Beleza Cabelos

Corte trapézio: conheça a nova tendência para cabelos curtos

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A praticidade e o charme dos cortes acima dos ombros estão fazendo a cabeça de muitas mulheres em todo mundo. Além de serem mais simples de finalizar e estilizar, os fios curtos demandam menos tempo quando o assunto é arrumação e cuidados.

Recentemente, a mudança de visual da atriz Juliana Paes chamou a atenção para uma nova tendência nos estilos de cabelos curtos: o corte trapézio. Segundo Tiago Parente, cabeleireiro da atriz e responsável pela sua troca de visual, o nome trapézio está relacionado ao destaque que o estilo de cabelo dá a essa parte do corpo feminino.

O corte é caracterizado pela modelagem reta da base, com os fios da frente levemente enviesados e um comprimento que fica sempre próximo à altura da linha do queixo.

O tamanho dos fios pode variar de acordo com a preferência da mulher, mas só pode ser considerado um corte trapézio aquele que se encontra acima da região do trapézio feminino.

A presença de uma franja mais discreta e dos fios desfiados com navalha também é opcional, mas, em geral, valoriza muito o corte e o rosto da mulher, por marcar bem as maçãs do rosto, fazendo o colo ficar mais destacado.

Por que investir no corte trapézio?

novo-cabelo-sophie-charlotte-capa2830

Foi-se o tempo em que, para ser considerada feminina, era necessário que uma mulher cultivasse fios longos e lisos. Atualmente, com o dia a dia corrido, o que mais se busca é praticidade, sem que seja necessário abrir mão da beleza e elegância.

O corte trapézio é um dos estilos mais atuais que une a praticidade dos fios curtos com a elegância de ressaltar as feições femininas. O comprimento do trapézio é longo o suficiente para permitir estilizações diferentes e simples quando você sente vontade de se “arrumar” um pouco mais.

Porém, por ficar na altura do queixo, não é preciso muita mão de obra para deixá-lo bonito pela manhã, quando você não tem muito tempo, o que é uma das grandes vantagens de dizer adeus aos fios longos e ao volume extra nos cabelos.

Para não errar no corte e nos cuidados

Se você cultivou fios longos por muito tempo e resolveu dar uma repaginada escolhendo o cabelo trapézio, é essencial que você confira algumas dicas para que o corte saia perfeito e você não precise aparecer tão cedo no salão de beleza para uma manutenção:

Corte a seco

Ainda que, em geral, os cabeleireiros costumem lavar os fios antes de fazer o corte e a estilização, para o estilo trapézio é recomendado um corte a seco, que é mais comum entre mulheres de cabelos cacheados e crespos que não querem arriscar perder comprimento demais molhando os fios.

Como o cabelo trapézio requer um corte mais detalhista, que seja reto, mas levemente enviesado, o ideal é que ele seja feito sem que seus fios sejam molhados.

Isso permite que você e o cabeleireiro vejam exatamente a quantidade de cabelo que está sendo cortado, evitando que o novo estilo se torne um pesadelo com o temido corte “cuíca”, acima da orelha.

Manutenção para manter a elegância

Diferentemente dos estilos longos, nos quais não dá para sentir muita diferença no comprimento após dois ou três meses do corte, os cabelos curtos requerem manutenção mais frequente para manterem a beleza e a elegância dos fios.

Para que o seu cabelo trapézio se mantenha sempre na altura certa, visite o seu cabeleireiro de três em três meses para aparar o comprimento que cresceu.

Investir em boas máscaras de hidratação, bem como produtos de qualidade para finalizar os fios, garante que a saúde dos cabelos será mantida e que o seu corte terá todo o destaque que você merece.

Quem pode?

NEW YORK, NY - MAY 02: Taylor Swift attends "Manus x Machina: Fashion In An Age Of Technology" Costume Institute Gala at (Photo by Rabbani and Solimene Photography/Getty Images)

Especialistas dizem que mulheres de rostos ovais ou triangulares são excelentes candidatas a ficarem incríveis ao investirem em um corte trapézio. Se o seu intuito é afinar o seu rosto e chamar a atenção para as características mais marcantes, o corte trapézio é uma excelente escolha.

Fios com textura lisa e ondulada são os que mais se dão bem com o cabelo trapézio. E não precisa ter medo de ficar sem graça: além de emoldurar o rosto, é possível estilizar o seu cabelo com pomadas, fixadores e até mesmo acessórios feitos especialmente para penteados curtos.

Para mulheres com cabelos de textura muito encaracolada ou crespa, o corte pode não ser a melhor pedida, uma vez que este tipo de fio pede um estilo de corte mais repicado, que controle o volume e valorize a beleza natural do cabelo, sem a necessidade de alisamentos.

Dicas de estilização

  • O “messyhair” é uma das tendências de estilo que mais tem acompanhado mulheres que não abrem mão dos fios curtos. Mantê-los arrumados na medida certa, sem precisar se preocupar se todos os fios estão certinhos no lugar, é o grande segredo.
  • E uma boa notícia para quem ama um look mais arrumado: também é possível adaptar o seu novo cabelo trapézio ao seu estilo mais conservador. Um topete discreto e grampos com detalhes são excelentes recursos para deixar o penteado com aquele “quê” a mais que muitas erroneamente acreditam que falta aos fios curtos.
  • Escová-lo para trás, com as pontas viradas para dentro, também é um penteado simples, que pode ser feito em casa, mas que impõe respeito e elegância e é bem fácil de ajeitar ao longo do dia se necessário.
  • Caso você queira ousar ainda mais, cortar uma franja mais rente, na linha das sobrancelhas, num estilo a la Taylor Swift, o cabelo trapézio aceita bem a adaptação, não exigindo um alisamento perfeito para ficar bonito, caso seus fios forem ondulados.
  • Para quem não abre mão da textura, o babyliss também é bem-vindo se você acabou de cortar seus fios no estilo trapézio. O uso de bobs, seguidos de uma escovação leve, para deixar as ondas mais discretas e menos marcadas é outra alternativa para conseguir fios elegantes.

Se interessou pelo corte de cabelo trapézio e quer mais dicas de como cuidar bem dos seus fios? Confira a nossa seção exclusiva sobre cuidados capilares e conquiste os fios dos sonhos num piscar de olhos.

Até a próxima!

Veja também:

/* ]]> */