Beleza Cabelos Infográficos

Cronograma Capilar: Saiba o que é e como funciona

Toda mulher sabe que os cabelos costumam passar pela ação de vários agentes externos no dia a dia que acabam afetando a aparência dos fios, uma vez que são capazes de eliminar alguns dos principais nutrientes presentes na fibra capilar e deixá-la opaca e sem vida.

Dentre esses fatores estão o uso de aparelhos com alta temperatura (como secador, chapinha e babyliss), procedimentos químicos, exposição solar, alterações na umidade, calor excessivo, contato com cloro (piscinas) e sal (água do mar), lavagens em água muito quente, além dos próprios produtos para os cuidados específicos, que tendem a danificar a estrutura capilar quando não são utilizados de maneira adequada.

O resultado disso são madeixas ressecadas, opacas e com muito frizz. Daí, você para na frente do espelho e se pergunta: e agora, o que fazer? Para manter a saúde dos cabelos sempre em dia, é preciso apostar na reposição desses nutrientes perdidos pelos fios para que eles voltem a ter vida novamente. E é aí que entra o queridinho da mulherada e o famoso Cronograma Capilar, que você vai aprender como fazer no nosso artigo de hoje.

O tratamento capilar surgiu como uma forma de ajudar o cabelo a recuperar a vivacidade, de acordo com o tipo e nível de danos que ele sofreu no decorrer da rotina. Portanto, ele serve para todos os tipos de fios e pode acelerar de forma surpreendente a devolução de massa capilar, vitaminas e minerais perdidos pelos fios.

Se você ainda não conhece o cronograma capilar e quer aprender como fazê-lo para dar mais vida aos seus cabelos, então continue lendo esse texto até o final e confira as nossas dicas! Vamos lá?

O que é o Cronograma Capilar?

mulher-lavando-o-cabelo

O Cronograma Capilar nada mais é do que um tratamento que funciona como um tipo de “agenda” para cuidar corretamente do cabelo no dia a dia, repondo os nutrientes que ele perdeu para que os fios fiquem sempre saudáveis e, é claro, bonitos, brilhosos e macios. A ideia é oferecer às madeixas os tratamentos que elas necessitam para repor a massa capilar, principalmente se o cabelo for muito danificado. Por isso, o cronograma capiar é dividido em três fases: hidratação, nutrição e reconstrução.

Cada uma das etapas têm uma função diferente. A hidratação consiste em hidratar os fios, ou seja, repor a água perdida e fazer com que ela fique retida dentro das cutículas. Essa fase é essencial, principalmente, para quem tem madeixas ressecadas.

A segunda etapa é a nutrição. Como o nome já diz, ela tem o intuito de repor os nutrientes perdidos pelos fios, em sua maioria os lipídios, ideais para deixar os cabelos mais macios e sedosos. Já a última etapa é a reconstrução, destinada a repor os aminoácidos e proteínas perdidos pelos cabelos, é a mais importante entre todas, uma vez que é essencial para deixar os fios mais fortes e resistentes a todos os fatores externos que citamos no início desse artigo. Além disso, massa capilar é composta quase que inteiramente por esses nutrientes e, portanto, eles nunca podem faltar quando se fala em cuidados com as madeixas.

Resumidamente, o Cronograma Capilar é um tratamento indicado para todos os tipos de cabelos, já que qualquer fio necessita dessas etapas para ficarem saudáveis, brilhosos e bonitos. No entanto, se os seus estiverem muito danificados, o tratamento não só é necessário como obrigatório na sua rotina de cuidados com a beleza.

Como está a porosidade do seu fio?

Antes de começar o Cronograma Capilar, é preciso entender as necessidades reais dos seus cabelos para repor os nutrientes que ele precisa, de acordo com o estado atual dele. Ao fazer a sua observação, você poderá saber se ele está precisando mais de hidratação, por estar bastante ressecado pelo uso de tinturas e escova progressiva, por exemplo, de nutrição ou reconstrução.

Para te ajudar, nós vamos ensinar como fazer o chamado Teste de Porosidade Capilar. O método avalia o quanto o seu cabelo consegue absorver a água e as substâncias dos produtos que você usa. Veja como é fácil!

Você só vai precisar de um copo com água e um fio do seu cabelo para aprender a identificar como ele está naquele momento. Fique tranquila! Não precisa arrancar um fio da cabeça. Neste caso, faça uma escovação normal dos fios e pegue apenas um dos que caírem.

O ideal é que você também esteja com os cabelos limpos quando for fazer esse teste. Jogue o fio dentro do copo com água e observe o seguinte:

  • Se ele boiou, o seu fio tem baixa porosidade. Neste caso, as cutículas estão bem fechadas e, por isso, não conseguem absorver a água e os nutrientes dos produtos. Por isso, o mais indicado é aumentar os dias de hidratação no seu Cronograma Capilar.
  • Se ele não afundou e não boiou, o seu fio tem média porosidade ou porosidade normal. Isso quer dizer ele consegue absorver normalmente a água e quaisquer nutrientes presentes nos produtos. Sendo assim, basta manter a nutrição dos cabelos aumentando os dias dessa etapa no Cronograma Capilar.
  • Se ele afundou, o seu fio tem alta porosidade, o que quer dizer que ele está bastante danificado e poroso. Ou seja, as cutículas estão bem abertas e suscetíveis aos danos do dia a dia. Neste caso, é preciso aumentar os dias de reconstrução no seu Cronograma Capilar para reconstruir a fibra capilar.

Teste de porosidade capilar

Como escolher os produtos certos?

produtos-para-cronograma-capilar

Depois de saber como está o seu cabelo (porosidade) e de que etapas ele mais precisa no Cronograma Capilar, você pode montar o seu de acordo com as necessidades reais dos seus fios, como vamos ensinar no decorrer desse artigo. Porém, você precisará comprar os produtos certos para começar a fazer o seu tratamento. Veja as dicas a seguir:

Produtos para a hidratação

Nesta fase, você vai precisar de produtos à base de glicerina vegetal, glicerina (glicol, glycerin, gliceryD), bepantol, proteína elastina e colágeno (hydrolized collagen protein), extratos botânicos, panthenol, aloe vera, vitaminas, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, sacarose, proteína de aveia, proteína de arroz, proteína da seda, proteína hidrolisada da soja, proteína hidrolisada do milho, mel, chocolate, entre outras.

Produtos para a nutrição

Para esta etapa, você vai precisar de produtos que contenham em sua composição ceramidas, manteiga de karité (shea butter), manteiga de cacau (theobroma cação butter), manteiga de murumuru (astrocaryum murumuru seed butter), manteiga de cupuaçu (cocoa butter), manteiga de abacate (avocato butter), manteiga de macadâmia, manteiga de tutano (marrow butter), óleo de argan, óleo de tutano, óleo de abacate, óleo de oliva, óleo de coco.

Produtos para a reconstrução

Nesta fase reconstrutora, os produtos ideais são aqueles à base de queratina, arginina, colágeno, cisteína, creatina, proteínas e aminoácidos de trigo, entre outros.

Como fazer o Cronograma Capilar?

como-fazer-cronograma-capilar

Depois de verificar quais as etapas do Cronograma Capilar que o seu cabelo mais precisa e quais os produtos vai precisar para começar o tratamento, é hora de aprender como fazê-lo na prática.

Como dissemos no decorrer desse texto, como o estado de cada cabelo varia de mulher para mulher, você pode montar o seu tratamento de acordo com as necessidades individuais do seu fio, após fazer o teste de porosidade que ensinamos anteriormente.

No entanto, mesmo que o seu Cronograma Capilar tenha mais dias de hidratação, nutrição ou reconstrução, existem algumas regras que devem seguidas em quaisquer casos, sem distinção de cabelo:

  • Você deve lavar o seu cabelo 3 vezes por semana durante 1 mês. Se quiser mudar alguma das etapas, pode fazer isso tranquilamente, bastando apenas trocar os produtos.
  • O intervalo entre uma lavagem e outra deve ser de 48 horas. Se não for assim, pode acontecer o efeito “rebote” e danificar os cabelos, causar oleosidade excessiva, quebra e até mesmo descamação, entre outros problemas.
  • Em cada lavagem, deve ser feito um processo diferente, variando entre hidratação, nutrição e reconstrução.

Agora, veja como é o Cronograma Capilar ideal para cada tipo de cabelo, seja ele muito danificado, pouco danificado ou saudável. Como você já sabe, pode alterar de acordo com que o seu cabelo pede no momento. Então, fique à vontade para alterar os dias nos exemplos que vamos te ensinar a seguir, ok?

Cronograma capilar

 

/* ]]> */