Beleza Cabelos

Creme para escova: saiba o que é e para que serve

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O cabelo figura entre as partes do corpo com que mais nos preocupamos e que mais exigem cuidados. Por isso, não hesitamos em ter na penteadeira os melhores produtos disponíveis no mercado de cosméticos para dar a saúde e aparência que queremos que eles tenham, além de abusar dos procedimentos que facilitam a rotina de tratamento e modelagem dos fios no nosso dia a dia.

Neste sentido, muitas mulheres optam por escovar o cabelo pelo menos uma vez na semana para dar uma acelerada na rotina. Uma escovada básica e caprichada para modelar os fios é o suficiente para as nossas madeixas aguentarem o tranco e deixar a gente desfilar na rua com a mínima dignidade possível, apesar da correria com trabalho, estudos, academia e afazeres domésticos.

No entanto, nem todo mundo tem tempo ou um dinheirinho extra toda semana para gastar no salão de beleza, concorda? Com isso, acabamos nos “virando nos 30” para fazer uma escova em casa mesmo, com o secador e chapinha que compramos naquela última liquidação da nossa loja favorita.

E é aí que as coisas mudam um pouco! Além de praticar bastante para deixar o cabelo do mesmo jeito que você sai do salão de beleza, é preciso investir em produtos que ajudem a proteger os seus fios do calor agressivo do secador, chapinha ou babyliss, como é o caso do creme para escova.

Nunca ouviu falar? Além de ter ação termoativada e ajudar a proteger os fios do calor dos aparelhos em alta temperatura, o produto ainda promete protegê-lo do sol, eliminar o frizz e oferecer mais brilho e hidratação aos fios.

Quer saber mais sobre como ele funciona? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto!

O que é e para que serve o creme para escova?

O creme para escova é um produto novo no mercado de beleza que, além de facilitar a escovação e deixar as suas madeixas mais lisas, ainda ajuda a protegê-lo do calor dos aparelhos, graças à sua ação termoativada, que evita o ressecamento dos fios.

Ainda por conta do seu efeito termoativador e fórmula com proteção UV, o produto também é capaz de proteger as nossas madeixas das agressões dos raios solares, que podem deixá-las ressecadas e quebradiças a longo prazo, além de provocar o desbotamento da cor dos fios (natural ou artificial), problema que incomoda muitas vaidosas por aí.

Além disso, o creme para escova também é capaz de trazer outros benefícios para os cabelos, como potencializar os efeitos da hidratação, deixando as nossas madeixas sem frizz e com muito mais brilho e maciez, e facilitar o penteado e modelagem dos fios, mesmo que você não vá fazer a escovação.

Ou seja, se você higienizou e tratou bem o cabelo, mas não está muito a fim de fazer uma escova e alisá-lo, pode aplicar o produto mesmo assim, apenas para deixá-lo mais maleável para fazer outro penteado ou apenas para protegê-los da exposição solar ou evitar o frizz enquanto eles secam naturalmente.

A boa notícia é que o creme para escova pode ser aplicado em qualquer cabelo, independente da tonalidade ou textura. Então, não existem desculpas para você não deixar o produto na sua penteadeira toda vez que for escovar o cabelo ou, se for o seu caso, simplesmente para eliminar o frizz enquanto seca naturalmente ou protegê-lo do sol.

Benefícios

Confira, a seguir, quais são os principais benefícios do creme para escova nos seus cabelos:

  • Tem ação termoativada, que protege os fios do calor de secador, da chapinha e do babyliss.
  • Tem filtro UV, que ajuda a proteger os cabelos das agressões dos raios solares;
  • Recupera a fibra capilar ressecada por química, atuando com efeito regenerativo e hidratando profundamente os fios.
  • Potencializa a hidratação, deixando os cabelos mais macios e brilhosos;
  • Evita o frizz;
  • Possui fórmula enriquecida com óleo de argan, um ativo poderoso com alta concentração de vitamina E e ômega 6.

Leia também: Ômegas 3, 6 e 9: saiba a importância deles para a saúde

Como usar o creme para escova?

O modo de uso do creme para escova é bem simples e deve variar de acordo com o seu objetivo nos cuidados com os cabelos. Veja detalhadamente como ele deve ser aplicado a seguir:

Antes do secador, chapinha ou babyliss

Neste caso, o objetivo principal do produto será o de proteger as suas madeixas do calor dos aparelhos. Então, depois de lavar bem os cabelos como de costume, retire o excesso de água com uma toalha para deixá-los úmidos e aplique o creme para escova.

Faça a aplicação apenas no comprimento e nas pontas dos fios e nunca no couro cabeludo. Depois, é começar a secá-los com o secador, cuidando para que o aparelho fique a uma distância de, pelo menos, 10 a 15 centímetros da raiz.

Em seguida, finalize a modelagem com a chapinha e, se o seu caso, com o babyliss. Prontinho! Os seus cabelos estarão 100% protegidos e não ficarão ressecados ou quebradiços após a escovação.

Para evitar o efeito frizz

Se você já higienizou as suas madeixas e não está muito a fim de fazer a escovação, não tem problema! O creme para escova também pode ser utilizado apenas para evitar o frizz enquanto os seus fios secam naturalmente.

Para isso, basta tirar o excesso de água dos cabelos após a lavagem e aplicar o produto no comprimento e nas pontas (nunca na raiz, ok?). Com esse cuidado simples e rápido, você ficará livre dos fiozinhos arrepiados no alto da cabeça por um bom tempo.

Veja também: Como reduzir o frizz dos cabelos? Confira dicas infalíveis

Para proteger o cabelo do sol

Está pensando em sair de casa mesmo com aquele sol escaldante? Então, não deixe de aplicar o seu creme para escova. Com uma fórmula de proteção UV, o produto pode proteger os seus fios das agressões dos raios solares, que podem causar o ressecamento e desbotamento das suas madeixas.

Para evitar esse problema, basta aplicar o produto no comprimento e nas pontas dos fios, lavados e úmidos, e sair de casa protegida e com os fios mais brilhosos e com a cor mais viva do que nunca.

Para potencializar a hidratação

O creme para escova também pode ser usado depois da hidratação do cabelo e potencializar ainda mais os seus efeitos, deixando o cabelo macio e brilhoso por mais tempo. Neste caso, basta aplicar o produto, ainda nos cabelos úmidos, no comprimento e pontas e finalizar a modelagem como de costume.

Onde comprar e preço

O creme para pentear é um produto bem acessível, podendo ser comprado em qualquer loja de cosméticos, farmácias ou supermercados. Atualmente, a marca mais conhecida e popular é a Niely Gold, com preço médio de R$ 14,99.

/* ]]> */