Decoração

Cozinhas Pequenas: Dicas de decoração

Decoração para cozinhas pequenas

No post “Decoração para apartamento pequeno: truques imperdíveis!” mostrei como é importante planejar a decoração, buscando soluções versáteis e criativas de móveis e acessórios.

E como quem tem apê pequeno normalmente tem uma cozinha também com pouco espaço, compartimentos secretos, mesas dobráveis ou bancadas multiuso deixam tudo mais prático na hora de preparar e servir alimentos.

Portanto, não se desespere! Com as dicas certas, você consegue criar um ambiente bacana, sem deixar nada para tropeçar ou impedir a passagem. Acomode-se na sua bela e confortável poltrona para saber como. Vem comigo!

Dicas de decoração para cozinhas aconchegantes

Adquira eletrodomésticos compactos

O que não falta hoje no mercado é opção de aparelho que cabe nos mínimos cantinhos. Ainda mais com a forte tendência de construção de novos apartamentos/cozinhas, cada vez menores, nos grandes centros urbanos.

Cozinha pequena eletrodomésticos

Mas uma coisa não muda nunca: verifique as medidas dos equipamentos antes de fechar a conta. Pode ser site dos fabricantes ou nas lojas físicas.

E não vale ficar com vergonha de andar para cima e para baixo com a velha e boa fita métrica para checar tudo, inclusive o espaço no apartamento, mesmo que você jure que o conhece perfeitamente. O “olhômetro” só não basta!

Fogão cooktop

É estiloso e uma excelente opção para cozinhas pequenas. Com um detalhe: você não terá forno. Se estiver bom assim, beleza! Faça negócio, e ganhará o espaço debaixo do fogão cooktop para guardar utensílios e alimentos.

Fogão cooktop

Mesa que abre e fecha

É aquela que levanta e recolhe, sabe? Uma dica valiosa, pois é um tipo de mesa que facilita demais a rotina de quem não tem espaço sobrando. Basta abrir (levantar) quando precisar fazer uma refeição. Uma peça essencial para quem mora em quitinete, por exemplo.

Mesa retrátil para cozinha

Duas pessoas morando em uma quitinete. Uma acorda para tomar café e faz um barulhão ao usar a sala. Se for uma mesa “levanta e recolhe” na cozinha, mesmo que esta seja muito pequena, não tem problema. Ponto para a boa convivência!

Pendurar panelas e frigideiras

Se até as cozinhas maiores ficam charmosas com utensílios pendurados nas paredes, o que dizer das pequeninas que, além de bonitas, têm sua área otimizada…

Sem contar o trabalho que dar ficar abrindo e fechando compartimentos e armários a todo instante porque é impossível transitar com algum deles aberto.

Panelas penduradas decoração

Outra dificuldade é acomodar panelas grandes em armários reduzidos. Não dá! Então, pendure as coisas que usa com mais frequência ou diariamente se for o caso. Aquelas que servem para preparar diversas refeições, por exemplo.

Sempre tem uma frigideira, panela, luva, pano de louça, entre outros itens, que cabe direitinho naquele canto ali da parede…

Cozinha americana

Uma opção bastante usada em lares menores é a cozinha americana, que serve para aproveitar o pouco espaço de maneira genial, eficiente e bonita. Criando o clima ideal para dividir alimentos e bons momentos com parentes e amigos.

Saiba mais: Cozinha americana: confira cuidados para funcionar bem

Cozinha Americana Pequena

E como refeição é algo sagrado, nada melhor do que ter um cantinho funcional e encantador, não importa se o espaço é limitado. É aí que entram em cena os móveis sob medida, levando em consideração que cada pessoa ocupa entre 70 cm a 100 cm de espaço em uma mesa, para citar um exemplo.

Então, depois de planejar e escolher a mesa, você pode dar o próximo passo: definir as cadeiras.

Uma regrinha básica é que mesas mais espaçosas (proporcionais ao apê pequeno, claro) permitem cadeiras com braços ou poltronas confortáveis; mesas menores, pedem cadeiras menores – sem braços e com o espaldar baixo, de preferência.

Ideia agora é o que não falta para decoração de cozinhas pequenas. Aproveite as dicas de hoje. E sucesso!

Até breve!

Comentar

/* ]]> */