Moda

Croquis de Moda: passo a passo do manequim

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Croquis é uma palavra de origem francesa. Em bom português, significa esboço ou rascunho. Pode ser um desenho de moda ou um esboço qualquer. O fato é que não requer muita precisão, refinamento, em relação aos desenhos finalizados.

O croqui de moda nada mais é do que um desenho de um manequim, que recebe os elementos que a criatividade do design determina. Das cores do tecido às pregas, botões, bordados, rendas, transparências, estampas e muito mais.

Veja como fazer o modelo:

1º Passo – Escolha dos materiais

maxresdefault (6)

O ideal é ter um lápis de ponta dura, de preferência os do tipo H, para obter um traçado leve, fácil de apagar, que não marque o papel. Assim, a etapa de pintar o croqui ficará mais tranquila.

Se não for possível o lápis H, use o número 2, e tente fazer um traçado o mais leve que conseguir.

Quanto ao papel, os mais grossos proporcionam um jeitão mais profissional. Ah! E use borracha de boa qualidade também, para caprichar no resultado final.

Já deu para perceber que usar caneta para criar croquis de moda não é uma boa ideia, certo? Mas você precisará de canetinhas coloridas ou tinta para finalizar suas produções.

2º Passo – Defina a pose do modelo

453bb3900f1fd9d6575aeb33e4941cde

Pode ser andando, sentado, com o corpo inclinado, enfim, de várias formas. O importante é que a postura destaque o que será criado. Em geral, iniciantes devem optar pela pose tradicional, ou seja, desfilando na passarela.

Capriche nas proporções das feições e nos traços, para que o croqui tenha um ar profissional.

Se for preciso, desenhe quantos croquis forem necessários até chegar ao melhor desenho. Não existe um número determinado para isso. Alguns ilustradores chegam a praticar em centenas de esboços para aperfeiçoar a capacidade de criar diversas poses.

3º Passo – Aproveite métodos alternativos

 

Caso sinta mais dificuldade no começo dos desenhos à mão, existem outros caminhos que podem ser tomados. Por exemplo: copiar o contorno de um modelo de revista colocando o papel em cima da ilustração e cobrindo.

Outra dica é baixar na internet croquis prontos, de vários tipos e tamanhos, da criança ao homem alto.

Mas tem um detalhe importante: insistindo no desenho à mão, você pode controlar as proporções como desejar. É só uma questão de tempo, treino e paciência.

4º Passo – É hora de fazer o croqui

728px-Draw-Fashion-Sketches-Step-4

Comece pela linha central, que servirá como centro de gravidade do modelo ou da modelo. Faça o esboço do topo da cabeça à ponta dos pés, sem esquecer da coluna.

A linha de centro precisa ser vertical e reta, ainda que sua proposta seja a de um manequim inclinado.

Eu explico. Se o desejo é de jogar o quadril um pouco para a esquerda, trace uma linha reta no meio da página.

Em seguida, crie a cabeça no formato oval. E está feita a base do seu croqui, o ponto de partida para o desenho proporcional.

Uma dica: não se preocupe em retratar a anatomia humana com perfeição. Afinal, seu objetivo é desenhar croquis de moda, as suas criações. Deixe o realismo para outros projetos e mantenha o foco nas roupas.

Comece a próxima etapa pela região pélvica, riscando um quadrado sobre o meio da linha de centro. Quanto menor o quadrado, mais magra a modelo será.

Em seguida, desenhe tronco e ombros, com base no quadrado anterior, criando duas linhas de baixo para cima. Elas precisam ficar curvadas para dentro da altura da cintura e seguir até a altura dos ombros. E ainda: ombros devem ter largura igual à dos quadris.

5º Passo – Pescoço, cabeça e pernas

O pescoço tem que ter um terço do comprimento da linha dos ombros e metade da linha da cabeça. Lembrando que ela precisa ser proporcional ao corpo. Quanto maior for a cabeça, mais jovem a modelo parecerá.

Nesta etapa, você pode apagar o desenho oval feito lá no comecinho do croqui.

As pernas precisam de comprimento correspondente a quatro cabeças. Desenhe as coxas, saindo do quadrado pélvico e indo até os joelhos; e as panturrilhas, dos joelhos até o início dos tornozelos.

Finalize o corpo com os pés e mãos. A dica para os pés é que eles devem ser finos, lembrando triângulos alongados e com o mesmo comprimento da cabeça.

Aí, é só dar asas à imaginação com figurinos incríveis. Sucesso!
Até a próxima…

(Fonte de pesquisa: Wikihow)

Veja também:

Comentar

/* ]]> */