizz, ideal para quem está passando por uma transição capilar ou, simplesmente, quer deixar os caracóis mais bonitos. A técnica é bem simples e fácil e pode ser feita por qualquer mulher, sem precisar de ajuda profissional ou de outra pessoa para manusear os cabelos.

Para isso, basta espalhar pequenos coques em toda a cabeça, prendê-los e desfazê-los no dia seguinte para darem lugar aos cachos, que estarão bem definidos em sem frizz sem o uso de qualquer produto químico ou aparelho que emite calor, como o babyliss, que muitas mulheres costumam usar para modelar as madeixas cacheadas.

A boa notícia é que, diferente de alguns tipos de texturização, que podem quebrar alguns fios se não houver o cuidado necessário, os coquinhos não provocam a quebra de nenhum fio frágil ou danificado.

Eles são mais recomendados para cabelos cacheados e crespos, já que a porosidade e textura do fio ajudam melhor a fixar o penteado. No entanto, se você tem cabelos lisos, você também pode apostar nos coquinhos para texturizar os fios, ganhando mechas onduladas e naturais por todo o cabelo.

Como fazer? Confira passo a passo

Agora que você já sabe o que são os coquinhos, para que eles servem e para que tipos de cabelos são mais recomendados, chegou a hora de aprender como fazê-los, de fato. Nos parágrafos seguintes, nós vamos te ensinar como texturizar os cachos usando essa técnica passo a passo. Vamos lá?

Passo 1: Lave o seu cabelo normalmente, como de costume, e hidrate.

[yuzo_related]

Passo 2: Em seguida, desembarace bem os cabelos e divida-os em mechas (a quantidade de cabelos de cada uma vai depender da espessura que deseja que os cachos fiquem. Se quiser mais grossos, faça-as com mais cabelo, e para ficarem mais finos, use menos cabelo).

Passo 3: Aplique um creme para pentear ou leave-in em cada uma, sem exagerar na quantidade para não deixar os cachos pesados e com aparência suja.

Passo 4: Faça pequenos coques na cabeça com cada uma das mechas, dividindo-as em duas partes e enrolando uma na outra, sentido de um “tornado”, como se fosse um twist. Prenda-as na raiz com a ajuda de um elástico.

Passo 5: Repita esse processo em cada uma das mechas até terminar o cabelo todo.

Passo 6: Agora, o ideal é esperar um período de pelo menos oito horas para que os coquinhos sequem completamente. Se preferir, pode fazer a texturização antes de dormir, já que o tempo de secagem é longo, e desfazê-los apenas no dia seguinte, ao acordar.

Passo 7: Passado esse tempo, chegou a hora de desmanchar os coquinhos. Retire cada um dos elásticos que você usou para prendê-los e divida, com os dedos, cada mecha resultante do coque.

Passo 8: Está pronta a sua texturização com coquinhos. Se for o caso, aplique um spray fixador para colocar todos os fios no lugar e manter os cachinhos por mais tempo ao longo do dia.

Dicas importantes

Como você percebeu no decorrer desse artigo, não tem segredo nenhum para fazer os coquinhos e ganhar uma texturização bonita, fácil de fazer e barata nos seus cachos. No entanto, apesar de bem simples, são necessários alguns cuidados ao fazê-los. Veja:

  • Antes de fazer os coquinhos, depois de lavar os cabelos, é preciso esperar que eles sequem um pouco para começar a texturização. O ideal é que você eles mantenham pelo menos 20% de umidade para o procedimento.
  • Caso você não tenha paciência de esperar a secagem total dos coquinhos, a dica é usar um difusor para fornecer calor e fazer com que o cabelo sequem mais rapidamente.
  • Se for usar o difusor para secar os coquinhos, não se esqueça de aplicar, ainda durante a modelagem, um produto protetor termoativado para proteger os seus fios das agressões do calor excessivo do aparelho.
  • Para quem optar por fazer os coquinhos antes de ir dormir, uma boa ideia é protegê-los do atrito com o travesseiro envolvendo-os com um lenço ou touca de cetim ou de seda. Isso ajudará a manter o penteado e, ainda, evitar o frizz.