Beleza Cabelos

Confira os 5 melhores cortes de cabelo para afinar o rosto

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Pode até parecer besteira, mas escolher o corte de cabelo ideal pode transformar o visual na frente do espelho. Alguns podem emagrecer, enquanto outros podem aparentar alguns quilinhos a mais que você nem mesmo tem! Por isso, acertar na escolha pode valorizar ainda mais as características do seu rosto ou, em alguns casos, até esconder aqueles pequenos defeitos que tanto incomodam.

Neste sentido, no nosso artigo de hoje, você vai conhecer quais são os melhores cortes de cabelo para afinar o rosto, ideais para aquelas mulheres insatisfeitas com um rosto arredondado ou “grande”, e até mesmo para aquelas que estão acima do peso, que podem não gostar muito dos excessos que evidenciam o formato e deixam o rosto mais cheio.

Veja também: Como emagrecer o rosto? Confira 10 dicas e exercícios infalíveis

Sendo assim, o primeiro segredinho que você precisa saber é que a estatura e o formato do rosto são pontos cruciais na escolha do corte de cabelo. Por isso, apostar em ótimas opções que ajudam a equilibrar o visual e disfarçar as linhas mais avantajadas causadoras do desconforto.

Arranjos volumosos com comprimento longo, repicados e assimétricos são uma boa pedida, mas desde que sejam levadas em conta as preferências e desejos de quem vai fazer a mudança no visual, adaptando-os ao estilo e personalidade que contribuam para a beleza e simetria facial.

Os truques que vamos mostrar a seguir combinam com cabelos longos, médios e curtos. Alguns deles são tão simples que levam apenas o tempo de uma passadinha no salão de beleza para renovar as madeixas. A ideia é valorizar os traços fortes para deixar o rosto mais magro e expressivo e, ainda, dar aquele toque de modernidade ao look.

Quer saber quais são os melhores cortes de cabelo para afinar o rosto? Então, fique de olho nas próximas dicas antes de encarar a tesoura!

Cabelos curtos, médios ou longos?

Como falamos anteriormente, a boa notícia é que os cortes de cabelo para afinar o rosto combinam tanto com fios longos quanto médios e curtinhos. As únicas exigências são para que sejam escolhidos os arranjos certos e, é claro, que combinem com o seu estilo e personalidade. Veja, a seguir, quais são as dicas para quem tem cada um deles:

Cabelos curtos

De acordo com vários hairstylists, o corte de bico é o mais recomendado para afinar o rosto de quem gosta de madeixas curtinhas. No entanto, se ele for feito muito na linha do queixo, pode acabar causando um efeito contrário e valorizando o formato arredondado.

Por isso, um dos cortes que estão mais em alta é o Long Bob, considerado perfeito para aparentar emagrecimento. Isso porque, devido ao formato das pontas, que são maiores na frente e com fios retos, além de alongar o rosto, o corte também pode disfarçar aquelas famosas bochechas mais salientes, sabe?!

Veja também: Cabelos curtos: Confira os melhores cortes e penteados

Cabelos médios

Já para quem tem cabelos médios e quer deixar o rosto com uma aparência mais magra, a dica é deixar o corte médio mais curtinho na parte de trás da cabeça e mais longo na frente. Arranjos com um leve repicado em camadas próximas às pontas também ajudam a alongar o rosto e deixá-lo mais “fino”.

Por outro lado, é preciso ficar atenta: cabelos na altura do ombro não devem ter cachos, se a ideia for afinar o rosto. Isso porque eles tendem a aumentar a amplitude lateral e alargar o rosto, deixando-o ainda mais arredondado.

Cabelos longos

A dica para as cabeludas de plantão é apostar nos cortes longos com camadas, especialmente aqueles que podem ser finalizados e modelados com ondas, pois deixam o rosto mais alongado. Isso porque, quando os fios são jogados para frente do ombro, costumam oferecer um efeito de rosto mais fino, principalmente se conseguirem cobrir parte da testa e do rosto em si.

Para quem não quer investir nas ondas e prefere madeixas super lisas, o truque é pentear os fios para frente e para dentro, além de usar uma franja lateral. Tudo isso poderá ajudar a afinar o rosto sem que você precise se desfazer do comprimento longo do seu cabelo!

Veja 5 cortes de cabelo ideais para afinar o rosto

Agora que você conferiu as dicas dos experts no assunto para investir em cortes de cabelo que afinam o rosto, nos mais diferentes comprimentos, chegou a hora de conhecer quais são os melhores cortes para apostar antes de encarar a tesoura! Vamos lá?

1 – Chanel assimétrico

Você deve estar pensando: “Mas o corte Chanel não deixa a aparência mais gordinha?”. Exato! Por isso, para quem não quer abrir mão desse estilo de corte, famoso no mundo todo e favorito das celebridades por seu tom despojado e moderno, ao mesmo tempo, o ideal é realizar um corte assimétrico (curto atrás e longo na frente), que ajuda em muito a afinar o rosto. Além disso, aliar o corte assimétrico a um penteado com o cabelo dividido ao meio, com partes iguais, certamente irá fazer com o que o rosto fique ainda mais alongado.

2 – Franja desfiada

Da mesma forma que o Chanel comum, pessoas com rosto redondo que usam franjas tradicionais ficam com uma aparência mais pesada e mais cheinha. Por isso, a dica é investir em cortes com franjas desfiadas, com uma maior quantidade de camadas, para dar a sensação de rosto mais afilado. Portanto, independente do corte que queira apostar, jamais deixe a franja reta.

3 – Franjão

Quem não conhece o famoso franjão? E, se você ainda não sabia, as franjas mais longas são ótimas aliadas de mulheres que têm o rosto redondo e desejam aparentar uns quilinhos a menos, mas sem abrir mão da franja.

Portanto, o franjão na altura da boca, mais comprido nas laterais e curto no meio, é uma excelente opção para dar uma impressão de rosto mais magro, ao contrário daquele na altura do queixo, que oferece o mesmo efeito ruim do Chanel comum, como falamos anteriormente.

4 – Repicados ou camadas

Os cortes de cabelo repicados ou em camadas são os mais recomendados por cabeleireiros para afinar o rosto. Isso porque, quando cortados ao longo do rosto, ajudam a equilibrar o peso do cabelo em relação ao formato do rosto redondo, dando mais leveza, criando volume em pontos estratégicos e texturas para suavizar a expressão, especialmente nas regiões do queixo e da bochecha, deixando o rosto mais alongado.

Por isso, eles são ideais para quem deseja aparentar um maxilar mais longo e de rosto mais magro, especialmente se você usá-los partidos ao meio. No entanto, o que mudam são as diferentes alturas das camadas, que podem valorizar mais alguns tipos capilares do que outros.

5 – Long Bob

O Long Bob é um dos cortes mais indicados para quem quer afinar o rosto. Isso porque detalhes mais longos, como pontas maiores na frente ou franjões, podem dar uma alongada no rosto de maneira muito eficiente e prática. Sendo assim, se você quer um corte moderno e que ajude a se livrar do rosto redondinho, e com um toque de modernidade, o Long Bob é uma boa pedida.

Gostou de saber quais são os melhores cortes de cabelo para afinar o rosto? Você já fez ou apostaria em algum deles? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando para a gente o que achou…

Até a próxima!

/* ]]> */