Beleza Cabelos

Corte bordado: saiba o que é e aprenda a fazer no seu cabelo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Muito provavelmente, à esta altura da vida, você já deve ter chegado no salão de beleza e repetido inúmeras vezes a famosa frase: “Corta só as pontinhas, tá?”. Quem nunca?! Todas nós mulheres, principalmente as cabeludas de plantão, já fizemos e continuamos fazendo todas as vezes que temos que eliminar as pontas duplas e ressecadas das madeixas, mas não queremos perder o tamanho dos fios.

No entanto, infelizmente, depois que o cabeleireiro analisa bem o estado dos cabelos, o que acontece na maioria das vezes é a perda de parte significativa do comprimento das nossas madeixas, uma vez que as patologias causadas na haste capilar por conta do ressecamento, como as pontas duplas (Tricoptilose) e aqueles terríveis pontinhos brancos (Tricorrexe Nodosa) só podem ser eliminados com um bom corte, que retira muito mais que “só as pontinhas”.

Então, o que fazer para ter cabelos com uma aparência forte e saudável, sem precisar mexer no comprimento dos fios? Senta que lá vem novidade! Depois dos diversos produtos e tratamentos, chegou ao mercado de beleza o corte bordado, uma nova maneira de dar fim ao ressecamento capilar, sem precisar tirar o comprimento das madeixas.

Com ele, você poderá acabar com o aspecto danificado e ressecado dos fios sem precisar encurtar os cabelos. Ainda, a boa notícia é que a técnica é super simples e pode ser feita até por você mesma em casa, sem gastar nada para isso.

Quer saber mais sobre o corte bordado e como fazê-lo no seu cabelo? Então, continue lendo esse post até o final e entenda como é possível dar adeus às pontas duplas e ressecadas em um piscar de olhos!

O que é e para que serve o corte bordado?

O corte bordado nada mais é que uma técnica que visa eliminar todas as patologias causadas pelo ressecamento dos cabelos, como a Tricoptilose, mais conhecida como pontas duplas ou bipartidas, e a Tricorrexe Nodosa, que conhecemos popularmente como pontos brancos no cabelo, sem precisar tirar o comprimento dos fios.

O corte possui esse nome por exigir do cabeleireiro que o fará a habilidade de uma bordadeira para cuidar minuciosamente dos cabelos, removendo o frizz, as pontas duplas e ressecadas, sem interferir no comprimento e no corte dos cabelos.

A ideia é que as partes ressecadas das nossas madeixas sejam removidas sem que os nossos cabelos precisem ser encurtados para isso. Por esta razão, o corte bordado é altamente recomendado para mulheres com cabelos longos, que poderão dar um aspecto mais vivo, forte e saudável aos fios que estão ficando cada vez mais longe da raiz – e, portanto, mais ressecados – sem precisar tirar o tamanho total dos cabelos.

A técnica pode ser aplicada nos cabelos tanto com uma tesoura quanto por uma máquina profissional, chamada de Split Ender. Nos próximos parágrafos, você vai aprender como fazer o corte bordado com tesoura em casa, de forma super simples e fácil.

Além disso, o corte não tem nenhuma contraindicação, podendo ser feito em qualquer tipo e tamanho de cabelo.

Benefícios

Confira, a seguir, porque o corte bordado é o queridinho das celebridades quando o assunto é usar a tesoura para dar fim às pontas duplas e pontinhos esbranquiçados nas madeixas:

  1. Elimina as pontas duplas, danificadas e frizz;
  2. Não altera o comprimento e o corte do cabelo;
  3. Os fios desembaraçam com mais facilidade;
  4. Dá leveza e movimento aos fios;
  5. Os fios ficam mais macios ao toque;
  6. Pode ser feito em casa;
  7. Para as cacheadas, os cachos ficam mais definidos;
  8. Previne o afinamento capilar (cabelo funil).

Como fazer o corte bordado? Veja passo a passo

Agora que você já sabe o que é, para que serve e quais são os benefícios do corte bordado para os seus cabelos, chegou a hora de aprender como fazê-lo em casa. Veja o nosso passo a passo a seguir para não errar na hora de cortar!

Materiais necessários:

  • Tesoura afiada;
  • Pente fino;
  • Prendedores de cabelo;
  • Excelente iluminação (pode ser uma luminária);
  • Capa para proteção ou blusão;
  • Espelho.

Como fazer:

Passo 1: Divida os cabelos (que devem estar totalmente secos) em mechas e prenda cada uma delas com a ajuda de prendedores.

Passo 2: Para começar a cortar, você deverá pegar as mechas finas da nuca primeiro e ir subindo até as mechas do topo da cabeça.

Passo 3: Agora, deslize os dedos em cada mecha e corte as pontinhas que “saltarem” para fora dos dedos.

Passo 4: Depois de cortar todas as pontinhas que ficaram fora da mecha com o deslize dos dedos, você deve enrolá-las e cortar novamente as que “saltarem” para fora do cabelo enrolado.

Passo 5: Repita os passos anteriores até que todas as pontas ressecadas sejam eliminadas.

Passo 6: Lave os cabelos e finalize como de costume. Se for escová-los (alisá-los), não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes de usar o secador ou chapinha.

Dicas importantes

Agora que você já aprendeu como fazer o corte bordado em casa, é importante ficar atenta à algumas dicas para não arruinar a eficiência da técnica. Veja quais são elas:

  • Antes de fazer o corte, os cabelos precisam estar limpos e secos para facilitar a identificação das pontas secas, que deverão “saltar” para fora das mechas durante o deslize dos dedos e quando elas tiverem enroladas.
  • Apesar de poder ser feito em todos os tipos de cabelos, quem tem fios cacheados ou crespos precisa escová-los (alisá-los) antes de fazer o corte bordado.
  • A dica é comprar uma tesoura profissional de corte fio laser (tipo de lâmina) bem afiada para fazer o corte bordado e evitar o risco de “mastigar” as pontas dos cabelos. No entanto, se você não puder adquirir uma, pode usar uma tesoura simples, apenas cuidando para que ela esteja bem afiada.
  • O corte bordado pode demorar, aproximadamente, uma hora para ser feito em todo o cabelo, o que requer muita paciência. Pense nisso antes de começar!
  • Opte por fazer o corte em um local bem iluminado para evitar cortar errado ou deixar passar pontinhas ressecadas.
  • A recomendação é para que o corte bordado seja feito a cada 40 dias. No entanto, é interessante que você analise bem o estado dos seus fios e defina a frequência ideal no seu caso.
/* ]]> */